quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Alunos da rede municipal de ensino participam de evento de conscientização sobre uso de agrotóxicos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 03/12/2016 14:57

  • / PREVENÇÃO / 03/12/2016 14:57

    O grupo folclórico “Pirão de Açaí”, da UP Nazaré, criado em 2010, foi uma das atrações no evento de combate ao uso de agrotóxicos desta manhã


Alunos da rede municipal de ensino de Belém participaram, na manhã deste sábado (03), na praça Batista Campos, de ação realizada pelo Ministério Público do Estado, em parceria com a prefeitura de Belém, de conscientização ambiental e combate ao uso dos agrotóxicos nos alimentos consumidos.
“Felizmente, hoje, o uso do agrotóxico está sendo percebido pela sociedade como algo nocivo à saúde humana. Estamos buscando educar os alunos da rede municipal para zelar pelo ambiente, alimentando-se bem, sem precisar lançar produtos nocivos à saúde e à natureza”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Walmir Moraes.   
O projeto “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia” é exemplo desse pensamento. A iniciativa foi um grande avanço para a educação municipal, que proporcionou ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o prêmio de Prefeito Amigo da Criança neste ano. O projeto não somente leva às escolas a produção de alimentos orgânicos como também incentiva os alunos a ter, dentro das suas próprias casas, uma horta de verduras e frutas.
“O projeto melhorou bastante a vida das nossas crianças. Elas adoram açaí, por exemplo, mas também temos que inserir as hortaliças na alimentação delas. Temos alunos que começaram a fazer em casa sua própria horta. Eles estão muito mais preocupados do que antes em ter uma alimentação saudável”, contou a coordenadora da Unidade Pedagógica Nazaré (UP Nazaré), Nilza Quaresma.    
“Em casa, eu plantei bacuri, jambu e pupunha. Tudo que aprendo na escola com a horta de lá, levo para fazer em casa”, relata Mickael Pastana, de 13 anos. “Ainda vai demorar para dar fruta, mas eu cuido muito bem das minhas plantas, jogo adubo e rego bastante porque tem chovido pouco”, analisa o estudante do 5° ano, morador da Ilha Grande.
Arte para educar
O grupo folclórico “Pirão de Açaí”, da UP Nazaré, criado em 2010, foi uma das atrações no evento de combate ao uso de agrotóxicos desta manhã. Os alunos dançaram carimbó ao som de músicas criadas pelo pedagogo Raimundo Cecílio Trindade Ferreira. “A proposta é divulgar a vida dos ribeirinhos através da música, dança e contação de história. Primeiro, comecei com uma turma, porém foi se expandido para toda a escola. Hoje, nós temos da educação infantil ao quinto ano”, explicou o professor. “Foi contando as histórias do povo ribeirinho, da mata e do rio que busquei conscientizar nossas crianças e passar a mensagem de preservação adiante”, complementou.
O evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Pará e contou com a participação da prefeitura de Belém, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Iacitata, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Instituto de Pesquisa Científica (Embrapa), entre outras entidades envolvidas com o tema.  
Texto: Caroline Torres
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (AMAE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário