segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Um olhar originário numa retrospectiva da arte macaense

24/10/2016 10:28:00 - Jornalista: Marilene Carvalho
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma pintura onde tem morro de pedras, um rio e uma árvore seca
Foto: Divulgação
Talentos da cidade expõem obras dentro de diversas manifestações artísticas
A expressiva geração que revolucionou o universo artístico de Macaé, fazendo história nos anos 70 e 80, vai aportar com sua rica bagagem na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, na terça-feira (25), levando até o público a abertura de "Um olhar originário". A mostra, em sua configuração coletiva, revela preocupação com as manifestações artísticas, com a natureza (preservação e encantamento), com as questões sociais e o dia a dia das pessoas. Nela estão representados o circo, a mística, a música, a dança, revelando referências literárias, o gestual, placidez e movimento, mas essencialmente luzes e cores exuberantes.
Também compõem o tributo a esta geração de artistas que marcou época na cidade, algumas obras de Marco Aurélio Corrêa, Nilton Curvelo e Maria Klonowska (in memorian). Um olhar originário inclui ainda trabalhos em arte gráfica e fotografia, que se traduzem como genuíno resgate cultural. Um convite e incentivo especial oferecido pela Fundação Macaé de Cultura para que continuem a produzir e brindar os macaenses com o talento de suas obras.

- A turma não se reunia para discutir destino, trilhava o seu caminho. Uns estudaram técnicas, frequentaram cursos, observaram a história da criação artística e escolheram linguagens. Havia uns poucos egressos da Escolinha de Artes dirigida por Dona Maria José Guedes, mas a principal característica deste grupo é ser formado por autodidatas - comenta o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Claudio Santos, idealizador, entusiasta e curador da mostra.

Expositores: Rui Jorge Machado (Jojó), Manoel Reis, Nato Reis, Sérvulo Miranda, Iezi Bastos, Eisaburo Mori, D. Dezy Celem, Izaac de Souza, Sandra Wyatt, Martinho Santafé, Luiz Cláudio Bittencourt (Dunga), Jailton Machado, Vanderlei Gil, Livio Campos, Romulo Campos, Vicente Klonowski.

Exposição está disponível para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, o endereço é Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário