segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MEIO AMBIENTE

Rede Panamazônica de proteção socioambiental é criada em Brasília

Preservação

Grupo é formado por Brasil, Equador, Colômbia, Bolívia e Guiana; o objetivo é fortalecer políticas públicas de preservação do bioma amazônico
por Portal BrasilPublicado22/09/2016 12h48Última modificação22/09/2016 14h08
Representantes do Brasil, Equador, Colômbia, Bolívia e Guiana, países que possuem o bioma amazônico, aprovaram, nesta quarta-feira (21), em Brasília, a criação da Rede Panamazônica de Proteção Socioambental.
O grupo, presidido pelo Brasil, deverá elaborar sua Carta de Princípios e apresentar na próxima reunião, ainda a ser confirmada, em 2017, no Equador. O fortalecimento das políticas públicas de preservação ambiental de forma inclusiva, com a troca de experiências entre os países membros, é o principal objetivo da rede.
Encontro
O primeiro Seminário Panamericano de Proteção Socioambiental, que começou na segunda-feira (19) e termina nesta sexta (23), é considerado a primeira reunião da rede. O encontro, que conta com 14 técnicos dos cinco países, terá seu encerramento com visita técnica à Reserva Extrativista do Médio Juruá, no município de Caraori, a 600km de Manaus.
A região foi escolhida por sediar vários projetos inclusivos de preservação da floresta com geração de renda para as populações ribeirinhas. O médio Juruá é atendido pelo Bolsa Verde, programa brasileiro que vem ganhando reconhecimento mundial como iniciativa de proteção ambiental inclusiva.
O encontro é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Conservação Internacional, organismo não governamental que atua em vários países.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário