quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Feira do Conhecimento começa nesta quinta-feira

07/12/2016 11:50:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
fachada da cidade universitária
Foto: Rui Porto Filho
Tudo pronto para o maior evento de compartilhamento do saber de Macaé
O que é conhecimento? A resposta a esta pergunta está na Feira do Conhecimento, iniciativa inédita do poder público, que acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 (de quinta-feira a sábado), das 10h às 21h, na Cidade Universitária, em Macaé, que vem se estabelecendo como a Cidade do Conhecimento, construindo o futuro por meio da produção e transmissão do saber.
Durante os três dias, a feira, realizada pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), em parceria com demais órgãos municipais e em colaboração com a iniciativa privada, oferecerá possibilidades ao público para passear por diversas esferas do conhecimento em 11 horas seguidas por dia de educação, ciências, tecnologias, inovação e cultura. A feira é aberta ao público.

- Macaé está no caminho para se tornar um modelo de Cidade do Conhecimento. Os investimentos da municipalidade têm sido vigorosos e o mercado reconhece as oportunidades. Instituições de ensino de vários segmentos encontram público em nossa cidade. Por isso, uma feira com o intuito de trabalhar a troca de saberes é fundamental para fomentar essa perspectiva. O resultado deste novo cenário tende a refletir uma sociedade mais justa e, portanto, mais equilibrada – destacou o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.

O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, disse que o convite é para que todas as pessoas interessadas em educação, cultura, ciências, tecnologias e nas demais vertentes do conhecimento, visitem o evento.

- Reconhecemos que a nossa cidade já vem se desenvolvendo na economia do conhecimento. A Feira foi pensada pelo poder público municipal, justamente, para que consagremos essa vocação que promete ser o nosso futuro. As maiores iniciativas da educação local estarão presentes e permitiremos que todos conheçam o que é produzido aqui. Com a feira, deixaremos marcas que ficarão para sempre. Viva a Feira de uma cidade que já é do conhecimento!, enfatizou.

Junto à Feira do Conhecimento acontece, nos dias oito e nove, o Encontro em Humanidades, da UFRJ-Campus Macaé, em parceria com a Funemac e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A inscrição será durante a Feira, na entrada do Auditório do Bloco B, e os participantes receberão certificado. O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) também estará presente nos dias nove e 10, com o tema "Animal Allies", realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a instituição americana First e o Grupo Lego, da Dinamarca. Esta etapa tem apoio da Funemac e da Secretaria Municipal de Educação de Macaé (Semed) e reunirá 340 alunos de 34 equipes.

A Feira receberá ainda mostra de trabalhos acadêmicos de pesquisas produzidas por alunos dos diversos cursos superiores oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Cidade Universitária – FeMASS, UFF e UFRJ -, saraus literários, lançamentos de livros, shows de jazz e com a cantora Kynnie Williams, que participou do The Voice Brasil, equipes de contação de histórias, oficinas, seminários e outras atrações. Entre os órgãos municipais parceiros do evento estão a Fundação Macaé de Cultura (FMC), a Agência de Trabalho e Renda (Agetrab) e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Outras possibilidades do conhecimento estarão ao alcance do público que visitar a Feira, como o programa Conhecendo a Cidade Universitária, desenvolvido pela Funemac, por meio da Superintendência Acadêmica. O Conhecendo a Cidade Universitária recebe a visita das escolas do município e região e também vai às comunidades apresentando o que o campus oferece, como laboratórios e os demais espaços onde se produzem ciências, inovação e tecnologias na Cidade Universitária. São 18 cursos de graduação e cinco de pós-graduação.

O público participará também de mesa de empreendedorismo com as Empresas Juniores do município, palestras e estandes de editoras. A programação contempla atrações variadas o tempo todo para todos os gostos e idades. A estrutura está sendo montada para melhor receber o público e a gastronomia contará com food trucks e bike foods temáticos.

A Cidade Universitária está sediada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, e a sua localização é de fácil acesso, em frente ao Shopping Plaza Macaé. A mascote Cora estará presente.

Clique aqui para conferir a programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário