terça-feira, 1 de setembro de 2015

Escola no Aeroporto ganha novo espaço

01/09/2015 20:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Prefeito em pé confraternizando com alunos da escola
Foto: Flávio Sardou
Espaço tem capacidade para 120 alunos em horário integral
O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, entregou na noite desta terça-feira (1) aos moradores do Parque Aeroporto um espaço próprio para Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria da Conceição Carvalho. A unidade, que funcionava em local alugado, foi transferida para a antiga sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - rua Tenente Francisco Pires, s/nº -, no mesmo bairro. O local foi reestruturado e adaptado às necessidades de ensino e segurança da educação infantil. A capacidade é de 120 estudantes em horário integral.
Na oportunidade, o prefeito ressaltou a importância da educação no processo de formação de cidadãos mais conscientes para a construção de um futuro melhor. "Não se pode lidar com crianças em espaço improvisado, ainda temos muito por fazer e vamos continuar trabalhando para o melhor de nossas crianças e jovens", frisou Dr. Aluízio.

O secretário de Educação, Guto Garcia afirmou que uma das principais solicitações do prefeito quando assumiu a pasta era ampliar a oferta de vagas para crianças de dois e três anos na rede.

- Nossa meta é inaugurar mais três creches, que irão contemplar as crianças dos bairros Lagomar, Aeroporto e Piracema. A escola Municipal de Educação Infantil Maria da Conceição Carvalho segue o objetivo de atendermos aos estudantes em uma unidade escolar, próximo à residência. Macaé já atingiu, com dois anos de antecedência, a meta estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da educação, de que até 2016 todas as crianças de 4 a 17 anos estejam na escola - pontuou Guto Garcia.

Representando o legislativo, o vereador Julinho do Aeroporto lembrou que o governo tem priorizado a educação, a saúde e o social. "Este espaço foi totalmente adaptado e atenderá as crianças do bairro com mais conforto".

A diretora geral da escola, Sandra Valéria Nunes falou que a mudança para uma estrutura melhor era aguardada com ansiedade por todos. "Hoje contamos com salas mais amplas e arejadas, área externa com parquinho e espaço para as crianças brincarem", disse.

A professora, Yolanda da Silva Costa, mãe do pequeno Álvaro, de três anos, está encantada com a nova sede da escola. "Meu filho esta muito feliz, sinto que ele está empolgado com a escola. Agora as salas são mais arejadas, espaçosas e uma área externa com parquinho e grama para diversão da garotada", comemorou.

A nova unidade escolar é dotada de sete salas de aula, uma cozinha, um refeitório, uma secretaria, uma sala de orientação pedagógica, além de uma sala de direção, banheiros para funcionários e alunos. Para a obra, três novas salas foram criadas, e houve a substituição dos sistemas hidráulicos e elétricos, instalados ventiladores e quadros brancos em todas as salas, bem como cerca e brinquedos. A estrutura conta ainda com pátio externo onde as crianças poderão participar de atividades lúdicas e recreativas.

O nome da escola homenageia a educadora Maria da Conceição Carvalho, que trabalhou na rede municipal de ensino por mais de 20 anos, dedicando-se à educação de crianças como diretora geral do Colégio Municipal Professor Samuel Brust.

Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário