terça-feira, 30 de abril de 2013

PARABÉNS TRABALHADOR BRASILEIRO!!!!


























































































































                  HISTÓRIA DO 1ºDE MAIO

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.



Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.

Foi este o resultado desta segunda manifestação.


A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.


Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.


116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.

SALVE O DIA DO TRABALHO


Macaé em festa no Dia do Trabalho


Macaé está em festa neste  1º de Maio. Nesta data  é celebrado o Dia Internacional do Trabalhador, feriado nacional festejado das mais diversas formas. Em Macaé não poderia ser diferente. A prefeitura preparou uma programação variada com prestação de serviços, shows e eventos esportivos no Parque da Cidade.

A abertura do evento será às 8 horas, seguida das atividades esportivas e culturais, a partir das 9 horas. A Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) promoverá futebol, skate, capoeira, aula de ginástica e basquete para integrar os trabalhadores e suas famílias. Os shows estão previstos para a tarde. Às 13 horas, acontece o show da Banda Tipo Lual; às 15 horas, o de Amanda Amado e Banda e às 17 horas, o de Antony Brito e Banda.

Paralelamente aos eventos culturais e esportivos, a prefeitura realiza ação de serviço social. Os cidadãos poderão tirar sua Carteira de Trabalho, além de serem atendidos em balcões de mediação de emprego. Essas atividades estarão disponíveis das 8 horas às 17 horas.

Cuidados com a saúde e com a estética também serão oferecidos pela prefeitura, das 8 horas às 17 horas: aferição de pressão e outros serviços de saúde, além de corte de cabelo, design de barba e maquiagem. Campanhas educativas serão divulgadas no evento, que ainda conta com brincadeiras com palhaços, pernas de pau e outras atrações, além de distribuição de pipoca. A Feira de Economia Popular e Solidária - Artesanato e Agricultura Familiar também estará no Parque da Cidade, das 8 horas às 20 horas.

Durante o evento, a prefeitura vai fazer inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec de Plataformista pelo Senai, também das 8 horas às 17 horas. Para isso, é preciso ter concluído o nono ano do Ensino Fundamental. Os interessados devem apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, CTPS e comprovação de escolaridade (histórico/certificado/declaração). O evento será encerrado às 21 horas.

DIA DO TRABALHO

Rio das Ostras celebra 1º de Maio

 com grande festa


Foto dos integrantes da Banda Stradah
Banda Stradah será uma das atrações do Dia do Trabalhador
 
Rio das Ostras está em festa para celebrar o Dia do Trabalhador, 1º de maio. Na programação está previsto um grande evento, com shows e sorteio de prêmios, que deve reunir cerca de 3 mil pessoas na área em frente à entrada de Costazul. Também haverá uma cavalgada com saída do Mar do Norte, Caminhada na Natureza, em Cantagalo, e uma apresentação da banda Stradah, na Concha Acústica da Praça São Pedro.

Muita festa e vários prêmios para toda a família. É isso que os trabalhadores de Rio das Ostras podem esperar da festa, promovida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio das Ostras, com realização da Prefeitura e da Força Sindical.

O evento começa às 13h, com show do Baiaco do Forró. De meia em meia hora haverá sorteio de prêmios entre os trabalhadores presentes – tablets, bicicletas, fogões, geladeiras, tvs, ventiladores, jogos de panelas etc. No intervalo dos sorteios, a banda de pagode Pega Nada anima o público. Às 17h, quem sobe ao palco é o grupo de axé Bala de Coco. Para as crianças, haverá pipoca, algodão doce e brinquedos. A festa acontece na área em frente ao posto de gasolina de Costazul, na av. Jane Maria Martins Figueira. A entrada é gratuita.

SHOW NA CONCHA - A Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Secretaria de Turismo também propiciam aos trabalhadores a oportunidade de ouvir boa música. A banda Stradah marca o feriado com um show às 20h na Concha Acústica, na Praça São Pedro. Em seu repertório, canções de músicos consagrados como Ed Motta, Lulu Santos, Alceu Valença, além de composições próprias.

CAVALGADA – A Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, realiza, no dia 1º de maio, a 5ª Cavalgada do Trabalhador. A concentração será às 8h, no restaurante 4x4, no Mar do Norte. De lá, o grupo segue até a Praça Waldemar Alves Barcelos, em Cantagalo, com chegada prevista às 12h. O evento inclui shows musicais e sorteio de brindes.

CAMINHADA – No dia 1º de maio também tem atração para quem curte respirar o ar puro do campo. Na quarta, acontece a Caminhada na Natureza – Circuito Pau Brasil, em Cantagalo, realizada pela Associação de Caminhantes Anda Rio das Ostras, em parceria com a Prefeitura. O evento tem apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e da Anda Brasil. O percurso tem cerca de 10 quilômetros e podem participar pessoas de todas as idades. O início é às 8h, com chegada em local próximo à Escola Municipal Trindade. As inscrições já podem ser feitas no site www.ecobooking.com.br ou no dia do evento, no próprio local.

A Prefeitura vai oferecer dois ônibus, que sairão da Secretária de Turismo, localizada na Praça Prefeito Claudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, para levar os caminhantes até Cantagalo. Terão duas saídas: 7h30 e 8h30. Os ônibus voltarão de Cantagalo também em dois horários: 13h e 14h. Terá preferência no transporte quem realizar a inscrição pelo site www.ecobooking.com.br.

Dia do Trabalhador

Esporte, lazer e música alegram o dia em Quissamã

Foto: Adilson dos SantosPara comemorar o Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira – 1º de maio – a Secretaria de Esportes da Prefeitura de Quissamã programou diversas atividades para os trabalhadores do município e suas famílias, a partir das 9h no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva.



Haverá torneio de futebol society, jogos de vôlei, aulão de ginástica popular para os adultos. E para as crianças, serão desenvolvidas ações recreativas como futebol de sabão, jogos de tabuleiro, ping-pong e cama elástica. E para animar a festa, o grupo Panela do Pagode faz show a partir das 13h.


De acordo com o secretário de Esportes Edi da Silva a ideia é promover a integração dos trabalhadores de variados setores do município. “Pensamos numa programação que possa ser aproveitada por toda a família quissamaense”, disse.


Edi destacou ainda que além das demais secretarias da prefeitura, empresas privadas que atuam no município e as associações de moradores, entre outras, foram convidadas a integrar o evento, inclusive participando com suas equipes do torneio de futebol society.


Ao todo são 16 equipes inscritas. São elas: Guarda Municipal, PSF, Transporte, Obras, Saúde, Esportes, Agricultura, Comércio 2, Asseq - Associação dos Pastores de Quissamã, Sequipe, Imbra, Revelação, Orla 2, Associação de Moradores de Caxias, Aprucan, e Engequissa.


Durante todo o dia, a secretaria de Saúde realiza ações de divulgação dos programas desenvolvidos no município, num stand onde o público pode também aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e ter acesso a material informativo e preservativos.

POLÍCIA EM CANA:


Quadrilha de policiais civis e

 militares vão em "cana" no RJ

Agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Segurança e da Corregedoria da Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, deflagraram, na manhã desta terça-feira (30), uma operação para prender uma quadrilha – formada em sua maioria por policiais – que cobrava propina de vendedores ambulantes e mototaxistas irregulares em Bangu, na Zona Oeste, e bairros vizinhos. De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio, os 60 policiais acusados de cometer os crimes não fazem parte de nenhuma milícia.


Dos 78 denunciados pelo MP-RJ, 60 são policiais: 53 militares, sendo que 41 já foram presos, e sete civis, dos quais seis haviam sido presos até as 11h40, segundo a Secretaria de Segurança. Os agentes públicos são de diferentes unidades. Os policiais militares pertencem aos seguintes batalhões: 14º (Bangu), 9º BPM (Rocha Miranda), 20º BPM, 6º BPM (Tijuca), 4º BPM (São Cristóvão), 41º BPM (Irajá), 15º BPM (Caxias) e do Centro de Formação de Praças (Cefap). Os policiais civis trabalhavam na 34ª DP (Bangu) e na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). Entre os não policiais, 18 procurados eram procurados, dos quais 14 já foram presos.


Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, que expediu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos policiais e nas unidades onde eles trabalham. Eles são acusados de formação de quadrilha, concussão e roubo.


As investigações, que contaram com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, mostraram que o grupo cobrava uma taxa para não reprimir a comercialização de produtos piratas e a circulação de mototaxistas irregulares na região. Na denúncia, os promotores do Gaeco afirmam que eram cobrados R$ 70 por semana, divididos em duas parcelas de R$ 35, que deveriam ser pagos sempre as quartas e quintas-feiras. O dinheiro era repartido entre os integrantes da quadrilha.


Já as sextas e sábados eram recolhidos R$ 5 de cada ambulante. O montante era destinado aos policiais que trabalham na cabine da PM, no Calçadão de Bangu, uma das principais áreas de comércio do bairro.

Grupo praticou até roubo
 
Em vez de serem encaminhados à delegacia da área, produtos piratas apreendidos pelos policiais eram revendidos a outros feirantes, para incrementar os lucros do esquema criminoso.


A investigação mostra ainda que, no dia 26 de julho de 2012, dois policiais em serviço, armados, ameaçaram dois camelôs no Calçadão de Bangu, roubando camisas e bermudas, avaliadas em R$ 4 mil, de um dos ambulantes. O outro camelô teve CD’s e DVD’s piratas roubados. De acordo com o MP-RJ, o roubo aconteceu porque os vendedores ambulantes não pagaram o dinheiro exigido semanalmente.


As principais atividades ilícitas da quadrilha eram praticadas nas feiras-livres nas ruas Ari Franco, Cônego Vasconcelos e Marechal Marciano, em Bangu. Parte do grupo atuava também nas ruas Jurubaíba e Américo Rocha, em Honório Gurgel, no Subúrbio do Rio.


Flagrantes em vídeos
 
Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta terça-feira (30), o Subsecretário de Inteligência, Fábio Galvão, disse que alguns vídeos foram gravados com flagrantes dos policiais.


"Aparece nos vídeos a arrecadação dos comerciantes pelos policiais militares à paisana, armados, junto com camelôs também, passando por toda a feira e recolhendo dinheiro e depois entregando na cabine localizada na feira de Bangu e entregando para viaturas. Está tudo documentado", explicou Fábio Galvão, que acrescentou ainda que a ação conta com cerca de 400 policiais.
Fonte: G1
Foto: reprodução

Assombreamento:

Aluizio edita decreto em defesa da orla de Macaé
O prefeito Aluizio Jr.(foto), editou nesta terça feira (30) o Decreto 72/2013, que dispões sobre a suspensão temporária  de concessão de alvarás de licença e autorizações construitivas, par a orla márítima do município de Macaé, nos lotes limitrofes à rua JoséPassos de Souza Jr. - localizado  no lotea,emnto Morada das Garças - e avenida Atlântica, em sua extensão, incluuindo os loteamentos Vivendas da Lagoa, Cavaleitros  e Praia Campista. O decreto foi publicada na edição de 30 abril do jornal O Diário.

 A medida é justificada pelo chefe do Executivo de Macaé, pela notória  perda de qualidade de vida provocada por problemas cotidianos, como deficiências de transporte coletivo e insufuciência de infra-estrutura básicas, releocionada a falta de água, esgoto e até energia eletrica, aliados  a ausência de áreas verdes e ao comprometimento ao meio ambiente em que se insere a cidade.


 Segundo Aluizio Jr., "sem esta nova determinação , a região passava por um processo de verticalização acentuada em áreas bem próximas ao litoral do municipio, que poderia  gerar o sombreamento das praias, saturação da mobilidade urbana, a presença de "ilhas de calor" com formação de paredões ao longo da orla". 


Na tradicional praia de Imbetiba é notório a
 presença de "assombreamento" próximo a orla.

JURUBATIBA

Quissamã: 

Parque Nacional de Jurubatiba está comemorando 15 anos






Foto: Adilson dos Santos


A prefeitura municipal do histórico município de Quissamã, está comemorando os 15 anos do Parque Nacional da Restimga de Jurubatiba. As festividades inicaram na segunda feira (29) com a lançamento da Placa Educativa da área degradada do Parque  e alunos do 5º ano da Escola M. Ignácio Hugo, lideranças do entorno, autoridades e comunidade, fizeram replantio na área degradada do Parque.

 Na terça feira as solenidades seguiram com a exibição dos mamíferos do parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, através da taxidermia artística dos alunos do Curso de Biologia do Espaço Ciência da NUPEM/UFRJ. O lançamento do livro: “Do Índio Goitacá à Economia do Petróleo: Uma Viagem pela História e Ecologia da Maior Restinga Protegida do Brasil de outoria do renomado professor da  (UFRJ) Francisco de Assis Esteves(foto). Duarnte a noite ded terça feira, festividades encerraram  com a presentação dos desafios e perspectivas do parqueem palestra proferida por  Marcelo Braga Pessanha, atualmente dirigente  do Parque Nacional  da Restinga de Jurubatiba.

As festividades em homenagem ao Parque encerram no próximo domingo (5) com   concorrido passeio ciclístico, tendo como pornto de partida o histórico prédio "Sobradinho". 
     

 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

FALECIMENTO


Morre a mãe do vereador

 Luciano Diniz em Macaé


É com profundo pesar que registramos o falecimento da senhora Marlene Diniz(foto), mãe do vereador Luciano Diniz. O corpo da falecida está sendo velado nos salões da Câmara de vereadores -  centro da cidade- e o sepultamento será realizado amanhã, às 10 horas no centenário cemitério de Santana. 

A senhora Marlene Diniz era casada com estimado macaense,  Sebastião Caldas (foto). Deixou os filhos Luciano, Geysa e Aline Diniz. Com aquele seu jeito simples e um  sorriso acolhedor,  preocupada com o próximo e sempre atenciosa, sem dúvida alguma,  Macaé perdeu um exemplo de mulher.

Hoje na parte da tarde, o vereador Luciano Diniz ao notíciar nas redes sociais da internet, o triste ocorrido, editou um emocionante texto, registrando o passamento de sua querida mãe. Leiam: "Amigos, hoje minha mãe foi para o céu, é o dia mais triste da minha vida. Com todo conhecimento que tenho, abre um vácuo na minha alma. Com todo conhecimento que tenho, abre um vácuo na minha alma. Conto com todos os amigos em prece e orações para que a  pessoa mais importante da minha vida esteja em paz.O amor é tão grande que daria minha vida por ela.Você foi, é, e sempre será, tudo para mim".

A equipe do  blog "Macaé em Pauta", recebeu a notícia do falecimento da estimada macaense Marlene Diniz, com pesar. Sua perda irreparável deixa-nos com  os corações entristecidos nesta segunda feira (29). Marlene, deixa-nos também  exemplos de integridade, trabalho, religiosidade e de amor ao próximo. Neste momento, só nos resta rezar e pedir a Deus que  acolha sua alma  e conforte todos os seus familiares e amigos saudosos.

A emoção tomou conta do vereador Luciono Diniz ao saber do falecimento de sua querida mãe.

NOTICIANDO QUISSAMÃ


Prefeito se encontrou com candidatos

 no Departamento de Trabalho e Renda

Foto: André Motta A  agenda de compromissos de hoje (29) do prefeito de Quissamã, Octavio Carneiro, começou com uma visita ao Departamento de Trabalho e Renda, órgão ligado à secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal observou a grande procura pelos três cursos profissionalizantes (gratuitos), que são oferecidos em conjunto com o Senai-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Marinha do Brasil.


Acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral, o prefeito Octavio Carneiro conversou com os candidatos e avaliou o interesse pela capacitação profissional, fator prepondentente para a inserção no atual competitivo mercado de trabalho.

"A ação de capacitação está prevista no meu projeto de governo. Por intermédio de iniciativas como essa, almejamos a melhoria da qualidade de vida da população ao ofecer para os quisssamaenses a oportunidade da capacitação que possibilita a obsorção por empresas interessadas na política de desenvolvimento implantada na cidade", enfatizou o prefeito.
Foto: André Motta
Hoje e amanhã (30), os interessados nos cursos de auxiliar administrativo (30 vagas) e eletricista predial de baixa tensão (30 vagas) devem comparecer ao setor de Trabalho e Renda localizado na rua Conde de Araruama nº 425 (Centro). Para se matricular no curso de auxiliar administrativo (carga horária 160h) é necessário que o candidato tenha idade mínima de 17 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A idade mínima para os interessados no curso de eletricista de baixa tensão (carga horária 460h) é 18 anos e ensino fundamental completo. As aulas começam no dia 13 de maio, na Escola Municipal Professora Tãnia Regina. Informações complementares podem ser obtidas pelo tel: 2768-9300 (ramais: 9343 e 9435).

Outra opção é o curso de formação de aquaviários. Com organização da Marinha do Brasil, é destinado à capacitação de marinheiros axiliares de convés e máquinas. O processo de seleção foi iniciado no dia 24 e vai até 17 de maio. No momento da inscrição será gerada uma Guia de Recolhimento da União, no valor de R$ 8. O pagamento dever ser feito em uma instituição bancária. A prova está marcada para o dia 26 de maio.

OPERRAÇÃO CONCUTARE

Atualizada em 29/04/2013 | 18h39

Secretários do Meio Ambiente são presos em operação da Polícia Federal

Ex-gestor da pasta também está entre os presos


Secretários do Meio Ambiente são presos em operação da Polícia Federal Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
 

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Carlos Niedersberg, o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, e o ex-secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado foram presos na madrugada desta segunda-feira em uma operação da Polícia Federal.

Eles são alvo da Operação Concutare que, de acordo com nota divulgada pela PF, está cumprindo 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Até o momento, 18 pessoas já foram presas. 

Em Tel Aviv, o governador Tarso Genro anunciou o afastamento do secretário. O prefeito José Fortunati também afastou temporariamente o secretário Záchia.

Ainda segundo a nota, os investigados serão indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro. O nome de todos os presos será divulgado ainda na manhã desta segunda-feira. 

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, Santa Catarina.

Leia na íntegra a nota dilvugada pela Polícia Federal sobre a operação Concutare:

"Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 29 de abril, a Operação Concutare, com o objetivo de reprimir crimes ambientais, crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.

A operação iniciou em junho de 2012 e identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Os investigados atuam na obtenção e na expedição de concessões ilegais de licenças ambientais e autorizações minerais junto aos órgãos de controle ambiental.

Cerca de 150 policiais federais participam da Operação para executar 29 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Taquara, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, Santa Catarina.
A operação foi denominada Concutare, termo com origem no latim, que significa concussão. Os investigados serão indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participação individual de cada envolvido.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimônio Histórico (DELEMAPH) e pela Unidade de Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal no Rio Grande do Sul".

sábado, 27 de abril de 2013

TRISTE NOTÍCIA

 MACAÉ PERDE A 
ADVOGADA OLGA NEME RIOS

Faleceu na noite de ontem na cidade de Macaé, a advogada  Olga Sueli Neme Rios, uma parada cardiorespiratória  lhe tirou a vida. Moradora do tranquilo bairro de Imbetiba durante muitos anos, a extinta deixa uma legião de admiradores e amigos.  Figura bastante conhecida e estimada  na cidade, que ao longo dos anos, prestou relevantes serviços a comunidade.  Foi uma guerreira a frente da ONG Milagre da Vida.
 Foi uma lutadora em Macaé e região, em favor Direitos Humanos, dedicando um especial carinho as pessoas portadoras do HIV. 

 Aos familiares e amigos da querida Olga Sueli Neme Rios, os votos de pesar do nosso blog. 

Rubem Almeida e família.

Dr. Ronaldo Linhares presta homenagem à Dra. Olga

Homenagem Póstuma à

 Olga Sueli Neme Rios 

 

"Somente agora, quando cheguei de viagem, soube do falecimento da Dra Olga Sueli Neme Rios(foto). Chorei, como estou chorando neste momento. Se nós, advogados e amigos seus, perdemos uma colega e amiga, Macaé perde uma grande cidadã honorária".

"Mulher que viveu muito mais para o seu semelhante do que propriamente para si própria".

"Conheceu o mundo, no sacrifício porque, muitas vezes, gestores públicos negavam-lhe verba para despesas de viagem, nem mesmo isso tolheu essa guerreira de comparecer a congressos na China, Estados Unidos, Índia e outros países. E nesses congressos buscava condições de amparar os excluídos de uma sociedade hipócrita que dá muito mais atenção as anarquias e inconsequências de políticos inescrupulosos do que a um trabalho humanista por ela abraçado. Os portadores do vírus da AIDS muito deve a essa mulher".

"Enquanto Presidente da 15ª Subseção da OAB-RJ, nos idos dos anos 90, a Dra Olga era a referência no apoio a esses excluídos que precisavam, àquela época, de uma atenção redobrada para se conseguir remédios e oportunidades e, por isso mesmo, orgulhosamente posso afirmar que ela, com o apoio da OAB, foi quem desencadeou em Macaé, com o apoio incondicional de outra guerreira, médica Maria Christina Rodrigues Menezes, da assistência aos portadores desse temível vírus. Nesse movimento, muitas vezes, altas horas da noite, estava a Dra Olga em plena rua da Praia para orientar aquelas que ela chama de "profissionais do sexo", escutando os problemas de cada uma para uma assistência mais efetiva".

"Ao depois, os homossexuais receberam dela o apoio em suas reinvindicações e movimentos".

"Essa mulher grande, que deixa a vida terreal, mas, nunca, o seu legado há de ser esquecido, merece que seja levado ao túmulo tendo as bandeiras da OAB e do Município de Macaé sobre o seu caixão, pois, em não sendo macaense de nascimento, prestou serviços relevantes que devem ser reconhecidos e reverenciados".

"Que Deus dê a cada um de nós forças para suportar a dor da perda..."


                                                                                 Texto: Ronaldo Fontes Linhares  
                                                                     Advogado e Ex-presidente da OAB/Macaé

sexta-feira, 26 de abril de 2013

UMA FESTA PARA TODOS


NOTICIANDO RIO DAS OSTRAS

Campanha em Rio das Ostras 

encaminha hipertensos para tratamento


Marcando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras foi às ruas orientar a população. Em estante montado no Centro, a equipe aferiu a pressão da população, identificando pessoas hipertensas e encaminhando-as para tratamento na rede básica de saúde. Ações continuam durante a próxima semana.

Segundo a coordenadora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana, o principal objetivo da campanha é alertar as pessoas para a gravidade dessa doença, que mata silenciosamente.

“Queremos identificar os casos precocemente e encaminhar as pessoas para acompanhamento de saúde na nossa rede. Os casos mais graves são encaminhados ao cardiologista. A hipertensão é a doença que mais mata no Brasil e também foi a principal causa de morte em Rio das Ostras no ano passado”, explica Andrea Viana.
Atualmente o Programa Municipal de Combate à Hipertensão e Diabetes – Hiperdia atende a 12 mil pessoas, cerca de 10% dos moradores da cidade. Porém a Secretaria de Saúde acredita que o número de hipertensos seja bem maior na cidade, chegando a 30% da população.

“Acho ótima a iniciativa da Prefeitura. Já aferi a minha pressão e vi que está normal. Assim, fico mais tranquilo. Muita gente não dá importância à saúde, só quando já não tem mais jeito mesmo. Não custa nada parar aqui, por cinco minutos, para ver como está a pressão e se tratar”, opina Reginaldo Santana, de 46 anos, morador do Liberdade.

CAMPANHA – A campanha continua na próxima semana, nas unidades de saúde, com atividades físicas, palestras, distribuição de folheto e bate papo entre os profissionais de saúde e a população.

NOTICIANDO BÚZIOS

Ex-secretário de Planejamento de 

Armação dos Búzios foi preso hoje a tarde



  Ruy Ferreira Borba, ex-secretário de Planejamento de Armação dos Búzios, foi preso no início da tarde desta sexta-feira (26). A prisão aconteceu em cumprimento de um mandato de prisão expedido pelo juiz da 1ª Vara da cidade, Gustavo Arruda.

Ruy Borba é acusado de coação do curso de processo e denunciação caluniosa. Segundo a polícia de Búzios, Borba foi transferido para o presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro. 

Por telefone, quando se dirigia ao IML para exame de corpo de delito antes de ser encaminhado para a prisão (procedimento normal antes de encaminhamentos a presídios, segundo informou a polícia), o ex-secretário disse que seus advogados já estão tratando de seu caso.

Ruy Borba já havia sido preso em outubro de 2012, porque o município não cumpriu determinação da Justiça de afastamento do cargo, mas acabou liberado no dia seguinte. Segundo as investigações do Ministério Público, o ex-secretário é acusado de fraude em licitação pública no ano de 2009.

Em julho de 2012, a Justiça determinou o afastamento de dois secretários da Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, além do presidente e de três integrantes da comissão municipal de licitação.
Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, os acusados teriam fraudado uma licitação em 2009, no valor de R$ 2,4 milhões.

A decisão foi da 1ª Vara de Búzios, suspendeu o exercício das funções públicas de Ruy Borba, Carlos Henrique Gomes, Sérgio Eduardo Batista Xavier de Paula, Elizabete de Oliveira Braga e Faustino de Jesus Filho que teriam que deixar os cargos.

A suspeita  é de que houveram fraudes na licitação de serviços de varrição e capina de ruas e avenida da cidade. De acordo com o MP, o edital de abertura da licitação permitia que uma mesma empresa pudesse apresentar propostas a mais de um setor do município e caso vencesse a concorrência, ficava automaticamente vedada a participação nas demais. Mas de acordo com o MP, os denunciados alteraram o conteúdo do edital sem respeitar os prazos, permitindo que uma mesma empresa vencesse mais de uma licitação.

O ex-secretário de Planejamento Ruy Borba afirmou na época, não ter sido notificado oficialmente.  Para o ex-secretário a decisão foi equivocada. Segundo ele, na época da licitação, os prazos foram respeitados.

“Tudo o que foi feito nesta licitação, foi feito absolutamente de acordo com a legislação. Isso nós vamos justificar, definir em juízo. O MP foi negligente, não fez a investigação adequada. Em momento nenhum do inquérito fui ouvido pelo MP, não me deram o direito de me defender e mantiveram isso sempre às escuras”, disse o ex-secretário em entrevista à Inter TV em julho de 2012.

NOTICIANDO MACAÉ

  Festa do Trabalhador será no Parque da Cidade



Na próxima quarta-feira (1º) é celebrado o Dia Internacional do Trabalhador, feriado nacional festejado das mais diversas formas. Em Macaé não poderia ser diferente. A prefeitura preparou uma programação variada com prestação de serviços, shows e eventos esportivos no Parque da Cidade.

A abertura do evento será às 8 horas, seguida das atividades esportivas e culturais, a partir das 9 horas. A Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) promoverá futebol, skate, capoeira, aula de ginástica e basquete para integrar os trabalhadores e suas famílias. Os shows estão previstos para a tarde. Às 13 horas, acontece o show da Banda Tipo Lual; às 15 horas, o de Amanda Amado e Banda e às 17 horas, o de Antony Brito e Banda.

Paralelamente aos eventos culturais e esportivos, a prefeitura realiza ação de serviço social. Os cidadãos poderão tirar sua Carteira de Trabalho, além de serem atendidos em balcões de mediação de emprego. Essas atividades estarão disponíveis das 8 horas às 17 horas.

Cuidados com a saúde e com a estética também serão oferecidos pela prefeitura, das 8 horas às 17 horas: aferição de pressão e outros serviços de saúde, além de corte de cabelo, design de barba e maquiagem. Campanhas educativas serão divulgadas no evento, que ainda conta com brincadeiras com palhaços, pernas de pau e outras atrações, além de distribuição de pipoca. A Feira de Economia Popular e Solidária - Artesanato e Agricultura Familiar também estará no Parque da Cidade, das 8 horas às 20 horas.

Durante o evento, a prefeitura vai fazer inscrições para os cursos gratuitos do Pronatec de Plataformista pelo Senai, também das 8 horas às 17 horas. Para isso, é preciso ter concluído o nono ano do Ensino Fundamental. Os interessados devem apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, CTPS e comprovação de escolaridade (histórico/certificado/declaração). O evento será encerrado às 21 horas

OPORTUNIDADES

Prominp inscreve para evento

 com mil vagas de emprego abertas 

Ex-alunos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) já podem se inscrever para o Conexão Prominp, evento que acontece em 22 e 23 de maio, em Macaé (RJ), com o objetivo de aproximar empresas do setor de petróleo e gás natural e profissionais qualificados pelos cursos do Prominp que estão à procura de emprego.

Os interessados que tiverem concluído pelo menos um dos 28 cursos do Programa, e que estejam desempregados, poderão se candidatar às mais de mil vagas disponíveis. Basta acessar o site do Prominp (www.prominp.com.br), baixar e preencher a ficha de inscrição e enviá-la por e-mail à coordenação do programa na Bacia de Campos, por meio do endereço prominp-bc@petrobras.com.br. A
s vagas serão preenchidas com alunos que, preferencialmente, tenham feito o curso em Macaé. Só se não houver essa disponibilidade local, será considerada a inscrição do aluno que fez curso em outra unidade do Estado do Rio.

O Conexão Prominp contará com a participação de grandes empresas da região que têm necessidade de contratação imediata de trabalhadores qualificados. As vagas estão abertas para as seguintes ocupações: ajudante de cozinha, almoxarife de bordo, aperfeiçoamento em técnicas em delineamento, apoio administrativo, auxiliar de limpeza, auxiliar de movimentação de cargas, caldeireiro, comissário, cozinheiro, eletricista de manutenção, instrumentista reparador, montador de andaimes, operador de movimentação de cargas, operador de sonda de perfuração, padeiro, pintor industrial, pintor industrial offshore, plataformista, saloneiro, soldador, taifeiro, técnico de mecânica aplicada a petróleo e gás, técnico de manutenção, técnico de planejamento, torneiro mecânico, torrista, turbomáquina com ênfase em instrumentação e turbomáquina com ênfase em mecânica.

Embora a participação no evento não garanta a vaga de emprego, o Conexão Prominp é uma grande oportunidade para os candidatos, que terão seus currículos avaliados e serão entrevistados diretamente pela área de recursos humanos de empresas participantes.

Banco de Currículos
Outra iniciativa do Prominp em aproximar seus ex-alunos com o mercado de trabalho é o banco de currículos online, disponível no Portal de Qualificação Profissional do site do programa. O banco contém os currículos de todos os alunos e ex-alunos dos cursos do Prominp que podem ser consultados pelas empresas cadastradas no portal. Além disso, os alunos também podem ver as informações destas empresas e acessar dados, como telefone e e-mail para contato. 

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: (22) 9235-5505

NOTICIANDO


Antônio Marcos pede providências a

 ANTT para readequar projeto nos

 trechos urbanos do 

município




As obras de duplicação da rodovia BR-101, entre o trecho que compreende os municípios de Casimiro de Abreu e Rio Bonito, foram iniciadas nesta quinta-feira, dia 25. O prefeito Antônio Marcos (foto) participou da solenidade que marcou o início dos investimentos, começando pela Zona Rural de Casimiro de Abreu.  O vice-governador Luiz Fernando “Pezão”, deputados, prefeitos, vereadores e autoridades de toda a região, além de representantes da Autopista Fluminense, concessionária de administra a obra, e o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Jorge Bastos, estiveram presentes à cerimônia, realizada às margens da Rodovia, em Casimiro de Abreu.

O prefeito destacou a importância das obras para facilitar a aceleração da economia do município, o escoamento da produção agrícola, o acesso de trabalhadores a toda região, a redução do número de acidentes e todo o progresso advindo com a duplicação. Entretanto, Antônio Marcos alertou as autoridades que o projeto original acarreta algumas dificuldades de acesso dos moradores do bairro Industrial e da localidade popularmente conhecida como “banana-passa” ao centro de Casimiro de Abreu, onde serviços essenciais tais como os de urgência e emergência, bancos e previdência social são oferecidos. 

“Desde 2009, quando tivemos conhecimento do projeto original, temos feito contato com a ANTT e a Autopista Fluminense para solicitar algumas readequações no projeto, como forma de garantir que o acesso seja facilitado aos moradores. Não queremos que os nossos munícipes arquem com ônus, tal como aconteceu com a praça de pedágio, que dificulta o direito de ir e vir dos moradores dentro do próprio município”, declarou o prefeito, que fez questão de conversar diretamente com o diretor Geral da ANTT, Jorge Bastos, pedindo providências com relação a obra no trecho urbano de Casimiro de Abreu e também sobre a cobrança de pedágio para os veículos com placa do município.

Durante a solenidade, alguns moradores também realizaram uma manifestação pacífica, pedindo providências com relação ao pedágio e as considerações feitas sobre o acesso ao Centro de Casimiro de Abreu.  

Bastos garantiu que fará uma análise minuciosa para atender a solicitação da Administração Municipal. 

Algumas readequações ao projeto original das obras de duplicação da BR-101 no trecho urbano de Casimiro também foram sugeridas na altura de Professor Souza, Boa Esperança e Rio Dourado.     

RETROSPECTIVA – Desde 2009, quando a Prefeitura teve conhecimento detalhado sobre o projeto das obras de duplicação, o prefeito Antônio Marcos vem enviando ofícios e realizando reuniões com a concessionária Autopista e a ANTT para considerar as sugestões de mudanças no projeto no trecho urbano de Casimiro de Abreu.

Sugestões contando com a participação popular também foram formalizadas pela Prefeitura e enviadas à Agência Nacional depois que audiências públicas organizadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente foram realizadas.

O projeto original prevê que motoristas do bairro Industrial que seguem em direção ao Centro de Casimiro terão que se deslocar mais de dois quilômetros. Apenas uma passarela para contemplar pedestres está prevista para ser construída na altura da rodoviária.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu, desde então, a posição da concessionária que administra a obra é que as sugestões feitas pela Prefeitura são viáveis, mas que depende da autorização da Agência Nacional para considerá-las. 

POLI´TICA

Garotinho: 

"Não adianta me pressionar 

que não tenho medo"



Garotinho, denuncia: "Depois da denúncia que fiz ontem sobre lavagem de dinheiro através das loterias da Caixa, o dia hoje em Brasília foi terrível, pressão de tudo quanto é lado. Diretoria da Caixa ligando, gente do governo preocupada, e deputados e senadores dizendo "Admiro a sua coragem, mas se prepare que isso é uma máfia. Vem chumbo grosso". Um deles, senador da República, me lembrou que a Caixa Econômica é um dos grandes anunciantes da maioria das TVs, rádios, revistas e jornais, que fariam de tudo para me destroçar caso eu leve adiante a CPI".

"Não tem volta vamos apurar tudo e quem tiver culpa no cartório que pague por isso. Não fui eleito para defender a Caixa, nem gente que lava dinheiro, fui eleito para defender o povo. Sei que as revistas, jornais, televisões e rádios que recebem dinheiro da Caixa vão fazer de tudo para impedir a CPI, aliás, como Ricardo Teixeira fez com o pedido de investigação da CBF. Mas no final vocês se lembram, o mafioso do futebol brasileiro caiu. Agora chegou a vez da máfia da lavagem de dinheiro através das loterias da Caixa".


(foto: Garotinho cobra na tribuna da Câmara, CPI
para apurar lavagem de dinheiro através de loterias
 da Caixa (Foto de André Couto)

Petrobras tem lucro de R$ 7,693 bilhões 

no 1º trimestre, queda de 17%


A Petrobras teve lucro líquido de R$ 7,693 bilhões no primeiro trimestre de 2013, segundo balanço divulgado pela empresa nesta sexta-feira (26). Na comparação com o mesmo período de 2012, a queda foi de 17%. Já na comparação com o 4º trimestre de 2012, a queda foi de 1%.

Nos três primeiros meses do ano passado, a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 9,21 bilhões. Já no 4º trimestre do ano passado, a companhia apurou lucro líquido de R$ 7,74 bilhões e fechou o ano com ganho de R$ 21,18 bilhões, uma queda de 36% em relação à 2011.

A companhia atribuiu o resultado do 1º trimestre à queda na produção de petróleo e às maiores despesas com tributação sobre o lucro.

"Conforme já havíamos antecipado, houve queda na produção de petróleo no 1T13 (4% ante o 4T12). E, como já divulgado em nosso Plano de Negócios e Gestão 2013-2017, a produção de óleo e gás natural no Brasil em 2013 deve ficar estável em relação a 2012, tendo menor patamar no primeiro semestre pela concentração de paradas para manutenção", destacou em comunicado a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster.

Ela disse estar, porém, confiante nas perspectivas de crescimento da produção de óleo e gás da Petrobras com o início da operação de 2 unidades nesse trimestre, os FPSO Cidade de São Paulo e Cidade de Itajaí.

"A melhora do nosso fluxo de caixa não deve ocorrer somente em função de aumentos de preços, mas também de nossa eficiência operacional e da busca pela excelência em custos", destacou Graça Foster.


Importações aumentam 13%

A receita de vendas da Petrobras no 1º trimestre somou R$ 72.535 bilhões, alta de 10% na comparação com o 1º trimestre de 2012.


O Ebitda  (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado caiu 2% no trimestre para R$ 16,231 bilhões.

As importações de petróleo e derivados da Petrobras no primeiro trimestre somaram 860 mil barris por dia ante 764 mil barris/dia no mesmo período do ano anterior, um aumento de 13%.

Nos três primeiros meses do ano, a companhia registrou déficit de 454 mil barris/dia de petróleo, resultado de um aumento nas importações e de menores exportações no período. O déficit é nove vezes superior ao registrado no mesmo período de 2012, de 50 mil barris/dia.