quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Jogos da Integração movimentam rede municipal

07/12/2016 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto no momento do gol
Foto: Rui Porto Filho
Estudantes interagem com colegas de outras unidades
O calendário esportivo da rede municipal foi encerrado nesta quarta-feira (7) com os Jogos da Integração. A programação, realizada na quadra do Ciep Leonel de Moura Brizola, envolveu alunos das escolas Samuel Brust (Barra), Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Leonel de Moura Brizola (Barra) e Ciep Maringá (Campo do Oeste) em partidas de futsal masculino e feminino.
Durante o evento, que teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral e destacar valores como espírito de equipe e respeito, alunos atletas de bairros diferentes tiveram a oportunidade de se socializar. Os jogos contaram com apoio da equipe do projeto Escola com Vida e da Universidade Estácio de Sá, que disponibilizou graduandos de Educação Física para atuar como árbitros.

Antes do início dos Jogos, os estudantes fizeram um minuto de silêncio, como forma de solidariedade às vítimas do acidente na tragédia com o avião com os jogadores da Chapecoense.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a programação fecha o ano letivo na área esportiva com sucesso. "Em meio aos desafios, conseguimos movimentar as escolas com atividades culturais e esportivas. Destacamos valores como respeito e espírito de cooperação", conta.

Descoberta de talentos marca programação

A programação também serviu para descoberta e valorização de talentos. Thamires Barreto Dias, 14 anos, é uma delas. A aluna do Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola fez questão de se inscrever nos jogos. "Amo futsal e futebol de campo. Faço parte da equipe Macaense de Futebol e quero me tornar uma atleta profissional", comenta a atacante.

Outro estudante que sonha com a carreira de atleta é o participante Gutierre Aguiar da Conceição. O aluno do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, que já integrou a divisão de base do Botafogo, sonha em se tornar um jogador de futebol do grupo de elite. "Jogar futsal e futebol é maravilhoso. Queremos levar um troféu para a nossa escola", conta.

O futsal também atrai a atenção de atletas de outras modalidades. Natan Portugal é um deles: o aluno, que se dedica ao projeto de atletismo do Ciep Maringá e coleciona medalhas, também se envolveu nos jogos. "Amo esportes. O time do Maringá se preparou para fazer bonito", relata o aluno, acompanhado do professor de Educação Física, Hiller Franco.

O evento serviu não apenas para envolver jogadores, mas torcedores eufóricos. Entre os organizadores das torcidas estavam Anderson Fourny, Yuri Pereira e Yago Souther. Os alunos da unidade Maria Isabel Damasceno Simão aproveitaram para interagir com os estudantes das demais escolas. "Esta é a nossa chance de mostrar todo nosso potencial. Programações como esta devem acontecer sempre", fala Anderson.

João Vitor Passos, de 14 anos, festejou a programação. Em meio aos dribles, o estudante do Ciep Municipal Maringá fez questão de fazer amizade com alunos de outras escolas. "Gosto muito de futsal. Conheci muita gente legal nos Jogos. Participar de torneios nos deixa animados", conta.

No término dos Jogos da Integração, a Coordenação de Esportes da rede municipal entregou troféus e medalhas para as três melhores equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário