sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dia Nacional do Dentista e da Saúde Bucal neste sábado

O Dia Nacional do Dentista e da Saúde Bucal será comemorado neste sábado, 25 de outubro. O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, lembra que o atendimento odontológico emergencial acontece em 11 unidades da rede de urgência e emergência espalhadas pela cidade. 

- As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Farol de São Tomé, Baixa Grande, Tocos, Sapucaia, Morro do Coco; as Unidades Pré-Hospilares São José, Ururaí, Travessão e de Santo Eduardo, além dos Postos de Urgência (PU) Central e de Guarus, garantem os serviços na rede 24 horas – afirmou o vice-prefeito.


O gerente do Departamento Odontológico, Ivan Machado, explica que estas unidades atendem casos que requerem atenção imediata. “Entre os atendimentos estão os voltados para dor de dente aguda, abscessos orais e traumas bucais”, disse.

Para receber atendimento de primeira vez, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Depois de iniciado o atendimento, os retornos são marcados pelo dentista até a conclusão do tratamento. As UBS fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza, tratamento básico das gengivas e restaurações dentárias.

- Quando o paciente necessita de tratamento mais especializado, como canal, cirurgia e tratamento avançado das gengivas, ele é encaminhado para a sede da Secretaria de Saúde, onde também fazemos prevenção de câncer bucal. Nossos serviços de especialidades são um referencial para toda região – destacou o gerente.

A Gerência dispõe de cerca de 500 dentistas espalhados pela rede e a Prefeitura de Campos convocou mais 67 profissionais da odontologia, aprovados no concurso público de 2012, entre radiologistas, dentistas protesistas, periodontistas, dentistas especialistas no atendimento a pacientes com necessidades especiais, bucomaxilo facial, odontopediatras, endodentista, ortodentista e dentistas clínicos gerais. A Estratégia Saúde da Família (ESF) também dispõe de dentistas e auxiliares de saúde bucal.
 

Por: Kamilla Uhl - Foto: -  24/10/2014 19:18:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário