quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Crianças se divertem em passeio no Parque Atalaia

08/12/2016 17:25:00 - Jornalista: Laís Monteiro
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças brincando
Foto: Divulgação
Visitação contou com a participação de atendidos no Programa de Doença Falciforme
Olhares curiosos de 44 crianças tomaram conta do Parque Natural Municipal Atalaia nesta quinta-feira (8). Com muita alegria, as crianças que são portadoras de doença falciforme e seus pais comemoraram mais um ano. A confraternização teve como tema "A importância de se empenhar nos estudos".
Para que as crianças se empenhem no aprendizado, elas receberam livros que ensinam a lidar com sentimentos e um kit escolar. Não faltou animação e muita brincadeira com os palhaços que alegraram o evento organizado pelo Programa de Anemia Falciforme da Secretaria Municipal de Saúde.

Um lanche com guloseimas adoçou a manhã da garotada. A programação contou ainda com uma palestra sobre educação ambiental com o biólogo e gestor do parque, Alexandre Bezerra de Souza, que ensinou de forma divertida como preservar a Mata Atlântica.

Doença Falciforme - Ainda pouco conhecida, a doença falciforme é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), o que acaba dificultando a circulação de oxigênio nos tecidos. Os principais sintomas são: anemia crônica; dores nas articulações; dores abdominais; infecções; infartos pulmonares; retardo do crescimento e maturidade sexual; AVC e comprometimento da função de órgãos, sistemas ou aparelhos.

A pediatra do Programa de Doença Falciforme, Clara Ramos, lembra que a confraternização é um momento de alegria que é fundamental para os pacientes. "É tempo de comemorar todas as vitórias do ano. Poder proporcionar alegria para os pacientes e pais que já têm uma luta diária de controle da doença é gratificante", afirmou.

A filha da José Sales, Lara de 4 anos, é atendida pelo projeto e estava aproveitando o passeio e as brincadeiras no Parque Atalaia. José conta que a filha ficou encantada ao ter contato com a natureza. "Ela amou o parque, as brincadeiras e ficou apaixonada por poder ver uma ave de perto", contou.

Servidora e voluntária do evento Monalisa Scheffel destaca que o evento é fruto de parcerias importantes para poder realizar a festa. "Nós reunimos pessoas que abraçaram a ideia e se disponibilizaram em estar aqui para animar a festa. Com um pouquinho de cada pessoa conseguimos fazer um evento lindo para as crianças", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário