sábado, 14 de março de 2015

Aracaju (SE) comemora aniversário ao ritmo de forró

Roteiro

Com 160 anos, cidade atrai turistas com sua história, cultura e belezas naturais. Confira a programação para o fim de semana
por Portal BrasilPublicado14/03/2015 08h10Última modificação14/03/2015 08h10
Divulgação/Prefeitura de AracajuCapital é um dos principais destinos do estado e atrai estrangeiros e brasileiros pela beleza das praias, de seus rios e manguezais
Capital é um dos principais destinos do estado e atrai estrangeiros e brasileiros pela beleza das praias, de seus rios e manguezais
Na próxima terça-feira (17), a capital de Sergipe completará 160 anos ao som de forró. Para celebrar o aniversário, a prefeitura da cidade organizou uma festa antecipada para o domingo (15), na praça localizada entre os mercados municipais.
O festejo contará com apresentações das bandas Forró dos Vips, Cavaleiros do Forró, Rojão Diferente e Maysa Reis, a partir das 19 horas.
Aracaju mantém tradições da cultura afro-brasileira. Poetas populares e cantadores regionais costumam transformar o mercado, localizado no centro da capital nordestina, em um ponto de divulgação.
A festa da Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, é comemorada no dia 8 de dezembro, na Orla de Atalaia. Durante a celebração, é realizada a famosa lavagem, onde Oxum é consagrada, de acordo com a tradição de crenças africanas (candomblé e umbanda).
Neste ano, apenas os seis feriados nacionais devem trazer ao estado de Sergipe mais de 102 mil viajantes, segundo o Ministério do Turismo (MTur). A capital Aracaju é um dos principais destinos do estado e atrai estrangeiros e brasileiros pela beleza das praias, de seus rios e manguezais.
A gastronomia local inclui frutos do mar, pratos à base de castanhas de caju, queijo coalho, requeijão, doces caseiros e frutas tropicais. O litoral de Aracaju é formado por 35 quilômetros, com areias planas, água mornas e rasas.
As principais praias da cidade são Atalaia (a mais famosa e próxima ao centro do município), Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueteiro.
Saiba mais sobre a capital 
Aracaju é cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. Como cidade projetada, Aracaju nasceu em 1855 por necessidades econômicas. Uma assembleia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade e a transformou em capital, em lugar de São Cristóvão, antiga sede da Província de Sergipe Del Rey.
A transferência se deu por iniciativa do presidente da Província, Inácio Barbosa, e do barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições para ser sede administrativa e a pressão econômica do Vale do Cotinguiba - maior região produtora de açúcar - exigia a mudança.
Era preciso urgentemente a criação de um porto que garantisse a escoação da produção. Somente em 1865, a capital se firmou.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 571.149 habitantes (2010).
O portal da prefeitura de Aracaju traz todas as informações sobre a cidade e seus principais pontos turísticos. Aproveite e monte seu roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário