segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Posted: 26 Jan 2015 02:30 AM PST
Programa Universidade para Todos (Prouni) disponibiliza, de hoje (26) até quinta-feira (29), um total de 213.113 bolsas de estudo em universidades privadas de todo o País. O número representa a maior oferta de bolsas do Prouni desde que o programa foi criado, há dez anos. Além disso, o programa registra um aumento de 20% na oferta de vagas em relação a 2014.
ProUni_oferta_recorde_bolsas
Para se inscrever, os estudantes remanescentes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada devem acessar a página do Prouni na internet. A divulgação dos resultados acontecerá em duas chamadas. A primeira delas no dia 2 de fevereiro e a segunda no dia 19 de fevereiro. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o Brasil.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na prova. Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para as bolsas parciais a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por cada integrante da família.
Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff, o Prouni tem promovido a democratização do ensino superior brasileiro nos últimos anos, por meio da inserção de estudantes de baixa renda, negros e pardos. De acordo com o diretor, mesmo cursos altamente competitivos, como Medicina e Engenharia, possuem hoje um perfil muito mais coerente com a composição da sociedade brasileira.
De acordo com o MEC, as mulheres ocupam hoje 52% das vagas do Prouni, enquanto 48% dos beneficiados são do sexo masculino. Negros, pardos e indígenas representam 49,9% dos bolsistas, enquanto 46,6% se autodeclararam brancos, 1,8% de origem asiática e 1,8 % não informaram sua raça.
Para Dilvo Ristoff, o Prouni possui também três ingredientes fundamentais para o sucesso de uma política pública: é altamente inclusivo, possui baixo custo – no último ano, a renúncia fiscal concedida pelo Governo às universidades privadas ficou em torno de R$ 600 milhões – além de contribuir para a elevação da qualidade do ensino superior privado brasileiro.
O Programa
Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo dos últimos 10 anos o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. O número equivale a quatro gerações de formandos de todas as universidades federais brasileiras, que formam cerca de 105 mil estudantes por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário