quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Primeira turma do CAPS se forma nesta quinta-feira (8)

    Acessos: 29
    Solenidade será às 14h, no auditório da Prefeitura de Quissamã
    Foto: Adilson dos Santos/PMQ
    Foto: Adilson dos Santos/PMQ
    A 1ª turma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Quissamã, no Projeto de Extensão do IFF, que tem como lema “Borboletas são flores que aprenderam a voar”, será formada em solenidade a ser realizada nesta quinta-feira (8/12), a partir de 14h, no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Quissamã. A turma do curso iniciado em novembro de 2015 conta com 28 usuários.
    A chefe do CAPS em Quissamã, Elizabeth de Azevedo, fala sobre o trabalho de parceria com o IFF.
    “Os usuários participam de atividades de socialização e integração social, todas às quintas-feiras, no IFF Quissamã, no turno da manhã. Os pacientes são acompanhados de profissionais do CAPS, pelo professor do IFF, Alfeu Garcia Junior, e também por alunos bolsistas. Essa parceria proporcionou novas formas de acolhimento e de convivência, além de funcionar como um dos elementos organizadores da rede de cuidados em saúde mental, conforme diretrizes propostas”, afirma Elizabeth.
    Cada usuário do grupo recebeu uma blusa e uma pasta com caneta e caderno, por meio do IFF, que também serviu, durante o período, lanche para participantes do Projeto de Extensão.
    São 15 anos - O CAPS comemorou 15 anos de atividades em outubro deste ano. O espaço funciona no bairro Piteiras e conta com uma equipe formada por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, acompanhante terapêutico, técnico de enfermagem e pessoal de apoio. Eles têm acesso a oficinas terapêuticas, dançarela, tapeçarias, artesanato, oficinas de geração de renda e produção de horta.
    A unidade foi inaugurada em outubro de 2001 e funciona de segunda a sexta-feira, no período de 8h às 17h. O serviço tem como público, pacientes com transtornos mentais graves, a partir dos 16 anos, que apresentam histórico de internações psiquiátricas, isolamento social e prejuízo cognitivo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário