quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REORDENAMENTO TERRITORIAL DEFINE MAIS 20 NOVOS BAIRROS ANA CAPITAL DO PETROLEO


Anteprojeto foi apresentado para a Câmara de Vereadores

O anteprojeto de lei do Reordenamento Territorial de Macaé apresentado nesta quarta-feira (16) na Câmara de Vereadores, amplia de 22 para 42 o número de bairros na cidade. Dentro do projeto do reordenamento, os distritos rurais serão transformados em setores administrativos.

O documento foi apresentado aos vereadores pela Câmara Permanente de Gestão (CPG) pelo seu coordenador, Romulo Campos, e por Rony Vieira de Andrade, gerente do IBGE em Macaé.
O reordenamento foi realizado pelo grupo do Macaé Cidadão, sob a coordenação de Miriam Reid, coordenadora do Plano Diretor. Os vereadores deverão apreciar a matéria até o final desta legislatura, segundo previsão formulada pelo presidente da Casa, Paulo Antunes.

Romulo Campos e Rony Vieira defendem o reordenamento detalhando que o mesmo irá melhorar a vida do macaense a começar com a criação de CEP para as ruas existentes. Milhares delas não têm essa numeração e os moradores ficam sem receber correspondências ou encomendas devido a essa identificação.

Detalhou-se que o reordenamento tem por objetivo “repensar” dos subdistritos e bairros existentes, já que Macaé cresceu de 2000 a 2010 – segundo dados oficiais do IBGE – na ordem de 56% no numero de sua população, enquanto o próprio estado do Rio de Janeiro teve um crescimento na ordem de 11%.
 
Atualmente Macaé conta com 22 bairros. Pela proposta passa contar com mais vinte, sendo que na região serrana buscando-se o desenvolvimento sócio econômico, os distritos passam a ser setores administrativos próprios. A primeira mudança é no setor I, onde há os bairros da Glória, Granja dos Cavaleiros, Imboassica, Lagoa e Vale Encantado.

O setor ganha novas denominações como Cancela Preta, Jardim Vitória, Mirante da Lagoa, Novo Cavaleiros e São Marcos. Um exemplo dado foi da Vivendas da Lagoa. A área continuará como sendo localidade e está dentro do perímetro do bairro Imboassica.

No setor 2, além do Miramar, Praia Campista, Riviera Fluminense, Visconde de Araújo cria-se também o bairro Costa do Sol, Sol Y Mar, Campo d’ Oeste, Novo Horizonte. No SA3 além de Aroeira, Botafogo, Virgem Santa acrescenta-se o Horto, Malvinas e Jardim Santo Antônio. Vale lembrar que Malvinas era uma localidade e hoje se transformou em bairro.

No SA 4, Além de Cajueiros, Centro e Imbetiba surge o Alto dos Cajueiros e o Centro sofre uma pequena demarcação territorial, mas sem mudar seu perímetro total. Para o Setor 5 composto apenas dos bairros Ajuda e Barra de Macaé passa a contar agora com a Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Fronteira, Nova Esperança, Nova Holanda e Parque União.

No setor 6, além de Cabiúnas, Lagomar, Parque Aeroporto, São José do Barreto cria-se o Engenheiro da Praia e Parque Atlântico. O setor 7 será apenas o Sana, englobando inclusive a Cabeceira do Sana. O Setor 8 antes destinado ao Frade e Glicério será apenas de Glicério, ficando o Frade com a denominação de setor 10. O de número 9 será mantido em Córrego do Ouro. O setor 11 será de Cachoeiros de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário