quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PAULO ANTUNES É CONTRA A DERRUBADA DAS AMENDOEIRAS NA  DE IMBETIBA

Paulo Antunes nada tem contra o projeto de revitalização da Praia de Imbetiba, mas afirma que lutará pela não derrubadas das Amendoeiras. (foto/arquivo/Gazeta do |Litoral)

A bonita e inspiradora Praia de Imbetiba nos anos 50. (foto/acervo Manoel Olive)
As autoridades municipais prometem realizar um mega projeto por uma melhor qualidade de vida  do Bairro Imbetiba.(foto/Kaká Manhães)

Com intenção de mantrer viva a história de Macaé, o  presidente do Legislativo de Macaé , vereador Paulo Antunes se manisfestou nesta terça feira (24), contrário a derrubada das antigas Amendoeiras existente ao longo da Praia de Imbetiba. O parlamentar macaense, lamentou não poder estar presente na manifestação realizada sábado que passou por um grupo de antigos moradores do bairro Imbetiba e também de pessoas da sociedade. Paulo Antunes que também é filho de família tradicional de Macaé, anunciou que já enviou correspondência para a chefe do Executivo de Macaé, Marilena Garcia, postulando a possibilidade em alterar o projeto de revitalização da praia de Imbetiba, cujo objetivo maior é a preservação das quase centenárias Amendoeiras.

O projeto prevê a derrubada de 38 (trinta e oito) árvores entre amendoeiras, oitizeiros e outras. No último sábado (21), populares fizeram uma manifestação no local a fim de sensibilizar o poder público. “Não somos contra a reforma da orla. Somos contra a derrubada das árvores. Queremos que o projeto aproveite as árvores existentes”, disseram os manifestantes.

  No projeto de revitalização da orla da Imbetiba, o município investe R$ 17.633.458,31. Segundo a prefeitura, o objetivo é resgatar a importância histórica do bairro, melhorando a qualidade de vida dos moradores. O projeto inclui o rebaixamento da muralha que vai ampliar a visão do mar e do Arquipélago de Santana e a revitalização da Praça, que terá duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas.

Além disso, estão previstas as instalações de novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e uma academia para idosos. Outra ação será a construção de passarela vai ligar um píer ao outro com instalação de iluminação. Na areia da praia, uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções.

Uma nova manifestação está prevista para o próximo dia 28, com concentração às 8h30, em frente à rua Dr. Luiz Belegard, na Praia da Imbetiba. Além da mobilização denominada “Caminhada pela vida”, ao longo da Av. Elias Agostinho, a sociedade civil organizada está preparando um abaixo-assinado como forma de protesto de indignação.

O secretário de Meio Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, encontrou na manhã desta terça-feira (24) com lideranças do bairro Imbetiba e com os representantes da empresa Delta, que ganhou a licitação da obra de revitalização da orla. O encontro teve como objetivo conversar sobre a manifestação contra o corte de árvores e também sobre uma avaliação do que deve ser feito para que todos saiam satisfeitos com a reforma da orla da Imbetiba. Na oportunidade, Maxwell Vaz ressaltou que já avisou à empresa para que as árvores não sejam cortadas enquanto não se chegar a um consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário