quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Mural “Etnias” entra para o livro dos recordes

    Atrativo do Boulevard Olímpico, por onde passaram quatro milhões de visitantes durante os jogos olímpicos, entra para o Guinness Book como maior grafite do mundo
    • Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 12h55
    • Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2016, 15h45
    Por Geraldo Gurgel
    Mural
    Mural "Etnias" no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Diego Campos

    O mural “Etnias”, realizado para a Olimpíada Rio 2016, ocupa uma extensa fachada do Boulevard Olímpico, na nova zona portuária do Rio de Janeiro. A arte, em grafite, assinada pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, tem 15 metros de altura e 170 metros de comprimento. A magnitude da obra garantiu o título de maior grafite do mundo feito em equipe, pelo Guiness World Records, o livro dos recordes. A equipe levou 70 dias para pintar a obra de cerca de 2,6 mil metros quadrados que retrata cinco etnias indígenas dos cinco continentes.
    A obra faz uma referência às origens dos povos, atletas e visitantes, presentes no Rio de Janeiro para os jogos olímpicos e paralímpicos oriundos de todas as regiões do planeta. O painel localizado no trecho de mais de três quilômetros restaurado, no centro do Rio de Janeiro, para receber os turistas com shows e transmissão das competições, virou um dos pontos preferidos para selfies de registro da visita. "Etnias" simboliza a paz e a união entre os povos reforçando o ideal olímpico que é representado pelos cinco aros olímpicos coloridos.
    Na pintura, o visitante pode observar os cinco rostos indígenas que representam os povos dos cinco continentes:  os huli, da Nova Guiné, na Oceania; os mursi, da Etiópia, na África; os kayin, da Tailândia, na Ásia; os supi, da Europa; e os tapajós, das Américas. Para dar conta das dimensões gigantescas, o mural precisou de 180 baldes de tinta acrílica e 2.800 latas de spray para ser finalizado. A equipe usou sete elevadores hidráulicos para fazer a cobertura da parede com a obra de arte.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário