segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Parque Atalaia: servidores se encantam com beleza natural

24/10/2016 14:39:00 - Jornalista: Laís Monteiro
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de servidores caminhando no Parque Atalaia
Foto: Guga Malheiros
Evento faz parte da programação do Dia do Servidor
"O Atalaia é um lugar de muita beleza, há uma harmonia natural nos elementos e nas espécies do local, e isso é algo dado pela natureza. Estou renovado". A frase do servidor Rildo Loureiro resumiu bem o que foi a visita guiada ao Parque Municipal do Atalaia, na manhã de sábado (22). O evento fez parte da programação do Dia do Servidor, que é comemorado no dia 28 de outubro.
Quem estava lá iniciou o dia aprendendo um pouco mais sobre a história e as espécies habitantes do parque, em uma palestra ministrada pelo biólogo Henrique Abraão, que teve como objetivo "treinar" o olhar dos participantes, para que percebessem a beleza do lugar. Logo após, participaram de um colorido café da manhã, com muitas frutas.

Cumprindo o roteiro da Trilha do Mirante, como o próprio nome sugere, o passeio teve a primeira parada no mirante. Lá, o grupo apreciou a vista de praticamente todo o parque e as montanhas da região serrana. Seguindo para o Poço do Mirante, um local de água corrente e cristalina, os participantes fizeram o exercício de silêncio para ouvirem o som que os bichos emitiam. O dia também marcou a inauguração da Ducha Natural dos Servidores, uma fonte massageadora de água natural que está disponível para todos os visitantes.

Foi com o objetivo de convencer as pessoas da necessidade da preservação, que a secretaria de Ambiente iniciou um programa de conhecimento do Parque Municipal Atalaia. Segundo o secretário da pasta, Gerson Lucas Martins, a exploração consciente e orientada inibe a exploração irregular.

- Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas visitem o parque, fazer com que elas se sintam parte da natureza e tenham a oportunidade de vivenciar a estrutura e a beleza que Macaé tem a oferecer, prezando sempre pela educação ambiental. Recebemos visitação até de pessoas de outros países, temos aqui as duas mais belas espécies de borboletas do mundo, há tanta beleza que as pessoas precisam conhecer - afirmou o secretário.

Professora da rede municipal de ensino, a servidora Angélica Borges visitou o parque pela primeira vez e, segundo ela, o passeio superou as expectativas. "Foi além do que eu esperava, a palestra foi fundamental para apreciar a natureza local, perceber e olhar cada detalhe, com cuidado, apurar o olhar. Tive a oportunidade de sair da rotina e aproveitar a natureza, voltarei mais vezes, quero fazer todas as trilhas", ressaltou.

O PARQUE - O Parque Atalaia é um dos poucos lugares do Brasil privilegiados por ter área de Mata Atlântica ainda intacta, onde é possível encontrar diversidade de fauna e flora, além de animais e insetos. Localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro a Bicuda, o Parque é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade e a maior unidade de conservação de proteção integral da região.

VISITAÇÃO - A agenda de visitação ao Parque Atalaia continua durante a semana, com foco na Educação Ambiental.

Quarta-feira, dia 26 - Escola Municipal Aroeira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

- Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Dia 27 - Curso Técnico em Turismo Senac, das 9h às 12h.

- Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Dia 30 - I Caminhada Beneficente do Parque Atalaia, das 9h às 16h. Para essa caminhada, é preciso estar preparado. Serão cinco horas de duração, com intensidade média a fácil. As inscrições são limitadas e devem ser feitas no e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com. Os caminhantes devem levar 1kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário