segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FEIRA DE ARTESANATO 'ARTE NOSSA - EDIÇÃO DE NATAL' MOVIMENTOU QUISSAMÃ NO FIM DE SEMANA

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANISMO

EVENTO DIVULGOU TRABALHOS DOS ARTESÃOS E AQUECEU VENDAS NESSE PERÍODO DE FESTAS

Foto: Adilson dos SantosProjeto valoriza o artesanato local e gera renda para as famílias envolvidas - Foto: Adilson dos SantosDurante o último fim de semana foi realizada na Praça da Matriz, no Centro de Quissamã, a feira de artesanato 'Arte Nossa – Edição de Natal'. A iniciativa, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda com os artesãos do município, divulgou os variados tipos de trabalhos feito por eles e aqueceu as vendas para as festas natalinas. O projeto valoriza o artesanato local e gera renda para as famílias envolvidas.
Quem prestigiou a feira, entre sexta (19) e domingo (21), encontrou produtos de qualidade, bom gosto e bem diversificados, variando desde a pneus reciclados com pinturas a trabalhos feitos em taboa, feltro, madeira, crochê, fitas, ponto cruz, tiras, bijuterias, acessórios, bolsas, chinelos, quadros em alto-relevo, patchwork, pintura em tecidos, artes plásticas, bonecas, flores, biscuit, découpage, sabonetes e velas artesanais, peças em crochês, vagonites e bordados, doces caseiros, bebidas e comidas, entre outros. Para estimular as vendas, cada artesão doou um brinde e no encerramento, na noite de domingo, houve o sorteio.
Nos três dias da feira, atrações musicais se apresentaram, abrilhantando o evento. Na sexta, a dupla Júnior Silva e Joel Ramos animou a noite. No sábado, as crianças da banda Som do Céu, encantaram o público com canções de Natal e da MPB. Na sequência, o cantor Charles Leão apresentou seu repertório variado. Já no domingo, os aprendizes da oficina de Banda que integram o programa Mais Educação, da Escola M. Professor Miguel Ângelo encerrarem a programação musical.
Ao todo, 30 artesãos participam do grupo que conta ainda, com os trabalhos feitos pelos pacientes do projeto 'Loucos por Você', desenvolvido com pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que têm transtorno mental e produzem peças artesanais que fazem sucesso até em lojas da Zona Sul carioca, possibilitando a inclusão social aliada a geração de renda.
Para Rosa Maria Marinho, uma das artesãs que integra o projeto, a assistência que é dada é fundamental. “A iniciativa é muito boa e com o apoio que temos, conseguimos realizar a feira”, ressaltou. O casal José Cigano e Vera consideraram o resultado positivo. “Estamos gostando, a estrutura está boa e nossa expectativa é de que venham outras feiras”, enfatizaram.
Desde o ano passado, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda dá atenção especial ao artesanato local, e muitas foram as conquistas dos grupos envolvidos, como a realização de feiras em eventos de grande público, a exemplo das exposições agropecuárias da cidade; eventos temáticos como no Dia da Mulher e este último de Natal. A prefeitura disponibiliza ainda, a estrutura completa das barraquinhas. Dentre os avanços, Vale destacar a parceria firmada com o Sebrae a fim de disponibilizar consultoria com cursos específicos de design e da área financeira e a reabertura do quiosque situado na praça da Matriz, que funciona todos os dias das 9h às 17h.
Para 2015, já foi anunciado pela secretária Carla Cabral, a implantação da Casa do Artesão, cuja previsão é de funcionar no prédio anexo à Casa do Empreendedor e será o espaço de referência dos artesãos no município, concentrando local para palestras, oficinas, cursos, exposições e vendas.
“Com essa edição de Natal, finalizamos com chave de ouro a programação da feira 'Arte Nossa' deste ano. Percebemos que já avançamos bastante, mas para 2015, vamos inovar ainda mais com a Casa do Artesão e outras ações que visam fortalecer a produção artesanal, a fim de ampliar a geração de trabalho e renda para as famílias que participam do projeto”, avaliou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda de Quissamã.

IMAGENS DO EVENTO

FOTOS POR ADILSON DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário