domingo, 14 de setembro de 2014

Mercado Municipal completa 93 anos nesta segunda-feira

O histórico prédio foi inaugurado em 15 de setembro de 1921 (Foto: Divulgação)
O prédio histórico do mercado municipal completa 93 anos nesta segunda-feira (15). Para celebrar a data, a Prefeitura de Campos, através das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos) elaboraram programação especial com início às 10h na galeria central do prédio. A data coincide com o ano de início das obras de restauração do prédio, inaugurado em 15 de setembro de 1921. Atualmente, o Mercado Municipal se prepara para uma ampla reforma no seu prédio histórico, trabalho que foi iniciado na área do shopping Michael Haddad) e que vai se estender pelas demais dependências nos próximos meses.

A reforma do histórico prédio do Mercado Municipal faz parte das obras do macro projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, e vai contemplar a tradicional clientela e os próprios feirantes e permissionários que utilizam os boxes na área interna do prédio, com venda de produtos populares. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e também presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o projeto prevê obras complexas e delicadas para  recuperação da estrutura e também garantir a preservação de detalhes arquitetônicos da época, como o antigo relógio e os braços de sustentação em ferro fundido.

O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, que administra a feira livre do Mercado Municipal, destaca que “a reforma será em boa hora, tendo em vista não só a importância do patrimônio histórico, mas também porque o local ficará mais agradável para um grande universo de pessoas que tradicionalmente vão ao mercado para comprar hortaliças e carnes, o tradicional chuvisco, pastel, cachaça, canjica, melado, goiabada, artigos religiosos e outros produtos religiosos e de fitoterápicos”, observa o secretário.

O secretário de Obras, Urbanismo, e Infraestrutura, Edilson Peixoto explica que além dos reparos necessários na alvenaria, também serão feitas intervenções específicas. “Serão feitos também reparos nas redes de esgoto, elétrica e hidráulica; no piso, vigas e na estrutura que suporta o telhado, além da substituição das telhas desgastadas pela ação do tempo. A fachada arquitetônica ficará o mais próximo possível do projeto original do prédio, inaugurado na década de 20”, informou Edilson. 

O secretário destaca que o histórico prédio tem como base a arquitetura francesa, com inspiração no Mercado de Nice. O então prefeito Luiz Sobral se encantou com o prédio do mercado europeu numa viagem à França, e decidiu que Campos merecia um igual. Para isso, assim que retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo, que foi à França e trouxe o modelo da planta.
Por: Jualmir Delfino - Foto: Divulgação -  14/09/2014 12:04:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário