quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Blairo Maggi diz que Agro Mais vai gerar eficiência sem gastar “nenhum centavo”

Modernização do Estado

Plano busca incrementar a produção nacional por meio da eliminação de normas de controle já defasadas
por Portal PlanaltoPublicado24/08/2016 17h11Última modificação24/08/2016 17h11
Foto: Beto Barata/PRCerimônia de lançamento do Plano Agro+: medidas de desburocratização para implementar o agronegócio brasileiro
Cerimônia de lançamento do Plano Agro+: medidas de desburocratização para implementar o agronegócio brasileiro
Foco no aumento da eficiência do agronegócio brasileiro por meio da modernização das relações entre os produtores e os órgãos de regulação, com efetiva redução da burocracia. Esse será o mote do Plano Agro Mais, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. Em entrevista ao Portal Planalto, Maggi reforçou que as medidas lançadas nesta quarta-feira (24) resultarão em aumento da competitividade e do otimismo.
“Ajuda muito o mercado, traz competitividade para as empresas e gera um ambiente de otimismo também no segmento, já que o governo está dizendo [para o empresário]: ‘olha, eu quero te atrapalhar o menos possível. Eu quero que você seja eficiente, que você gere renda, que você gere emprego e que a gente possa participar do mercado internacional’”, afirmou.
Maggi ressaltou que o plano alcança esse objetivo “sem nenhum custo, sem nenhum centavo”, apenas reduzindo procedimentos burocráticos que não são mais úteis atualmente. As medidas foram definidas pelo governo a partir de ampla consulta aos diversos segmentos do agronegócio que listaram regras desnecessárias que emperravam a produtividade das empresas brasileiras, reduzindo a atratividade da produção nacional tanto para o mercado interno, quanto para o internacional.
Como resultado, o Agro Mais promove uma revisão normativa e dinamiza processos, sem prejuízo dos controles necessários à defesa agropecuária e à segurança dos consumidores, reforça Maggi. O ministro diz também que o programa proporciona uma maior participação nos mercados internacionais por colocar fim a um conjunto de normas, muitas delas redundantes, que atrapalham e até impedem o processo de exportação. “[Com o Agro mais, vamos] estimular a produção agropecuária em todos os segmentos para que a gente possa ser, efetivamente, competitivo no mundo”, avaliou o ministro.
Estimativas do setor indicam redução de R$ 1 bilhão a R$ 1,5 bilhão anualmente devido ao ganho de eficiência. Estes recursos, antes perdidos, passarão a gerar novos negócios, renda e empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário