quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A LUTA CONTRA O CANCER: LULA APARECE COM BARBA E CABELO RASPADOS


 O ex-presidente Lula divulgou, nesta quarta-feira, as primeiras fotos onde aparece com os cabelos e a barba raspados, como consequência do tratamento contra um câncer de laringe.

Na imagem, a mulher de Lula, Marisa Letícia, aparece fazendo a barba do ex-presidente.
Divulgação
Marisa Letícia raspa a barba e o cabelo do ex-presidente Lula | Foto: Divulgação
 As fotos foram divulgadas através do site do instituto do ex-presidente. Dois dias após completar 66 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva descobriu que está com câncer na laringe. O tumor maligno, de tamanho entre 2 e 3 centímetros, será tratado com quimioterapia e radioterapia, a partir de amanhã. Ontem, ele usou máscara de oxigênio.
Divulgação
Lula aparece sorridente, já sem barba e cabelo, 
ao lado da mulher, Marisa Letícia | Foto: Divulgação
Lula não se abalou com a doença, segundo médicos e amigos que o visitaram no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente recebeu o diagnóstico. “Vamos em frente”, disse ao assessor do Ministério da Defesa, o petista José Genoino.

Lula começou a sentir dores na garganta e rouquidão há mais de 40 dias, mas a agenda lotada de compromissos impediu de fazer exames mais aprofundados. Quinta-feira, quando comemorou aniversário no Instituto Cidadania, que mantém em São Paulo, a dor se agravou e seu médico, Roberto Kalil, aconselhou-o a fazer exames.

A confirmação do diagnóstico foi dada no último dia 29 pelo próprio hospital. Segundo os médicos que tratam do ex-presidente, o câncer está em estágio inicial e tem grandes chances de cura.

Segundo a equipe médica responsável pelo tratamento do ex-presidente, o tumor encontrado na laringe de Lula tem “nível de agressividade médio”, com boa chance de cura. O tratamento, porém, poderá levá-lo a ter ligeira perda de voz.

Lula recebeu medicamentos por meio de catéter inserido do lado direto do peito. Em casa, teve afixada na cintura bolsa contendo o medicamento, que foi injetado por cinco dias. Ele fará ao menos três sessões de quimioterapia — uma a cada 21 dias — até o fim do ano. A partir de janeiro, será submetido à radioterapia. A previsão é que seja liberado em fevereiro para uma vida quase normal. O primeiro exame de reavaliação será em 40 dias.

Uma cirurgia foi inicialmente descartada para evitar sequelas, já que o tumor de cerca de 3cm está próximo das cordas vocais. Pequenas alterações na voz são consideradas normais. O tratamento também o fará perder cabelos e barba. Ao ser informado sobre a mudança no visual, Lula reagiu “normalmente”, segundo os médicos, dizendo: “Tá bom”.

“Além de oferecer as mesmas possibilidades de cura, (a quimio e a radioterapia) têm possibilidade enorme de preservar a laringe em sua integridade”, explicou o oncologista Luiz Paulo Kowalski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário