sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ROYALTIES TORNAM RIO DAS OSTRAS MELHOR CIDADE DO INTERIOR EM QUALIDADE DE VIDA




Modelo das novas escolas que estão
sendo construídas com ajuda dos royalties
Foto: Mauricio Rocha
Advogada e dona de loja na cidade,
Mônica diz que investimentos públicos
são visíveis em Rio das Ostras
Foto: Jorge Ronald
Royalties são investidos em obras
de urbanização e infraestrutura
Nos últimos anos, Rio das Ostras tem se consolidado como exemplo na aplicação de receitas, mesmo diante do desafio da grande crescimento populacional da cidade. Esta semana, o município ganhou destaque por seu desempenho no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM, que aponta Rio das Ostras como o melhor município do interior do Estado em qualidade de vida, considerando desenvolvimento em emprego e renda, educação e saúde.

Os recursos de royalties contribuíram para esse êxito, como mostram outros reconhecimentos que a cidade recebeu nos últimos anos. Os índices e premiações oferecidos por entidades de referência nacional reconhecem as melhorias em várias áreas.

“A exploração do petróleo na região nos trouxe o desafio de atender a uma população que aumenta a cada dia e, de outro lado, viabilizou a implantação de projetos e serviços que hoje servem de modelo para o Brasil. Por isso, não é justo que a população de Rio das Ostras perca essa receita e veja ameaçados todos esses avanços”, disse o prefeito Carlos Augusto, referindo-se ao risco da redivisão nacional dos royalties, que trará perdas de R$ 300 milhões à cidade.

Mônica Maciel concilia a carreira jurídica com a de comerciante na cidade. Para ela, os investimentos da Prefeitura, com ajuda dos royalties, são evidentes. “Os eventos realizados pelo Poder Público são importantes para movimentar o comércio, que só era aquecido na alta temporada. Agora, temos procura o todo tempo”. Ela avalia que a Prefeitura tem feito bastante também pela Educação. “Percebo que a qualidade do ensino é uma prioridade do governo”, declara.

PRÊMIOS - Na educação, a cidade passou do 24º, em 2005, para o 3º lugar no Índice de Educação Básica no Estado – Ideb e também registrou ótimo desempenho no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, ficando acima das médias do Estado e do Brasil. Com ajuda dos royalties, a Prefeitura mantém 42 unidades escolares e 22 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio. E mais três novas escolas estão sendo construídas para atender à demanda crescente.

A correta utilização dos royalties também rendeu ao prefeito Carlos Augusto o prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. Reconhecendo o trabalho da Administração Municipal, a Confederação Nacional dos Municípios concedeu a cidade o Premio de Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão, em 2007.

Na Saúde, a Administração equipou o Hospital Municipal com aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento, e ainda criou um Centro de Terapia Intensiva - CTI. Também foi criada uma Unidade de Dor Torácica – UDT, a única do Interior do Rio, para atendimento a pacientes sob risco de infarto.

Morador da cidade há cinco anos, Eduardo Thuller nota o crescimento na infraestrutura e na prestação dos serviços públicos em Rio das Ostras. “Vim morar com meu irmão para fazer faculdade. Neste período, vi a transformação que a cidade teve. Uma das coisas que mais me surpreendeu foram os investimentos na educação e na saúde. Sempre que precisei do posto de saúde recebi bom atendimento. A cidade está de parabéns”, declarou.

ÍNDICE FIRJAN – As análises da Firjan mostram que Rio das Ostras segue um crescimento contínuo. Atualmente, a cidade está entre as três melhores do Estado, atrás apenas do Capital e de Niterói. Segundo a Federação, o município conquistou alto índice de desenvolvimento. Na área de emprego e renda, por exemplo, passou do índice de 0,5181 para 0,8446, um aumento de 63% nos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário