sábado, 20 de agosto de 2016

CowParede Belém 400 anos reúne obras de 44 artistas locais

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 20/08/2016 10:48

  • / VACAS PELA CIDADE / 20/08/2016 10:48

    Três vacas do artista Sebá enfeitam o Parque da Residência. Outras 47 serão instaladas em vários pontos da cidade, como praça Batista Campos e Ver-o-Rio.


Considerado o maior evento de arte ao ar livre do mundo, a CowParade Belém 400 anos foi lançada na capital paraense nesta sexta-feira, 19, no Parque da Residência. A cidade é a primeira na região Norte a receber a iniciativa, que conta com a mostra de 50 vacas pintadas a mão por 44 artistas locais, e que ficarão expostas em diversos pontos da cidade até o dia 20 de setembro.
A CowParade contempla as comemorações pelos quatro séculos de Belém, além de ser uma iniciativa de responsabilidade social, pois as peças serão leiloadas após as exposições e o dinheiro arrecadado será doado para a Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (Avao), para a Associação de Pia União do Pão de Santo Antônio e para as Obras Sociais da Paróquia de Nazaré.
Para a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, que esteve no lançamento, a mostra consagra a cidade no contexto dos 400 anos. “Nos sentimos honrados em ser uma das mais de 80 cidades do mundo a receber a CowParade e retratar, por meio do trabalho dos nossos artistas locais, aquilo que temos de melhor e, acima de tudo, fazendo um trabalho voltado para uma ação beneficente”, destacou a gestora.
As 50 vacas em fibra de vidro, customizadas pelos artistas locais, tomarão as ruas da cidade, como uma verdadeira celebração à arte. A ação, que já percorreu 36 países e foi vista por mais de 500 milhões de pessoas, terá o leilão das peças marcado para outubro.
De acordo com o coordenador do Comitê Belém 400 Anos, Eduardo Klautau, “o que mais nos entusiasmou para receber esse evento e inseri-lo na agenda do aniversario da cidade foi esse caráter artístico e inclusivo de solidariedade. Motivos regionais para inspirar os mais de 300 projetos que recebemos não faltaram, até chegarmos à escolha final, que agora vai embelezar nossa cidade”, disse Klautau.
Belém vem recebendo diversas iniciativas para estimular a população à redescobrir sua cidade, além de conhecer mais o trabalho dos artistas locais. O artista Sebastião Tapajós Junior, o Sebá, conta que a cantora Fafá de Belém ajudou a inspirar a produção de uma das peças. “Foi uma honra fazer parte desse projeto e dividir isso com a Fafá. Ela é uma inspiração para mim, além do que eu também estou tendo o privilégio de ser o primeiro artista no mundo a pintar três cows”, disse o artista, que pintou uma das peças inspiradas nos povos ribeirinhos.
“Belém é uma cidade muito viva em suas cores, sabores e sons. Em todos os projetos percebemos o carinho e a atenção que os artistas dedicaram ao evento, que só traz benefícios para a cidade”, explica Catherine Duvignau, sócia-diretora da TopTrends, empresa que organiza a CowParade no Brasil.
Para a sócia-diretora da TopTrends, o desejo de trazer a mostra para o Norte do Brasil já era grande e coincidiu de chegar a Belém neste período. “Conseguimos trazer as nossas ‘vacas do bem’ para Belém em um momento histórico para a cidade, além disso, por meio dessas obras conseguimos sentir o regionalismo por meio das artes, retratando o açaí, as mangas, a própria cultura indígena. Isso está sendo maravilhoso”, explicou a responsável pelo evento.
As peças ficarão expostas em locais estratégicos de Belém, como a praça Batista Campos, o Ver-o-Peso, o Portal da Amazônia, o Parque da Residência, o Mangal das Garças e a Estação das Docas.
Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães / Nenhum
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário