segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

19/12/2014 10h49 - Atualizado em 19/12/2014 10h50

Hospital de Quissamã, RJ, vai implantar serviço de diálise aguda

Antes, os pacientes precisavam seguir para outras cidades.
Mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015.

Do G1 Norte Fluminense
A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, vai passar a contar com o serviço de diálise aguda para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). A mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015. Antes, pacientes que necessitavam do serviço precisavam fazer em outra cidade.
Profissionais capacitados e especializados como médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuarão diretamente junto aos doentes neurológicos e dialíticos internados apenas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Os pacientes que necessitam de diálise crônica, continuarão fazendo seus tratamentos nos lugares indicados.
Diálise é o nome genérico que se dá a qualquer procedimento que promova a filtragem do sangue. Ela é indicada para pacientes que apresentam deficiência no funcionamento de seus rins, que em geral deve ser maior do que 85%. A hemodiálise é o procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna com uma quantidade menor de impurezas.
A implementação desse procedimento possibilitará a economia de tempo para os pacientes e dará uma ênfase na questão do tratamento humanizado.
“Cerca de 80% dos pacientes transferidos da UTI são por necessidade de diálise aguda e nesses casos, o tempo não conta a nosso favor, pois para que consigamos vaga em outros hospitais, precisamos cadastrar o paciente no SER – Sistema Estadual de Regulação e aguardar. Vamos, definitivamente, a partir do início do funcionamento, deixar de mandar doentes que necessitam de diálise aguda para outros municípios e seremos autônomos nesta matéria”, afirmou o Diretor do hospital, Flávio Aderit
FONTE; G1 - 19-12-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário