sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Marinha do Brasil diploma pescadores de Quissamã

    Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 14h22 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 15h18
    Curso foi realizado para habilitar e orientar a categoria
    Foto: Asilson dos Santos
    Foto: Asilson dos Santos
    Um grupo de 22 pescadores de Quissamã recebeu, nesta terça-feira (08), na sala de reunião do Parque de Exposições Renato Carneiro da Silva, o diploma do curso de Pescador Profissional (Pope) e a carteira de habilitação para o exercício da atividade. O curso foi ministrado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Macaé. A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos, deu apoio à qualificação.
    De acordo com o suboficial da Capitania dos Portos de Macaé, Paulo Tavares Barreto, o curso é uma exigência da Marinha para que os pescadores possam garantir seus direitos e tenham reconhecimento profissional, além de receber orientações que contribuem no exercício da atividade.
    — O curso ensina noções de salvamento, de vida de bordo, como combater incêndio, além da parte de navegação. Todas essas abordagem vão agregar conhecimento para que eles não somente pesquem, mas saibam todas as normas de segurança do tráfego aquaviário, que é uma exigência federal. É uma maneira da Marinha controlar e permitir aos pescadores terem seus direitos mantidos”, afirmou o suboficial Barreto, ressaltando que a carteira profissional tem que ser renovada a cada 5 anos, sem custo adicional, a não ser a taxa de recolhimento.
    Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos de Quissamã, Jorge Penha, toda iniciativa que objetiva a qualificação dos cidadãos de Quissamã merece apoio do poder público.
    — Sabemos o quanto essa qualificação é importante para nossos pescadores, pois vai permitir a condução das embarcações pesqueiras com mais segurança", ressaltou.
    Quem participou do curso se disse satisfeito com o que aprendeu. Foi o caso do pescador Rodrigo de Paula Azevedo. “Essa carteira é muito importante para quem exerce a profissão, assim tenho recursos e estou legalizado”, afirmou. O curso durou 15 dias. Os participantes são da Colônia de Pesca Z-27.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário