quinta-feira, 5 de março de 2015

Projeto busca fortalecimento da atividade turística da serra macaense

05/03/2015 16:54:00 - Jornalista: Thales Coutinho
Compartilhe:  
Foto do encontro entre integrantes da Fesportur e empresários locais
Foto: Bruno Campos
Fesportur quer fomentar turismo em distritos
Aconteceu na última quarta-feira (4), no distrito do Sana, a segunda etapa na região do projeto Rio Serra-Mar, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com dez municípios, entre eles, Macaé. O encontro contou a participação de integrantes da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), empresários locais e debateu os assuntos da região, como o fomento ao turismo e a importância da qualificação na atividade turística.
De acordo com o vice-presidente de Turismo de Macaé, Vitor José, o Sana é um distrito que possui grande número de visitantes e o intuito desse projeto é estruturar o atendimento, fortalecendo o empresariado local e qualificando a mão de obra para aperfeiçoar a receptividade desta demanda.

- O Sana possui um enorme potencial turístico com belas paisagens naturais, vocação para os esportes de aventura e uma importante identidade cultural, com música, artes e artesanato. A chegada deste projeto vislumbra o fortalecimento da atividade turística, com cursos de capacitação e consultorias para os empresários locais de forma com que o anfitrião e o visitante sejam beneficiados - destacou Vitor José.

Entre as iniciativas, já está em andamento o curso de Condutores de Ecotrilhas do Sana. A primeira turma se forma ainda este ano e os alunos serão certificados pelo Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissional) da prefeitura, recebendo crachá de identificação. Além disso, serão oferecidas consultorias financeiras para empresários locais e está previsto um novo curso voltado para Marketing Pessoal e seminários estratégicos.

Para a Gerente do Departamento de Turismo da Fesportur, Vania Hatab, o Projeto Rio Serra-Mar é uma oportunidade não apenas de discutir e compreender o potencial turístico do Sana, como estimular com melhoras significativas em toda atividade turística.

“Aproveitamos este debate para ouvir e coletar informações de como podemos melhorar o turismo. Os empresários locais têm participação fundamental pois são canais de comunicação direto com os visitantes. Já dispomos de uma folheteria com informações turísticas, apresentando o local e seus principais atrativos. Estamos empenhados agora na melhoria do sinal de internet e na sinalização turística. O projeto de sinalização turística, desenvolvido em parceria com a secretaria de Ambiente, está passando por alguns ajustes finais e esperamos que as placas sejam instaladas ainda neste primeiro semestre”, informou Hatab.

A iniciativa tem repercutido positivamente, segundo o departamento de turismo da Fesportur. Empresários de outros distritos da serra macaense já demonstraram interesse em participar de projetos semelhantes, o que deverá ser realizado futuramente em novas parcerias entre Fesportur e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário