quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Representantes de outros municípios participam do Fórum de Orientação Educacional de Macaé

22/10/2014 18h11 - Jornalista: Joice Trindade
Foto de pessoas sentadas no auditório do Instituto Federal Fluminense durante o Fórum de Orientação Educacional de Macaé
Foto: Juranir Badaró
O evento foi realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF)
O II Fórum de Orientação Educacional de Macaé, com o tema "Orientação em Foco", foi realizado no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). Estiveram presentes profissionais da rede municipal e de cidades como Saquarema, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio e Araruama. A programação contou com cerca de 60 orientadores educacionais que atuam no ensino municipal. De acordo com a coordenação de Orientação Educacional de Macaé, um dos objetivos é fortalecer parcerias com outros setores, escolas municipais e secretarias com a proposta de reforçar e mediar a relação com o aluno na rede pública.


- O orientador educacional promove a integração na escola e abre espaço para as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, visando a realização de atividades significativas dentro da unidade municipal -, afirmou a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro.

Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que o profissional é um elo entre a escola e família, buscando sempre um bom ajustamento do estudante para alcançar o desenvolvimento de suas competências. “O orientador educacional contribui com os professores a compreender os comportamentos das crianças e cuida das relações com a comunidade”, disse.

De acordo com as coordenadoras de Orientação Educacional no município, Rosinéa Chaves e Juliana da Silva, a atividade foi importante para a troca de experiências entre os profissionais. Para isso, foram convidadas as orientadoras educacionais da rede municipal Sônia Regina Cardoso e Eronei Leite, que ministraram a palestra “História da Orientação Educacional”. Também houve palestra da escritora e fundadora da Associação Fluminense de Orientação Educacional, Helena Cadórin.

Outra participante foi a escritora e orientadora educacional Jaqueline Gervasoni, que abordou “A orientação educacional no Ensino Fundamental e a Afetividade". A palestra da representante da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, Adriana Feliciano, enfatizou a parceria com a orientação educacional.

A palestra “A importância da Orientação Educacional nos dias de hoje” foi ministrada pela escritora e orientadora educacional, Mirian Grinspun. “Temos que refletir sobre o que é a orientação educacional e os passos decisivos em prol da qualidade da educação”, pontuou.

Durante o fórum houve um debate específico e apresentação de um vídeo sobre a retrospectiva da Orientação Educacional de Macaé. A banda musical do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho fez uma apresentação, assim como a dança cultural do Colégio Municipal Engenho da Praia. Também participou o coral da Escola Municipal Jacyra Tavares Duval. Também foram realizadas apresentações de hip hop (do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo), encenação teatral (do Colégio Municipal Professor Samuel Brust), banda marcial (do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão), além de exposição e esculturas (do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário