domingo, 30 de junho de 2013

Marcela é enterrada em clima de comoção na tarde de domingo





A atleta de nado sincronizado do Flamengo Marcela Pereira, de 23 anos, foi sepultada na tarde deste domingo (30) no Cemitério São João Batista, na zona sul do Rio de Janeiro. Em clima de comoção, o enterro foi acompanhado por muitos companheiros de Marcela da equipe de nado sincronizado do clube da Gávea, além das gêmeas Bia e Branca Figueiredo. O caixão da atleta, morta em um acidente de carro no sábado, foi carregado por seguranças do Flamengo e estava coberto por uma bandeira do Rubro-Negro.
 


O final do velório foi marcado por muitas orações e palmas para Marcela. Uniformizadas, atletas do nado sincronizado do Flamengo entoaram o grito de guerra da equipe, “Força, raça, Mengo!”. Uma faixa em uma coroa de flores exaltava o espírito de time: “Nenhuma de nós é tão boa quanto todas nós juntas”. Os pais, Jair e Ana Ramalho, recebiam o conforto a todo instante:


- Amei muito a Marcela nestes 23 anos. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio - disse Jair.

O acidente que culminou na morte de Marcela aconteceu a caminho de Macaé, no norte fluminense. O carro dirigido pelo namorado da jovem, Vitor Geagea, foi atingido por uma carreta que tentava ultrapassar o automóvel e outra carreta que estava à frente. A irmã e o cunhado de Marcela também estavam no veículo e sofreram ferimentos, assim como Vitor.


Marcela integrava o elenco do Flamengo há 13 anos e foi dez vezes campeã brasileira de nado sincronizado. A atleta também integrou as seleções brasileiras juvenil e júnior entre 2005 e 2008. A jovem dividia o seu tempo entre os treinamentos na Gávea e a faculdade de jornalismo, e descartava disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, por não poder se dedicar integralmente ao esporte.


Momento emocionante na tarde de domingo no Rio.

 
A jovem Marcela e sua  labradora de estimação, Xica.

Brasil detona a Espanha no Maracanã e conquista sua quarta Copa das Confederações



Com um gol de Fred logo no primeiro minuto de partida, o Brasil não teve dificuldades para vencer a Espanha, atual campeã mundial e bicampeã da Europa, por 3 a 0, neste domingo, no Maracanã, e conquistar a sua quarta Copa das Confederações, repetindo o feito de 1997, 2005 e 2009. 

Os outros gols brasileiros foram de Neymar (44min do primeiro tempo) e novamente de Fred (2min do segundo tempo). 


O zagueiro espanhol Sergio Ramos chutou um pênalti para fora, aos 8min do segundo tempo, quando o placar já estava 3 a 0, e o zagueiro Piqué foi expulso aos 22min da segunda etapa, por cometer uma falta em Neymar. 


Com os dois tentos desta noite, Fred terminou a competição como artilheiro ao lado do espanhol Fernando Torres, que foi titular neste domingo. Os dois atletas anotaram cinco tentos no torneio. 


Durante a cerimônia que antecedeu a partida, dançarinos voluntários vestidos de bolas de futebol mostraram uma faixa em protesto à privatização do Maracanã e também contra a homofobia. 


Além do gol bem no começo do confronto, o Brasil foi bem na marcação. Luiz Gustavo e Paulinho impediram que Xavi e Iniesta conseguissem ter muito espaço para dominar.
Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0, David Luiz salvou ao tirar a bola quase em cima da risca após chute de Pedro.

PDT DE MACAÉ RECEBE A VISITA DE MIRO TEIXEIRA

 
Deputado Miro Teixeira


O deputado federal e pré-candidato à sucessão ao governo do estado, Miro Texeira-PDT-RJ, esteve em visita neste sábado (29) em Macaé. Foi recebido por lideranças políticas, antigos brizolistas.


 Coube ao  conceituado médico ex-vereador Humberto Mattos de Assumpção, presidente do diretório do PDT em Macaé,  recepcionar o ilustre parlamentar. 

O estimado visitante que é um velho conhecido dos macaenses,  lembrou da época que vinha à Macaé, a convite do saudoso deputado Claudio Moacyr de Azevedo, "homem público que muito contribuiu para o desenvolvimento de Macaé e o Estado do Rio, foi um baluarte que lutou bravamente para dotar a primeira faculdade na cidade de Macaé.", disse.


 A visita de Miro Teixeira na cidade, foi das mais concorridas, sendo prestigiada por políticos conhecidos no município e região. O vereador Julinho do Aeroporto, participou do encontro, onde solicitou ao deputado Miro Teixeira, que seja um intermediador junto as autoridades em Brasilia,  por uma série de melhoria no município.

Aprovação nacional a Dilma despenca de 57% a 30% em três semanas

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou.
A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.
Proposta de plebiscito tem apoio de 68%
Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.
Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou. A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.


Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.


A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).


Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

Fonte: Folha de S.Paulo

QUISSAMÃ: Após 13 anos, praça do bairro Piteiras recebe melhorias


]
Foto: Adilson dos SantosEntrega das obras de reforma da praça Cláudio Moacyr de Azevedo - Foto: Adilson dos Santos  “Nunca recebemos esse carinho, essa atenção do governo municipal”. O comentário foi feito pelo presidente da Associação de Moradores dos bairros do Carmo e Piteiras, Marcos Rosa, durante a entrega das obras de reforma da praça Cláudio Moacyr de Azevedo, na noite de sexta-feira (28). A solenidade reuniu o prefeito Octávio Carneiro, secretários, vereadores, comerciantes e moradores do bairro Piteiras.
Foto: Adilson dos SantosEntrega das obras de reforma da praça Cláudio Moacyr de Azevedo - Foto: Adilson dos Santos 
O prefeito adiantou que outras praças serão recuperadas ainda este ano. “Já reformulamos a praça da Penha e agora estamos aqui na praça Cláudio Moacyr. Em breve, vamos beneficiar os moradores do Canto da Saudade e do Carmo. Essa área nas Piteiras foi inaugurada em 2000, também no meu mandato, e ficou 13 anos sem nenhum trabalho de manutenção. Vamos trabalhar com determinação para garantir opções de esporte e lazer para os quissamaenses”, ressaltou Octávio.


O secretário municipal de Obras, Junio Selem Pinto, também ressaltou o empenho da atual administração na recuperação de estradas e na rede de iluminação. “Estamos focados em oferecer serviços de qualidade às comunidades”, completou.


Participaram ainda da entrega da reforma da praça Cláudio Moacyr de Azevedo os secretários municipais de Governo, Ana Alice de Barcelos; de Administração, João Cândido; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Geraldo de Paula; de Agricultura e Pesca, Jorge da Penha; o presidente da EMHAQ, George Selem; além dos vereadores Marcelo Batista (presidente da Câmara), Kitiely Freitas, Ronaldo Costa, Luiz Carlos Fonseca Lopes, Jorge Gomes e Marcos Silva.

Macaé realiza Terceira Conferência Municipal da Cultura



Foto: José Silva
A 3ª Conferência Municipal de Cultura começou na noite desta sexta-feira (28), no auditório da Cidade Universitária, em Macaé. Na abertura, o vice-prefeito, Danilo Funke, afirmou que o encontro busca elaborar propostas de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município. “A cultura tem que ser o instrumento de melhoria da democratização com espaço para todos e integração”, frisou. Os trabalhos continuam neste sábado (29), até às 18h, com a discussão de quatro eixos e eleição de delegados para as etapas estadual e nacional.


De acordo com o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca, a proposta do governo é realizar a gestão compartilhada com os representantes de diversos segmentos da cultura. Outro intuito é contribuir com o bom direcionamento dos recursos disponíveis. “A ideia é que Macaé não seja reconhecida apenas como capital nacional do petróleo. Nosso desejo é ser referência também na cultura. E, para isso, precisamos elaborar com responsabilidade o Plano Municipal da Cultura alinhado com as diretrizes estadual e nacional”, ressaltou o secretário durante a conferência.


A Conferência que encerrou neste sábado (29) registrou  os seguintes eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura como Desenvolvimento Sustentável. Os interessados ainda podem participar com o preenchimento da ficha de inscrição no local do evento.


O encontro ainda debaterá sobre a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura, a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, além de experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos Planos de Cultura.


O vice-presidente da FMC e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo de Tarso, destacou que a conferência é um marco histórico para a cidade. “O poder público deve ser sempre o mediador, mas as proposições precisam partir dos diversos segmentos da sociedade que pensam políticas públicas para a cultura”, acrescentou.


A 3ª Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano.

ACIDENTE NA BR 101 TIRA A VIDA DE ATLETA



Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em um acidente envolvendo uma carreta carregada com mármore, um caminhão que transportava frutas e legumes e um carro de passeio, na madrugada deste sábado (29), no km 159 da BR-101, em Macaé. 
 
Marcela Pereira, de 22 anos, atleta do nado sincronizado do Flamengo, morreu no começo da madrugada deste sábado (29) em um acidente de carro, no Km 159 da BR-101, a caminho de Macaé, na Baixada Litorânea. No acidente, outras três pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Público de Macaé (HPM). A que sofreu ferimentos leves já foi liberada. O carro em que Marcela estava fazia uma ultrapassagem, mas acabou batendo em uma carreta que transportava frutas e legumes. Uma outra carreta carregada com 60 toneladas de mármore, também se envolveu no acidente. O congestionamento no local chegou a cinco quilômetros e o trânsito fluiu no sistema de pare e siga.

Atleta Marcela Pereira morre em acidente de carro. (Foto: Reprodução / Inter TV) (Foto: Reprodução / Inter TV)
Parte da carreta carregada com mármore ficou sobre a ponte do Rio São Pedro. Policiais da Policia Rodoviária Federal e funcionários da concessionária que administra a rodovia passaram o dia trabalhando na desobstrução da via.


Testemunhas que estavam no local disseram que um carro tentou uma ultrapassagem e acabou batendo no caminhão que transportava frutas e legumes. Uma carreta que transportava dois containers, com 60 toneladas de mármore, também acabou se envolvendo no acidente. Dos quatro ocupantes do carro, uma morreu no local, dois ficaram gravemente feridos e uma em estado moderado. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Público de Macaé (HPM). Apenas o motorista de um dos caminhões teve ferimentos leves e foi liberado no local.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou neste sábado a morte da nadadora brasileira Marcela Pereira, de apenas 22 anos. Ela foi atleta do nado sincronizado do Flamengo, onde foi pentacampeã brasileira, e fez parte das seleções brasileiras juvenil e júnior entre 2005 e 2008.

O Flamengo publicou em seu site a notícia do falecimento da atleta e manifestou toda a solidariedade à família de Marcela.


O sepultamento de Marcela está marcado para este domingo, às 16h, no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.


Confira um trecho da publicação feita no site oficial do Flamengo:

O Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua solidariedade à família da atleta Marcela Ramalho Pereira, que faleceu na manhã deste sábado (29.06), em um acidente de carro. Marcela tinha 22 anos e era atleta laureada do Flamengo. Pelo Mais Querido, foi pentacampeã brasileira e era um dos maiores orgulhos do clube por ter crescido dentro da Gávea e honrado o manto sagrado como poucos.

sábado, 29 de junho de 2013

  Sede Prefeitura Municipal de Quissamã Estado do Rio.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

INSG/Castelo promove Festa Junina solidária pelos seus 50 anos



Comidas típicas, música, dança, diversão, alegria e, sobretudo, solidariedade. Esses são os ingredientes do Arraiá dos 50 anos do instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé - RJ. A festa Junina acontece neste sábado, dia 29 de junho, das 10h30 ás 21h, na quadra do colégio. Além de celebrar o cinquentenário da escola, o evento vai beneficiar projetos sociais e dar a jovens macaenses a oportunidade de participarem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A entrada antecipada já está à venda por R$ 5 reais, na tesouraria da instituição. No dia 24, o valor do ingresso será de R$ 7 reais.


Haverá barracas de pizzas, caldos, salgados, doces, salsichão, cachorro quente, correio do amo, pescaria, mundo mágico, brinquedos, jogos eletrônico e muito mais. Para aqueles que quiserem almoçar no local, também será servido refeições nas opções estrogonofe e churrasco.


Dentre as atrações especiais deste ano, está a quadrilha do terceiro ano do ensino médio, que foi inspirada no trabalho do carnavalesco Paulo Barros, que ficou famoso por utilizar técnicas de ilusionismo nos desfiles da Escola de Samba Unidos da Tijuca. “Os integrantes vão trocar de roupa durante a quadrilha, fazendo uma alusão à passagem do tempo nesses 50 anos”, antecipou a coordenadora de eventos do INSG/Castelo, Christine Ximenez. Os demais estudantes do ensino médio trarão estandartes dos 50 anos. 


No fundamental, as crianças tocarão triângulo e pandeiro (4º ano) e haverá uma quadrilha inteira de noivos e noivas (5º ano). Ainda para celebrar os 50 anos da escola, será montado um telão e um stand com fotos e informações sobre momentos marcantes de 1963 até 2013 - como as festas juninas dos anos anteriores.


Confira as obras sociais beneficiadas - O dinheiro arrecadado durante a Festa Junina será destinado ao Oratório Dom Bosco, Fazenda Esperança, Paróquia São Paulo Apóstolo e outras obras sociais salesianas. O Oratório Dom Bosco oferece, gratuitamente, cursos de informática (básico e avançado), atividades esportivas e recreativas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Já a Fazenda Esperança é um projeto social mantido pela Paróquia São João Batista, que cuida e abriga dependentes químicos. Por fim, o dinheiro também será utilizado para viabilizar a participação de jovens da Paróquia São Paulo Apóstolo na JMJ, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Norte Fluminense: Tarifas de ônibus intermunicipais têm valor reduzido

As linhas intermunicipais nas regiões Norte e Noroeste do Rio também tiveram redução na tarifa do transporte público. A redução foi publicada no Diário Oficial do estado e a partir da zero hora desta quarta-feira (26) as tarifas voltaram ao valor antigo. A queda do preço vale para as 1.590 linhas intermunicipais de todo o estado do Rio de Janeiro.

Veja algumas mudanças:

Empresa Brasil -  linha Campos/Itaperuna-   cobrava R$ 21 e agora vai cobrar R$ 20.

Campostur -  linha Campos/São João da Barra -  cobrava R$ 8,50 e reduziu para R$ 8,00

Empresa 1001 -  linha Campos/Macaé- cobrava R$ 22,53 e tarifa foi para R$ 21,46.

Já a linha Campos/Rio de Janeiro, também da 1001, teve redução de R$ 72,34 para R$ 64,23.

A redução do preço da passagem cumpre o Decreto Nº 44.266, de 21 de junho, publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (24), que determina que os valores das tarifas intermunicipais retornem ao valor estabelecido na Portaria Detro/Pres Nº 1101 de 20/12/2012.

Aluno salesiano participa da Copa das Confederações da FIFA




Estar entre os melhores do mundo é o sonho de quase todo profissional. Para o estudante do curso de Jornalismo da Faculdade Salesiana de Macaé, Rui Porto Filho (fotos), esse sonho está prestes a se tornar realidade. Ele está fotografando a Copa das Confederações, que iniciou 15 e  termina 30 de junho, em seis capitais brasileiras. Ao lado dos melhores repórteres fotográficos da atualidade, ele espera capturar imagens que lhe garantam uma vaga para cobrir a Copa do Mundo de 2014.



Há 15 anos trabalhando com fotografia, foi após ter iniciado o curso de Jornalismo que ele diz ter aprimorado o seu olhar. “O curso me ajudou a encontrar novos ângulos para um mesmo assunto, sair do senso comum, visualizar diferentes abordagens para um tema”, disse.



Rui que começou a trabalhar com fotojornalismo em 2004, afirma que não dá para se tornar um bom profissional sem qualificação. “Eu já tinha feito cursos livres de fotografia. Com a graduação, aperfeiçoei a linguagem jornalística e as coisas foram acontecendo”.



Em 2009, ele iniciou a parceria com a agência paulista Fotoarena. E, desde então, fez várias pautas nacionais, como a queda do helicóptero na Bacia de Campos e incursões do BOPE e Policia Federal em Macaé. Algumas dessas pautas renderam ao fotógrafo a publicação de fotos na Veja e na Revista Exame. E abriram portas para que ele fosse contratado como freelancer pelo Correio Brasiliense, Jornal Valor Econômico e Editora Abril.



Mas foi na cobertura esportiva que Rui acabou se destacando. Com a reabertura do Estádio Cláudio Moacyr em 2010 e os jogos do campeonato carioca e brasileiro acontecendo na cidade, a publicação das suas fotos em jornais como O Globo, Lance!, Extra e O Dia foram se tornando recorrentes - inclusive na capa. Recentemente, ele fotografou o jogo de reabertura do Maracanã junto da imprensa internacional, na partida Brasil x Inglaterra, no dia 2 de junho.



- Chegar até aqui é resultado de uma trajetória de grande esforço. Em um mundo em que a imagem fala por si mesma, acho que o fotojornalismo deveria ser mais valorizado na região. Inclusive esse é o tema da monografia que estou desenvolvendo. Até porque é uma área rentável para quem tem equipamentos próprios e de qualidade.


Atualmente, Rui trabalha como coordenador de fotografia na Prefeitura de Macaé, é parceiro da Fotoarena e da Agência Internacional Getty Images, que é a agência oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil.

AGENDA POLÍTICA


Políticos movimentam Macaé neste sábado



Neste sábado Macaé terá grandes movimentações políticas, durante todo dia. As 10 horas uma grande militância partidária do jovem partido PEN 51, reúne nos salões da Câmara Municipal de Macaé, para a realização do primeiro encontro estadual. Está confirmada a presença de caravanas dos municípios de Conceição de Macabú, Madalena, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã. Bom Jardim, Rio das Ostras e outras cidades próximas.
 

 O encontro que foi cautelosamente organizado pelo pré candidato à deputado federal Dudu Jardim(foto), membro diretório local, serão debatidos  diferentes assuntos com relação ao momento político e as próximas eleições do ano que vem. Segundo fomos informados, cerca de 1000 pessoas estarão prestigiando o evento. 

OUTROS NOMES:


O deputado Miro Teixeira do PTB-RJ, agendou uma visita neste sábado à Macaé. Será recepcionado pelo vereador Julinho do Aeroporto, onde manterá contatos com os moradores da Barra de Macaé, principal reduto de pescadores da cidade.

Macaé recebe também a presença do jovem deputado Glauber Braga-PSB-RJ. O ilustre parlamentar friburguense, participa da cerimônia  de filiação partidária de novos membros do PSB no município.

O jovem parlamentar friburguense, tem se notabilizado no congresso  nacional, pela constante luta que vem realizando pelo fim do voto secreto na Câmara dos Deputados.

Deputado Glauber Braga,
 neste sábado em Macaé

NADA CONTRA OS MOVIMENTOS



Dr. Aluízio declara apoio aos movimentos 

de manifestação no município 

 

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, (foto) declara apoio aos movimentos de manifestação organizados no município para os próximos dias.

“Esta manifestação é nacional e uma cidade da envergadura de Macaé, que tem universitários, trabalhadores, petroleiros, uma sociedade civil bem organizada, jamais poderia ficar de fora de um movimento como este.
 

É um movimento que faz uma certa ressurgência no país, é um movimento de pessoas que querem um pouco mais de qualidade de vida e a sociedade de Macaé está madura para se portar desta forma. Estamos muito atentos a este tipo de movimento, até porque somos um pouco fruto dele também. Agora a questão é que a sociedade quer mais qualidade. Mais qualidade no transporte, mais qualidade na educação, mais qualidade na saúde e mais qualidade no relacionamento.

Macaé entra nessa pauta de forma protagonista, é uma cidade que não poderia jamais ficar de fora deste momento por tudo que representa no cenário nacional. Acabamos de sair agora de uma feira de petróleo, que foi extremamente rica no sentido de conhecimento e tecnologia, com Macaé adentrando agora em um polo tecnológico. Macaé é uma grande cidade e não poderia ficar de fora desse universo.
 

A pauta sobre mobilidade foi apenas a primeira, mas a pauta maior é o desejo de cidadania, a insatisfação com algumas coisas que acontecem no país que fazem parte da insatisfação humana. Estamos muito envolvidos para que tudo aconteça muito bem amanhã, o governo está muito envolvido para que esta manifestação seja pacífica. O governo tem conversado muito com a sociedade, com a Educação, com os funcionários da Saúde, valorizou o servidor municipal com o aumento de 9,5% e reajustando o auxílio alimentação.
 

Agora o governo quer conversar com a sociedade, porque a cidade é responsabilidade de todos nós. É essa sociedade que tem que se juntar e traçar o destino dela e o destino da sua cidade. Mas a mesma sociedade que faz a reivindicação é a sociedade que tem que respeitar a própria cidade e é isso que esperamos amanhã, que seja um movimento pacífico e ordeiro. Quando falo ordeiro não é de forma imperativa ou impositiva, mas sim ordem no sentido do respeito humano. A cidade precisa do respeito entre as pessoas e também do respeito à cidade e ao patrimônio.
 

Tenho certeza absoluta que este evento em Macaé vai reunir um grande número de pessoas e que será um dos mais organizados, um dos mais limpos, um dos mais bonitos do país, porque Macaé merece isso. Temos hoje uma sociedade madura e que precisa se comportar nas ruas com toda esta maturidade que a gente vem defendendo e promovendo e penso que estamos preparados para este momento. A sociedade macaense terá um grande grau de maturidade política. Será um grande evento para a cidade.
 

Este movimento é quase uma celebração. Quando a sociedade vai para a rua é porque ela amadureceu e temos que celebrar isso. Recebo a todos a hora que quiserem, estou extremamente disponível e tenho certeza que será um movimento pacífico e que as pessoas estão extremamente envolvidas para que tudo dê certo e da melhor maneira possível”.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

IV Festival Macaé de Cultura e Gastronomia começou nesta quinta-feira



  Na orla da Praia dos Cavaleiros continua com grande sucesso o IV Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. O Festival é realizado pelo Macaé Convention Visitors Bureau (CVB), através do primeiro Polo Gastronômico do Interior do Estado - Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Sebrae, Macaé CVB, e Prefeitura Municipal de Macaé. 


As degustações especiais oferecidas pelos 16 restaurantes participantes terão o custo de R$ 15. Dentre os estabelecimentos envolvidos no evento são: Durval, oferecendo o Cherne do Durval; a Estação da Praia irá apresentar o Polvo à espanhola; o Finalmente Creperia, elaborou o Crêpe Maltine; já o Finalmente Grill, criou o Cuscuz marroquino curry; no Ilhote, os clientes poderão saborear a Feijoada de frutos do mar; no Koni Store, os adeptos à comida japonesa saborearão o hotbowl de camarão; assim como no Tokyo, os amantes da culinária oriental vão provar o Tokyo Jow; no La Fazendinha, os participantes vão provar o Ninho de mignon ao Malbec; o Lucca Ristorante vai oferecer a bruschetta maialina; já no Parada do Chopp os interessados poderão degustar o frango ao creme de vinho; na Picanha do Zé I e II, será servido o Filé à francesa à moda do Zé; no Seu Adonias, será servido a Paleta de cordeiro com cuscuz marroquino; no Xote Baião, terá a carne de sol à moda de lampião; o Top Grill oferecerá o Siri au gratin. 


O IV Festival Macaé de Cultura e Gastronomia também vai contar com shows renomados. Na quinta-feira (27), a partir das 21h, show com o Leo Gandelman; na sexta-feira (28), às 21h, show com Liah Soares (violão e gaita); no dia 29, a partir das 21h, apresentação de Gabriel Leite. Para o evento, parte da orla estará interditada, entre as ruas Ministro Salgado Filho e a Viña Del Mar.


Para saborear as iguarias, o interessado poderá comprar os tickets nos próprios restaurantes.


O evento é uma oportunidade de reunir as famílias macaenses e os turistas para degustar a riqueza e a variedade da gastronomia e desfrutar bons momentos num ambiente aprazível.


O evento contará com oficinas gastronômicas ministradas por Ludmila Soeiro; Claude Troigros; Paula Prandini; Paquito; Massimo Torresan; Leonardo Coalhada. Os restaurantes participantes são: Durval Restaurante; Estação da Praia; Finalmente Creperia; Finalmente Grill; Koni Store Macaé; Ilhote Sul; La Fazendinha; Lucca Ristorante; Parada do Chopp; Picanha do Zé I e II; Seu Adonias; Tokyo; Top Grill; Xote Baião; e Deguster.

CARAPEBUS EM FOCO

Guarda Ambiental de Carapebus 

captura animais presos



A Guarda Ambiental de Carapebus capturou no último domingo (09), pássaros da espécie Coleiro, mais conhecidos como Pacacapim, que estavam em cativeiros, os animais foram encontrados na antiga estrada para a Praia de Carapebus, com gaiolas e 3 alçapão, que são armadilhas usadas para capturar as aves.


A Guardas Ambiental receberem a denúncia e intensificou o patrulhamento no local, ninguém foi preso, porém de acordo com o supervisor da Guarda Ambiental, Ricardo Maia, se fossem presos os responsáveis seriam encaminhados para a delegacia do município sob a acusação de crime ambiental e sofreriam as punições cabíveis.


Os responsáveis pela captura das aves foram os Guardas Ambientais André e Teodoro que estavam de plantão no dia.


Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Marcos dos Santos Silva, o patrulhamento foi intensificado com objetivo de coibir a prática do crime. “A população pode ajudar denunciando através dos números 153 ou 2768-9539 da Guarda Ambiental”, finalizou o secretário.


Crime Ambiental, são todas as formas de agressões ao meio ambiente e seus componentes, como fauna, flora, recursos naturais e patrimônio cultural. Manter animais em cativeiros bem como a prática maus-tratos sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA, é considerado Crime Ambiental.

QUISSAMÃ EM FOCO

Moradores de Piteiras recebem praça reformada nesta sexta-feira (28)


Foto: Adilson dos SantosSeguindo o cronograma de revitalização das praças e áreas de lazer do município, a Prefeitura de Quissamã entrega aos moradores do bairro Piteiras, nesta sexta-feira (28), a praça Cláudio Moacyr de Azevedo totalmente reformada, com evento de entrega marcado para às 18h.


O prefeito Octávio Carneiro visitou o local na tarde desta quinta-feira (27), acompanhado pelos secretários de Obras Junio Selem e de Esportes, Edi da Silva para verificar a conclusão das obras que incluíram pintura geral, colocação de novo alambrado na quadra de areia, revitalização da iluminação, reforma e pintura dos banheiros e do quiosque que também ganhou cobertura externa, reforma do parquinho infantil, paisagismo, colocação de muro de divisão e criação de área de estacionamento reformulada com barra de limitação.


O cessionário do quiosque da praça de Piteiras, Bento Santos Ferreira, o popular Quinho aprovou a nova reforma. “Estou muito satisfeito com a nova praça, pois além de eu trabalhar aqui no quiosque, sou morador do bairro e isso valoriza o lugar. Ficou ótima a obra, agora é preciso que a nossa comunidade colabore para manter esse patrimônio que é nosso mesmo, porque fazer uma obra dessas e as pessoas destruírem, não dá.”


Outro local visitado pelo prefeito e pelos secretários foi a quadra poliesportiva de Santa Catarina, que tem previsão de ser entregue à comunidade até o fim do segundo semestre. A quadra possui estrutura de concreto, arquibancada, vestuários e banheiros que serão reformados. A ideia do prefeito é de melhorar a estrutura geral do local.


“Estamos dando sequencia à recuperação de todas as praças e áreas de lazer da cidade. Em Santa Catarina por exemplo, a nossa ideia é transformar a quadra poliesportiva num mini ginásio porque a estrutura do local comporta e entendemos que a comunidade vai estar melhor atendida com um espaço mais bem estruturado para promover seus eventos, festas e praticar atividades esportivas”, destacou o prefeito.


O prefeito anunciou também que a cobertura da quadra de Barra do Furado será retirada, segundo as determinações do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), e colocada na quadra do Canto de Santo Antônio, como deseja há tempos essa comunidade.


No segundo semestre, serão iniciadas ainda, a reforma do Museu Casa Quissamã, ginásio poliesportivo, Parque de Exposições e parte da ciclovia nas proximidades do Carmo.

RIO DAS EM FOCO



Shows e procissão marítima 

celebram São Pedro

Foto: Deork Daniel
Foto de um grande público assistindo um show músical

Começou nesta quinta-feira, dia 27, a tradicional Festa de São Pedro em Rio das Ostras, que sempre é sucesso de público. As comemorações vão até domingo, dia 30 de junho, com shows, brincadeiras, barraquinhas de comidas típicas, missa e procissão de barcos, na Boca da Barra. A festa começa sempre às 18h. O evento, que celebra do Dia de São Pedro e do Pescador, 29 de junho, é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação de Moradores da Boca da Barra e da Colônia de Pescadores Z-22.


Nesta quinta-feira, dia 27, o show do “arraiá” acontece às 22h, com o Trio Forrozão. No dia 28, sexta-feira, a partir das 21h, tem apresentação da Quadrilha da Tia Joana. Em seguida, show com a dupla Marcelinho de Lima & Camargo. E encerrando a noite, quem se apresenta é Baiaco do Forró.


Já na tarde de sábado, dia 29, às 14h, tem missa solene na capela da Igreja Nossa Senhora de Lurdes, na Boca da Barra. Logo após, às 16h, a tradicional Procissão Marítima que conta com a participação diversas embarcações. A noite promete ser animada com apresentação, a partir das 21h30, da banda Chama Chuva e Baiaco do Forró


No domingo, dia 30, encerrando as festividades de São Pedro, às 21h, tem show do grupo Meninos de Goiás.

MACAÉ 200 ANOS

Fotogramas & Saudade’ será 

lançado no Solar dos Mellos



Foto: João Barreto
O Solar dos Mellos convida para o lançamento do livro Fotogramas & Saudade, que acontece no próximo sábado (29), às 19h. A obra é uma homenagem aos 200 anos de Macaé, e um presente do autor, Luiz Claudio Bittencourt, o Dunga, feita aos macaenses natos ou de coração, em forma de imagens e fatos registrados no período de 1975 a 1985. O trabalho é patrocinado por ele mesmo, que também assina as etapas de produção, desde a concepção à arte final, entregando a diagramação à Camila Moura Beppler.

 – Este é um trabalho de extremo significado e sentido. Primeiro porque aflora toda a sensibilidade de um cidadão que flanou em silêncio pelos cantos e recantos da cidade; e o sentido da obra é a grandeza do artista através da partilha – comenta a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Macaé, Gisele Muniz.

As 80 páginas do livro, de capa dura, formato retangular, coloração especial em quatro tons de sépia, mostram 180 fotografias clicadas com uma Olympus OM-1. Nelas estão registros de imagens de uma época que marca o início da transformação arquitetônica e cultural, vivida pela cidade, até então habitada por cerca de 30 mil pessoas, com todos os seus ambientes naturais e prédios históricos ainda intactos. De muito boa qualidade, o livro guarda o acervo completo de Dunga e será vendido a R$ 80.

Fotogramas & Saudade mostra os trampolins da Praia de Imbetiba, as obras de instalação da Petrobras, os ônibus urbanos da Autoviação Gaturamo, panorâmica da orla e bairro Cavaleiros, o incêndio do Hotel Brasília (em frente à Praça Washington Luiz), o casarão com escadaria da “Rua Direita”, que deu lugar à primeira agência do Bradesco, entre tantos outros “pedacinhos de saudade” que leva o leitor a viajar no tempo e na histórica da Princesinha do Atlântico.

– Meu grande inspirador foi Antônio Alvarez Parada, o Tonito, meu ex-vizinho e professor. A ele devo a reafirmação da necessidade iminente de perpetuação das imagens – conta Dunga, comentando ainda que a ideia do livro remete também às emoções de sua mostra produzida no Clube Ypiranga, visitada por quase 1.800 pessoas.

Ex- Latinete Andressa Urach

 exibe corpão na areia


Andressa Urach exibiu o corpão nas areias de uma praia do Rio de Janeiro, em um ensaio fotográfico realizado nesta quarta-feira, 10. A ex-latinete colocou um biquíni e posou à beira-mar, mostrando a ótima forma. Segundo sua assessoria de imprensa, ela foi uma das dez escolhidas dentre 27 mulheres para estrelar um vídeo para a 'Playboy America', sendo a terceira mais votada do concurso. As filmagens devem ser feitas no Brasil, na próxima semana.
Andressa Urach (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)Andressa Urach (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)
Andressa Urach (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)Andressa Urach posa à beira-mar (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)
Andressa Urach (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)A ex-Latinete exibe suas curvas (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)
  •  
Andressa Urach (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)Que calor!  (Foto: Clayton Militão/Fotorio News)

JOVENS DE MACAÉ DÃO DE SHOW DE DEMOCRACIA E CIDADANIA

Jovens vão as ruas e escrevem um belo 

capítulo para a história da democracia





Pouco mais de 100  jovens retornaram ontem as ruas de Macaé, dando uma demonstração civilidade e de respeito os direitos constitucionais. A maioria eram estudantes. Respeito de verdade, melhor aplicação com dinheiro  dos royalties, fim do monopólio no transporte coletivo em Macaé, não queremos a copa o importante é a melhorias  no programa da educação e  da saúde, essas  foram frases pintadas nos rostos, em cartazes e faixas durante o ato de protesto do “Vem pra rua Macaé”, que aconteceu na tarde desta quarta -feira, (26). A  concentração foi feita em frente ao Palácio Claudio Moacyr, momento antes de ser iniciada mais uma sessão ordinária na Câmara de vereadores. Um pequeno contingente de policiais militares acompanharam de longe, os acontecimentos. 



 Em certo momento, um grupo de vereadores liderado por Eduardo Cardoso, presidente da Câmara, tentaram dialogar com os jovens manifestantes, mas não tiveram  êxito, foram vaiados por alguns minutos.  "Parte da edilidade da cidade não merecem crédito e não correspondem  com anseios da comunidade há vários anos", foi o que disse uma jovem estudante que pediu para não ser identificada. Da sede do Legislativo o pequeno grupo de manifestantes seguiram  até a sede da Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Aluizio, na ocasião de maneira pacífica, fizeram entrega de um documento que pediam uma série de benfeitorias para cidade.



 Os carros e motos que passavam, eram acompanhados pelos manifestantes que, com rostos pintados de verde e amarelo, expressavam o seu dissabor com algum direito da sociedade não cumprido pelos governantes.

O movimento de ontem foi um demonstrativo que jovens estudantes de Macaé, sabem separar democraticamente o joio do trigo, não dando oportunidade de dialogarem com maus políticos. O evento merece registro especial, mais uma vez os nossos jovens mobilizaram  e deram uma demonstração de responsabilidade e civismo,  escreveram ontem, mais um belíssimo capítulo para a história da democracia.  Demonstraram que a democracia  em Macaé é  praticada em conformidade ao respeito à coisa pública, zelo pelo dinheiro do contribuinte  e com brasilidade.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cultura e Gastronomia:


  IV Festival Macaé começa 

nesta quinta-feira na orla dos Cavaleiros


A orla da Praia dos Cavaleiros recebe a partir desta quinta-feira (27) o IV Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. O Festival é realizado pelo Macaé Convention Visitors Bureau (CVB), através do primeiro Polo Gastronômico do Interior do Estado - Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Sebrae, Macaé CVB, e Prefeitura Municipal de Macaé. 


As degustações especiais oferecidas pelos 16 restaurantes participantes terão o custo de R$ 15. Dentre os estabelecimentos envolvidos no evento são: Durval, oferecendo o Cherne do Durval; a Estação da Praia irá apresentar o Polvo à espanhola; o Finalmente Creperia, elaborou o Crêpe Maltine; já o Finalmente Grill, criou o Cuscuz marroquino curry; no Ilhote, os clientes poderão saborear a Feijoada de frutos do mar; no Koni Store, os adeptos à comida japonesa saborearão o hotbowl de camarão; assim como no Tokyo, os amantes da culinária oriental vão provar o Tokyo Jow; no La Fazendinha, os participantes vão provar o Ninho de mignon ao Malbec; o Lucca Ristorante vai oferecer a bruschetta maialina; já no Parada do Chopp os interessados poderão degustar o frango ao creme de vinho; na Picanha do Zé I e II, será servido o Filé à francesa à moda do Zé; no Seu Adonias, será servido a Paleta de cordeiro com cuscuz marroquino; no Xote Baião, terá a carne de sol à moda de lampião; o Top Grill oferecerá o Siri au gratin. 


O IV Festival Macaé de Cultura e Gastronomia também vai contar com shows renomados. Na quinta-feira (27), a partir das 21h, show com o Leo Gandelman; na sexta-feira (28), às 21h, show com Liah Soares (violão e gaita); no dia 29, a partir das 21h, apresentação de Gabriel Leite. Para o evento, parte da orla estará interditada, entre as ruas Ministro Salgado Filho e a Viña Del Mar.


Para saborear as iguarias, o interessado poderá comprar os tickets nos próprios restaurantes.


O evento é uma oportunidade de reunir as famílias macaenses e os turistas para degustar a riqueza e a variedade da gastronomia e desfrutar bons momentos num ambiente aprazível.


O evento contará com oficinas gastronômicas ministradas por Ludmila Soeiro; Claude Troigros; Paula Prandini; Paquito; Massimo Torresan; Leonardo Coalhada. Os restaurantes participantes são: Durval Restaurante; Estação da Praia; Finalmente Creperia; Finalmente Grill; Koni Store Macaé; Ilhote Sul; La Fazendinha; Lucca Ristorante; Parada do Chopp; Picanha do Zé I e II; Seu Adonias; Tokyo; Top Grill; Xote Baião; e Deguster.

A COBRA ESTÁ FUMANDO


Supremo manda Polícia Federal prender deputado pemedebista


O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu mandado de prisão e determinou que a Polícia Federal efetue a prisão do deputado federal Natan (foto) Donadon (PMDB-RO).

Mais cedo, o plenário do STF decretou, por oito votos a um, a prisão imediata do parlamentar. Os ministros decidiram que o processo transitou em julgado, ou seja, terminou e não cabe mais nenhum recurso.

Donadon foi condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração) e formação de quadrilha, mas aguardava o julgamento dos recursos em liberdade.


Natan Donadon será o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988.

Conforme ofício enviado ao juiz da Vara de Execução Penal de Brasília, "o mandado de prisão determinado na sessão plenária de 26 de junho de 2013 foi encaminhado à Polícia Federal para cumprimento".

Até a última atualização desta reportagem, o G1 não tinha conseguido contato com a PF e com a defesa do parlamentar.

O Supremo expediu ainda um mandado de intimação ao deputado, a ser cumprido na Câmara dos Deputados, anexo IV, gabinete 239, na Praça dos Três Poderes.


Sobrou para Riverton:

Ex-prefeito é condenado a devolver aos cofres públicos R$ 81.523,00 
da Merenda Escolar

O ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi é capa de jornal está semana. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) condenou o ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi Ramos a devolver aos cofres públicos R$ 81.523,00 (equivalente a 33.874,7645 Ufir-RJ), valor pago a mais na compra de gêneros alimentícios destinado à merenda escolar, conforme contrato firmado com a empresa São Braz Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, em 2006, no valor total de R$ 139.534,00. Ao auditar o contrato, o tribunal constatou preços superiores aos praticados no mercado e manda o ex-prefeito devolver a diferença. 


A decisão foi tomada em sessão plenária, nesta terça-feira (25/6), seguindo o voto do conselheiro-relator Marco Antonio Alencar. O débito terá que ser recolhido aos cofres municipais com recursos próprios, no prazo de 30 dias a contar do recebimento da notificação. A cobrança judicial está autorizada no voto em caso de não quitação do débito.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Primeira vitória do movimento "Vem pra Rua"

 Câmara dos Deputados derrubam  texto da chamada PEC 37
Deputados no plenário da Câmara durante a sessão de votação da PEC 37 (Foto: Luis Macedo / Agência Câmara)
A Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25), por 430 votos a nove (e duas abstenções), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impedia o Ministério Público de promover investigações criminais por conta própria. O texto da chamada PEC 37 (entenda) previa competência exclusiva da polícia nessas apurações. Com a decisão da Câmara, a proposta será arquivada.



Pela proposta de alteração na carta constitucional, promotores e procuradores não poderiam mais executar diligências e investigações próprias – apenas solicitar ações no curso do inquérito policial e supervisionar a atuação da polícia. A rejeição da proposta era uma das reivindicações dos protestos de rua que se espalharam em todo o país.



Tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC"
Deputado Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara


Antes de iniciar a votação nominal, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo para que a proposta que limita o MP fosse derrotada por unanimidade.



“Tenho o dever e a sensibilidade de dizer a esta casa que todo o Brasil está acompanhando a votação desta matéria, nesta noite, no plenário. E por isso tenho o dever e a sensibilidade de declarar, me perdoe a ousadia, que seria um gesto importante, por unanimidade, derrotar essa PEC”, disse.



A votação foi acompanhada por procuradores e policiais, que ocupavam cadeiras na galeria do plenário da Câmara. Conduzidos pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), promotor de Justiça licenciado, parlamentares tucanos ergueram cartazes no plenário contra a PEC 37. As cartolinas estampavam “Eu sou contra a PEC 37. Porque não devo e não tenho medo da investigação. A quem interessa calar o MP?”, indagava o manifesto.



Ao abrir a sessão extraordinária, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que era necessário votar a PEC 37, mesmo sem acordo.



“Lamentavelmente chegamos a 95% de acordo. Faltaram 5% para concluirmos um texto. Esta Casa demonstrou sua vontade de estabelecer um perfeito entendimento entre o Ministério Público e os delegados. Mas na hora que não foi possível, isso não poderia ser pretexto para não votar a PEC. Ela não poderia ficar pairando”, disse.





Henrique Alves disse ainda “ter certeza” de que os parlamentares voltariam a proposta pensando no que seria melhor para o país.“ Tenho certeza de que cada parlamentar estará votando de acordo com a sua consciência, para o combate à corrupção, o combate à impunidade”, disse



Em discurso no plenário, o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (RJ), destacou o papel das manifestações populares na derrubada da PEC 37. “Lá na CCJ da Câmara a maioria dos deputados era a favor da PEC 37. A maioria desse plenário era a favor da PEC 37. [...] Essa PEC vai ser derrubada pelo povo nas ruas”, afirmou.



A maioria dos partidos orientou as bancadas para rejeitar a proposta. “A bancada do Democratas vai votar em sua ampla maioria, senão na sua totalidade, para derrotar a PEC 37. Mas aos colegas que votarem favoravelmente a ela, o meu respeito, porque eu respeito qualquer parlamentar no momento da sua decisão e votação”, disse o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).



Queremos dar uma resposta à sociedade, uma resposta às ruas. Não queremos que nenhuma criminalidade fique sem investigação."
Deputado Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB na Câmara


Ao defender a rejeição da PEC 37, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o partido quer dar uma reposta às manifestações.



“Ninguém quer acabar com o poder de investigar. Todos nós queremos que todos investiguem. Queremos dar uma resposta à sociedade, uma resposta às ruas. Não queremos que nenhuma criminalidade fique sem investigação”, afirmou.



Autor da PEC lamenta 'rótulo'

O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), foi o único a defender o texto no plenário. Ele afirmou que a PEC 37 foi rotulada de forma “indevida” como sinônimo de “impunidade”. 



“Essa PEC tramitou nesta Casa com 207 assinaturas, foi aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foi aprovada na comissão especial. Lamentavelmente, num acidente de percurso, a PEC foi rotulada e alcançada por um movimento que nada tem a ver com sua propositura. Não é verdadeiro o rótulo de impunidade da PEC”, afirmou.