domingo, 21 de agosto de 2016

Belenenses se preparam para receber inscritos ao XVII Congresso Eucarístico

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 12/08/2016 08:50

  • / HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA / 12/08/2016 08:50

    Hospedagem solidária é ato de caridade. É você se disponibilizar ao próximo, receber alguém, acolhendo e tratando bem, ensina Elizabeth Pacheco.


Uma cidade de riquezas culturais e históricas conhecidas mundo afora, o grande destaque de Belém continua sendo seu povo e a receptividade com que acolhe quem vem de fora. Caloroso e de braços abertos, o belenense contagia todos com sua alegria. E neste mês de agosto, período de realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, essa qualidade será mais bem percebida pelos visitantes que se hospedarão em casas de voluntários.
A modalidade da hospedagem solidária é muito usada em eventos que concentram um grande número de peregrinos que não tem como se acomodar na rede hoteleira. A prática da hospedagem solidária, além de suprir essa necessidade, consolida novos laços de amizade, possibilita troca de experiências e é um exercício da caridade.
De porte nacional, o Congresso Eucarístico aguarda 600 mil pessoas nos sete dias de evento. Parte desse número é de congressistas inscritos, 35 mil ao todo, alguns em hotéis e outros que vão contar com a acolhida solidária de pessoas que cederam suas casas.
Uma delas é a aposentada Elizabeth Pacheco, 63 anos, que em sua casa receberá cinco pessoas, quatro delas do Estado de Minas Gerais e uma do município de Oeiras, no nordeste paraense. Os visitantes têm previsão de chegar no domingo, 14. Empolgada, a aposentada considera a solidariedade como ponto alto dessa oportunidade. “Você se disponibilizar ao próximo, receber alguém, acolhendo e tratando bem... Nós (belenenses) temos essa fama de muito acolhedores, calorosos e podemos demonstrar bem na ocasião do congresso”, avalia.
Já imaginando a rotina cheia da casa nos dias que se seguirão, ela faz planos para os visitantes durante a estadia. “Gostaria de leva-los no Portal da Amazônia, para ver o pôr-do-sol belo que podemos apreciar de lá, além de visitar os museus, o Bosque Rodrigues Alves, as igrejas históricas. Daqui eles vão levar boas lembranças e com certeza irão querer voltar”.
A moradora do Parque Verde Maria Elizabete Carvalho, 39 anos, também irá receber congressistas em casa. Um casal da cidade São Sebastião, em Minas Gerais, será recepcionado por ela, seu marido e seus quatro filhos, todos já animados.
A autônoma conta que a ideia surgiu após uma conversa dela e do esposo com o padre da paróquia a qual pertencem no bairro Parque Verde, em seguida realizou a inscrição sem saber ao certo se iria ou não hospedar alguém. “Até então não sabia. Foi quando a organização nos ligou e deu a boa notícia. Fiquei muito animada, contei para meu esposo, meus filhos e família, todos nós ficamos em festa”, lembra.
Às vésperas do evento, Maria Carvalho já arrumou a casa, assim como o quarto onde o casal convidado se hospedará, ficando agora na expectativa para recebê-lo no Aeroporto Internacional de Belém. “Vamos cuidar como se fossem da nossa família para que eles se sintam à vontade. Queremos mostrar todo o carinho que o povo de Belém possui”, destacou.
Texto: Andre Macedo
Foto: Adriano Magalhães
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário