quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PROGRAMA PARA INFÂNCIA E PARA ADOLESCÊNCIA TERÁ INÍCIO EM QUISSAMÃ

EM . PUBLICADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRIANÇAS E JOVENS ENTRE 05 E 15 ANOS SERÃO BENEFICIADOS EM SANTA CATARINA

Foto: Gabriela HintzPETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, volta a ser ofertado em Quissamã - (Foto: Gabriela Hintz/PMQ)O antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, volta a ser ofertado em Quissamã com nova denominação. Trata-se do Programa para Infância e para Adolescência – PIPA, que terá início no dia 07 de novembro, na comunidade de Santa Catarina.
A notícia foi dada pela coordenadora do CRAS I, Rosilene Pessanha Rodrigues Ribeiro, durante uma reunião nessa terça-feira (25), com as mães e/ou responsáveis pelos usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
A reformulação do programa foi feita pela secretária de Assistência Social, Renata Queirós, de acordo com as novas regras da Política Nacional de Assistência Social, que objetiva incentivar o desenvolvimento da autonomia nas crianças e adolescentes das famílias atendidas pela Secretaria, auxiliando na melhoria da qualidade de vida e na tomada de decisões saudáveis e transformadoras dentro de suas comunidades. A nova proposta não oferece nenhum tipo de transferência de renda para os inscritos, que irão participar de oficinas ministradas na antiga sede da unidade, três vezes por semana.
"Nosso objetivo com a implantação do PIPA é complementar as ações da família na proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes, assegurando espaços de referência para o convívio grupal e ampliando o universo informacional destas crianças, através do acesso à arte, música e orientações sociais”, salientou a secretária.
O espaço foi reformado pela Administração Municipal Atual, com recurso de transferência fundo a fundo, depois de ter sido alvo de ação de vandalismo e volta a atender a comunidade, com programa destinado para crianças de 05 a 15 anos, com oficinas de Música, Arte e Recreação Esportiva. As aulas têm duas horas de duração e vão acontecer às segundas, terças e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
A coordenadora explicou que as inscrições antigas do PETI são válidas para o novo programa e que novas vagas também foram disponibilizadas durante a realização do projeto Articulação, que aconteceu no bairro de Santa de Catarina, em julho do corrente ano. “Estamos na fase de matrícula, onde os responsáveis precisam levar a documentação da criança para efetivar sua participação no programa, que tem como proposta o desenvolvimento da cidadania, por meio de atividades que tirem as crianças e jovens da rua, fortalecendo os vínculos com a comunidade e prevenindo a violência”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário