sábado, 25 de outubro de 2014

Assistência Social aldeense prepara programação especial pelo Outubro Rosa
0
Por Raíra Morena em 06/10/2014
Em adesão ao movimento mundial Outubro Rosa, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, preparou uma programação especial voltada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações serão realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde e vão percorrer todos os CRAS do município com palestras, oficinas temáticas, requisição de exames clínicos, sorteio de brindes e apresentações culturais. A primeira unidade a receber a mobilização será o CRAS do Alecrim, na próxima quinta-feira (09), das 9h às 16h. A sensibilização sobre o câncer de mama também será feita através de decoração e iluminação especiais de monumentos e espaços públicos.
Imagem da Notícia
A diretora de Direitos Humanos, Alba Guimarães, falou sobre a programação. “Durante todo o mês de outubro vamos realizar, em parceria com as unidades de saúde, atividades educativas de prevenção, sensibilização e conscientização sobre o câncer de mama. As orientações e atendimentos serão prestados por técnicos dos CRAS e profissionais de saúde das áreas de abrangência de cada unidade. A programação vai contar com palestras e marcação de exames clínicos, como coleta de preventivo, avaliação clínica das mamas e prescrição de mamografia de rastreamento (50 a 69 anos)”, disse.
Imagem da Notícia
Segundo a diretora, a Casa de Saúde da Mulher (PAISMCA) vai dar suporte para as equipes com distribuição de materiais, e será a referência para os casos cujos exames clínicos detectarem alteração. Para as ações, os CRAS receberão decoração especial na cor rosa alusiva ao movimento. Durante o evento, serão oferecidas palestras sobre câncer de mama e câncer do colo de útero, requisição de preventivo e mamografia, cadastramento no CADÚnico, recadastramento do Cartão SUS, entre outras atividades.
Imagem da Notícia
Além das ações de difusão de informação e orientações à população, em São Pedro da Aldeia o Teatro Municipal Doutor Átila Soares da Costa, a Casa dos Azulejos, a Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a Igreja Matriz e os moinhos na entrada da cidade serão iluminados em tons de rosa. A grande culminância das ações pelo Outubro Rosa está marcada para o dia 28 de outubro na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, quando será realizada a Caminhada e o Fórum de Esclarecimento sobre o câncer de mama.
Imagem da Notícia

 Imagem da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário