sexta-feira, 18 de novembro de 2011

QUISSAMÃ: COMEMORA DIA DA MÚSICA EM GRANDE ESTÍLO


Sit02
Considerada no espaço das artes como linguagem universal, a Música (que tem seu dia comemorado em 22 de novembro) receberá uma homenagem especial em Quissamã. A Cia de Canto e Coro do Centro Cultural Sobradinho, formada por 36 integrantes, dará uma apresentação na data. A atividade será realizada no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, a partir das 16h. Com o tema Amor, o evento terá um repertório eclético, com várias abordagens para trabalhar esta temática, a partir de músicas de grandes nomes da Música Popular Brasileira – a MPB.

O professor da Cia de Canto e Coro Márcio Menezes explica que a apresentação terá aproximadamente uma hora de duração e que o público terá a oportunidade de ouvir vários sucessos de cantores como Chico Buarque de Holanda, Nando Reis, Roberto Carlos, Tom Jobim, entre outros artistas nacionais consagrados. “Dentro desta linguagem musical, trabalharemos outras linguagens para representar várias mensagens sobre o tema amor”, explicou Márcio.

O professor destaca que quando alguém toca, tende a cantar melhor, uma vez que a música mexe com todos os sentidos, deixando mais suave o clima em todos os lugares. “Vamos expressar todas as formas de amor, como por exemplo, a importância do amor pelo meio ambiente, entre outros assuntos. Temos o som constantemente em nosso dia a dia, e cabe a nós transformá-lo em música”, concluiu.

A palavra música vem do grego “mousikê”, que significa a arte das musas. Por isto, esta arte incluía também originalmente a poesia e a dança. Em 22 de novembro, comemoramos o Dia da Música, a mesma data de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A tradição é de que Santa Cecília cantava com tanta doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. Com a música, podemos transmitir nossos sentimentos através das palavras e dos instrumentos.

No repertório do Dia da Música em Quissamã, sucessos como “Negro Gato”, de Roberto e Erasmo Carlos; “Samba de uma nota só”, de Tom Jobim; “Pra você guardei o meu amor”, de Nando Reis; “Pela luz dos olhos teus”, de Tom Jobim; “Ciranda da bailarina”, de Chico Buarque; “Certas coisas”, de Lulu Santos; “Aos meus heróis”, de Julinho Marací e Gutemberg; “Sons de alegria” (canção natalina); “Mama África”, de Chico César; “O amor que pode tudo mudar”, de Rodes Singer; e “Grandes músicas”, de autoria do próprio professor Márcio Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário