quarta-feira, 26 de outubro de 2016

'Lugares de Memória' celebra pontos culturais

26/10/2016 15:10:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da Igreja de Sant'Anna
Foto: Moisés Bruno
Igreja de Sant'Anna é um dos lugares visitados
Trinta e seis estudantes do segundo e quarto ano, com idades entre nove e 11 anos, e seis profissionais de ensino da Escola Municipal Interagir, participaram nesta quarta-feira (26) do "Lugares de Memória". No projeto, todas as semanas alunos e professores das escolas municipais fazem um tour aos pontos culturais, históricos e turísticos da área urbana macaense.
Eles saíram às 9h do Solar dos Mellos, foram ao Forte Marechal Hermes e à Igreja de Sant'Anna, e retornaram às 11h. No Solar dos Mellos foram recepcionados pelo historiador Bruno Rodrigues, que concedeu informações sobre o chalé, edificado em 1891, possuindo uma conjugação de dois estilos arquitetônicos: romântico e gótico. Em 1999, o prédio foi desapropriado e desde 2004 abriga o Museu da Cidade de Macaé.

Depois que o ônibus transportou o grupo de alunos e professores até o Forte Marechal Hermes, os visitantes aprenderam que a fortificação teve origem na antiga fortaleza de Santo Antonio do Monte Frio, instalada no início do século XVII para proteção do porto de Macaé, que ficava na Praia de Imbetiba.

- A Bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal e inaugurada no dia 15 de abril de 1910 – explica Bruno.

Já na Igreja de Sant'Anna, o historiador comentou que em 1630, os jesuítas receberam as terras onde mais tarde construíram capela, colégio e um pequeno cemitério. "A edificação atual é um resultado da reforma ocorrida em 1898", conta.

Diretores e profissionais de ensino de instituições públicas e particulares que quiserem que os seus alunos participem do projeto "Lugares de Memória" podem fazer o agendamento pelo telefone do Solar dos Mellos (22) 2759-5049.

O Solar dos Mellos é um órgão público vinculado à Fundação Macaé de Cultura (FMC) e se situa na Rua Conde de Araruama 248, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário