quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

'O Encanto de Uma Noite Francesa' será apresentado no Teatro Municipal

05/12/2016 17:13:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Foto de atores em cena
Foto: Divulgação
Beleza e requinte estarão no teatro nesta terça-feira, às 19 horas
Nesta terça-feira (6), o Teatro Municipal será palco da beleza e do requinte da arte francesa com o Festival de Curta com Teatro "Uma Noite Francesa", às 19 horas. Estarão inseridos no evento as apresentações do curta-metragem francês "Os Três Inventores", de Michel Ocelot, e do espetáculo "Pela Janela", também francês, de Georges Feydeau - considerado um dos maiores dramaturgos da história do teatro francês. Suas peças continuam sendo encenadas todos os anos em Paris.
O ingresso para o festival é gratuito, porém os organizadores convidam o público a doar um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a uma instituição filantrópica local.

Esse evento faz parte do Festival Franco-Brasileiro Curta com Teatro de Filmes e peças culturais, patrocinado pela empresa EDF Norte Fluminense. Iniciado em Paris pela atriz franco-brasileira Hissa de Urkiola, sendo uma versão contemporânea dos salões parisienses do século XIX.

Apresentações

'Os Três Inventores'


Autoria de Michel Ocelot, conta a história de uma família de três inventores, do século 18, que criam belas máquinas úteis. Animação e ficção, filmado em 1980, com duração de 13 minutos.

'Pela Janela'

Autoria de George Feydeau, traduzido por Hissa de Urkiola. Conta a história de uma visita inesperada que um advogado recebe de uma vizinha desconhecida, pedindo um favor inusitado insistindo que o advogado vá até a janela dela para que o seu marido os vejam juntos. Outras cenas vistas pela janela vão mudando o curso da história.

Sobre o festival

Desde 2013 o Festival Curta com Teatro faz parte da programação cultural do Forte de Copacabana e do museu Conde de Linhares no Rio de Janeiro. Metade da programação do Festival é de autores franceses, a outra metade de autores e cineastas brasileiros.

A idealizadora e mentora do projeto Hissa Urkiola lembra que o Curta com Teatro é uma continuidade do trabalho iniciado em Paris, onde interpretou a cigana Esmeralda, citada no livro sobre moradores da ilha de Saint-Louis, de Victor Hugo. "Criamos uma versão contemporânea dos salões parisienses do século XIX nessa ilha, centro de Paris que todos os domingos, durante dois anos, desenvolvíamos um programa em francês e inglês, com peças, filmes e improvisos", informa Hissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário