terça-feira, 23 de agosto de 2016

NOTÍCIAS

CULTURA | 22.08.16 - 16H07

14º Festival Literário do Recife tem início nesta quarta (24)

img_alt
Rodas de debates, oficinas, apresentações artísticas lançam um olhar sobre a produção literária feminina (Foto: Divulgação)

Nesta quarta feira (24), a Av. Rio Branco, no bairro do Recife, se transforma em um imenso corredor cultural. Será o primeiro dia do 14º Festival Literário do Recife - A Letra e A Voz que traz a produção literária da mulher, sobretudo a pernambucana, como tema principal. As atividades seguem até o dia 28 de agosto com mesas de diálogo, recitais e a tradicional Feira do Livro. O Festival é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, em parceria com as Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e Turismo e Lazer. 
A partir das 18h30, após a solenidade de abertura, o público vai conferir a performance artística Entre a pele e a palavra, com a atriz, dramaturga e pesquisadora de teatro e cinema,  pernambucana Naruana Freitas, que recitará obras das poetisas Micheliny Verunschk, Elisa Lucinda e Maria Rezende. Na mesa de debates, uma discussão com o tema Mulher, Literatura e Mercado, com as pernambucanas Micheliny Verunschk, Renata Pimentel e Berenice Bento, do Rio Grande do Norte. A mesa será mediada por Carol Almeida. Às 20h30, serão lançados os livros Aqui, no coração do inferno, de Micheliny Verunschk, e Estrangeirauma paraíba em Nova Iorque, de Berenice Bento.
OFICINAS – Com o objetivo de estender o festival para outras áreas da cidade do Recife, os bairros de Casa Amarela, Afogados e Alto de Santa Terezinha recebem oficinas. A oficina Floreando aquilo que me contaram, com Fabiana Coelho – PE, acontece de 24 a 26 (quarta a sexta), das 9h30 às 11h, na  Biblioteca Pública de Afogados. Já o bairro de Casa Amarela recebe a oficina Literatura de Cordel para crianças com Mariane Bigio, PE, também de 24 a 26, das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Pública de Casa Amarela. A Biblioteca Afrânio Godoy, do Compaz, no  Alto Santa Terezinha, recebe a oficina O Empoderamento feminino através do cordel, com Susana Morais, PE, no sábado (27). Já no domingo, acontece a oficina Cordel para infância e juventude. As inscrições para participar das oficinas são feitas pelo email  rededebibliotecaspelapaz@gmail.com .

Confira a programação deste primeiro dia do Festival:

Av. Rio Branco

18h –  Mesa  de abertura
18h30 – Performance “Entre a pele e a palavra”, com Naruna Freitas - PE (com poemas de Micheliny Verunschk, Elisa Lucinda, Maria Rezende)
19h - Mesa 1: Mulher, Literatura e Mercado.
Com Berenice Bento – RN, Micheliny Verunschk – PE/SP e Renata Pimentel – PE. Mediação: Carol Almeida – PE
20h30 – Lançamento dos livros: “Aqui, no coração do inferno" de Micheliny Verunschk – PE/SP e Estrangeira: uma paraíba em Nova Iorque, de Berenice Bento – RN

Ações Descentralizadas:

AFOGADOS

Oficina: Contação de histórias “Floreando aquilo que me contaram”, com Fabiana Coelho – PE, das 9h às 12h – Na Biblioteca Pública de Afogados. Endereço: R. Jacira, 1 – Bairro: Afogados, Recife – PE

CASA AMARELA

Oficina: Literatura de Cordel para Crianças com Mariane Bigio - PE.
das 14h30 às 16h30 – Na Biblioteca Pública de Casa Amarela. Endereço: R. Maj. Afonso Leal – Casa Amarela, Recife – PE.

A programação completa está disponível no www.recife.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário