domingo, 21 de agosto de 2016

Escola municipal recebe ação de cidadania e prevenção de violências

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/08/2016 20:52

  • / CULTURA DE PAZ / 19/08/2016 20:52

    Projetos da Semec trabalham a Cultura de Paz nas escolas, com a participação direta dos estudantes.


“Quando eu era mais jovem, fui estuprada por quem eu menos esperava.Pelo meu irmão. Eu falei pra minha mãe, mas ela só acreditou quando a minha tia, irmã dela, viu tudo e contou”, lembra a dona de casa Lúcia Anita Botelho, 62, que participou da palestra de prevenção ao abuso sexual, uma das atividades realizadas na tarde desta sexta-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) na Escola Municipal Silvio Leandro, localizada no conjunto Jardim Europa, no bairro do Coqueiro, em Belém.
A atividade reuniu mais de 120 crianças e muitas delas foram acompanhadas dos pais que, também, participaram da programação. Além da palestra sobre violência e prevenção de abusos sexuais, para as crianças foram criados espaços lúdicos com a realização de oficinas de leitura; palestra sobre higiene e hábitos alimentares saudáveis e cuidados no trânsito, bem como roda de conversa sobre as características e combate ao bullying.
“A Semec trabalha com projetos que semeiam a Cultura de Paz e, no momento que a gente traz essas atividades às escolas, nos ciclos finais ou iniciais, nós plantamos a semente de bons hábitos. Assim essas crianças saem daqui sabendo o que é certo. Agora elas sabem o que é o bullying e também sabem que a prática disso não deve existir. Precisamos cultivar o respeito às diferenças e, além disso, a tolerância”, diz a professora, técnica da Semec, Edilmary Teixeira.
Essa é a segunda vez que a escola Silvio Leandro recebe a programação realizada pela Secretaria de Educação. A primeira ocorreu no primeiro semestre deste ano. “Nós trabalhamos por demanda da sociedade.Na primeira vez que realizamos, a atividade foi muito bem recebida e as crianças participaram. Dessa vez nós ampliamos o número de parceiros e contamos com mais atividades”, diz a articuladora da ação na Semec, Manuela Porto.
A coordenadora da unidade, Iracema Gadelha, afirma que assim como a primeira ação cidadã, a segunda foi um sucesso e de grande valia. “Essa segunda ação conta com mais pessoas envolvidas que se dispuseram a trazer serviços e conhecimentos de cidadania e educação para os nossos alunos. A realização da atividade traz uma resposta, sobretudo, para a sociedade. Essa participação dos pais e das crianças foi o que tornou a atividade um sucesso.
As próximas atividades de cidadania e Cultura de Paz estão programadas para ocorrer, ainda neste mês, em escolas localizadas nos bairros do Jurunas e Condor.

Texto: Alberto Dergan
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário