segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Biblioteca Avertano Rocha comemora o Dia Nacional do Folclore

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 22/08/2016 18:38

  • / FOLCLORE E CULTURA / 22/08/2016 18:38

    Estudantes acompanham a história da Matinta Perera em trilha no jardim da Biblioteca Municipal.


Alunos das escolas e público externo podem participar até o dia 26 da programação alusiva ao Dia Nacional do Folclore, comemorado na segunda-feira, 23. "Da trilha ao conto", promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, na Biblioteca Pública Avertano Rocha, em Icoaraci, mostra o rico folclore amazônico aos frequentadores do espaço.
A atividade realizada no jardim da biblioteca explicou, de forma lúdica, para estudantes de escolas do entorno sobre lendas, mitos e ícones do imaginário popular típicos da região amazônica. Com cartazes, bonecos e objetos que remetem aos personagens conhecidos como Cobra Grande, o Boto, Matinta Pereira, o Curupira e o Saci Pererê as crianças e adolescentes puderam conhecer a origem e história de cada um.
Vestido de Matinta Pereira, o arte-educador da Biblioteca Pública, Maurício Rocha, começa a trilha no portão da biblioteca abordando as marcas deixadas pelo Curupira, o Elemental da floresta em forma de menino que cuida da natureza despertando o cuidado com o meio ambiente.
O objetivo é mostrar para o público que o folclore, formado por costumes, expressões, literatura e outras manifestações, está bem mais próximo do que se imagina, explica Maurício. “Todo costume realizado por uma sociedade e que perdura por tanto tempo, é folclore. Você tem a dança, a culinária, o jeito próprio de se comunicar tudo isso faz parte no nosso folclore. E aqui trabalhamos com o grande acervo da literatura da biblioteca e com os filmes que possuímos”, disse.
Visitando o espaço pela primeira vez, o aluno do 9º ano da Escola Estadual Teodoro Bentes, Marcus Ferreira, 16 anos, se empolgou com a lenda da Matinta Pereira, ser transmorfo que possui a capacidade de “virar” qualquer ser, “Achei sinistro”, brincou.
Para ele, participar da programação é algo interessante, muito por conta do espaço acolhedor que a Biblioteca Avertano Rocha possui. "É muito legal conhecer todos esses personagens com o espaço amplo que tem aqui, um incentivo para aprendermos mais sobre a nossa cultura", disse ele folheando um livro sobre o que acabara de aprender, numa demonstração do incentivo à leitura, proposta também da atividade.
Com horário vago pela tarde, Saiury Teshima, de 15 anos, não pensou duas vezes, se dirigiu à Biblioteca Municipal. A aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Avertano Rocha, conta que sempre frequenta o espaço pelas atividades culturais lá existentes. Achou divertida a ação promovida.“Muito proveitosa para nós alunos, estimula o interesse pelos livros”, destaca.  
A programação "Da trilha ao conto" continua até sexta feira, 26. As escolas podem fazer inscrição de turmas para os turnos da manhã e tarde. A Biblioteca Municipal Pública Avertano Rocha, está localizada na rua Manoel Barata, entre as ruas  Pimenta Bueno e Cruzeiro, nº 80, Icoaraci.  Maiores informações: 98417-2790.
Texto: Andre Macedo
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário