domingo, 30 de novembro de 2014


domingo, 30 de novembro de 2014

Rio das Ostras lança projeto de internet para todos

Foto: Mauricio Rocha
A professora aposentada Eloisa Gomes comemora o acesso gratuito à internet para conversar com os filhos que estudam em outros municípios
Foto: Mauricio Rocha
Segundo o prefeito Sabino, o projeto irá fortalecer a inclusão social no Município
Foto: Mauricio Rocha
O projeto estimula o uso de dispositivos móveis que possuam recursos de WI-FI para conexão à internet em áreas públicas
A Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro, foi palco nesta quarta-feira, dia 19, do lançamento do projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos”. A iniciativa é uma realização da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O objetivo é disponibilizar pontos de acesso gratuito WI-FI (sem fio) à internet em áreas públicas do Município. 

Presente ao evento, o prefeito Sabino destacou que o projeto, que se encontra em fase piloto, representa um importante passo em direção à democratização do acesso à informação. “Serviços de internet são muito caros no Brasil. Devemos oferecer acesso gratuito à tecnologia, o que fortalece a inclusão social. A rede WI-FI poderá ser usada por turistas e moradores na Praça São Pedro. Escolhemos o local porque é uma das áreas mais frequentadas da cidade e palco de inúmeros shows”, explicou. 

“O projeto será estendido a outros pontos do Município, incluindo áreas carentes de sinal. Estamos em fase piloto e, neste primeiro momento, o intuito é entender o perfil do usuário. Vamos incentivar as pessoas a usar a internet nas áreas públicas da cidade, nas praças, parques e praias”, ressaltou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Vinicius Marini. 

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, o desenvolvimento de um Município só pode ser alcançado por intermédio da tecnologia. “Precisamos de projetos como este, que possibilitam o aceso à internet e promovem ações inovadoras, como a Educação a Distância”, afirmou. 

“Não possuo plano 3G porque é muito caro. Tenho filhos que estudam em outras cidades e preciso estar sempre em contato com eles. Agora ficou tudo mais fácil”, comemorou a professora aposentada Eloisa Gomes da Silva. 

Também compareceram ao lançamento do projeto o chefe de Gabinete da Prefeitura, Aldem Vieira; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes; o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos; o vereador Elói Dutra; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dantas; e a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira. 

CONHEÇA O PROJETO – O projeto “Rio das Ostras Conectada – Internet para Todos” prevê a instalação de mais 11 pontos de acesso WI-FI gratuitos em locais com carência de conexão ou em pontos turísticos da cidade. A previsão é de que o segundo ponto esteja em funcionamento na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, no prazo de dois meses. 

O objetivo é estimular o uso de dispositivos móveis e outros equipamentos que possuam recursos de WI-FI para conexão à internet em áreas públicas da cidade. Os usuários poderão navegar para acessar redes sociais, soluções de governo eletrônico, aplicativos e outros importantes serviços disponíveis na internet. 

Ao acessar a rede WI-FI, o usuário será direcionado ao portal de acesso conectada.riodasostras.rj.gov.br, onde deverá assinar um termo de aceite.
                       Cidade de  Macaé, RJ!

Ensino municipal aplica Provinha Brasil a partir de terça-feira

28/11/2014 18h28 - Jornalista: Joice Trindade
Alunos da rede municipal realizando o exame em sala de aula.
Foto: Moisés Bruno
Um total de 3.170 alunos de 139 turmas do segundo ano de escolaridade farão a prova
Quarenta e seis escolas da rede municipal de ensino participam a partir da próxima terça-feira (2 de dezembro) da segunda etapa da Provinha Brasil. A avaliação segue até o dia 9 de dezembro e tem a finalidade de verificar a aprendizagem de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de 3.170 alunos de 139 turmas do segundo ano de escolaridade. A aplicação da prova segue a determinação do Ministério da Educação (MEC).
As provas, serão aplicadas pelos próprios professores das turmas, que também serão responsáveis pela correção da avaliação. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados na fase inicial dos estudos.

Com 20 questões de múltipla escolha, a avaliação que será aplicada em duas etapas . No primeiro dia, a avaliação vai abranger textos e questões com interpretação e divisão silábica. Na outra fase, a prova terá questões voltadas para habilidades e competências de Matemática, que devem ser adquiridas na alfabetização.

Após a correção, o resultado das avaliações será encaminhado para a Coordenação do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da secretaria de Educação, que enviará os dados para o Ministério da Educação (Mec).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a expectativa da Prefeitura de Macaé é obter bons resultados. “Após as etapas da Provinha Brasil, a previsão é que sejam adotadas estratégias pedagógicas, que visam contribuir na gestão do ensino. Com isso, os professores e gestores terão acesso a informações, que vão auxiliar no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, finalizou.
XICO DE PAULA

Petrobras deve ter nova base no Porto de Açu. A estrutura já existente no complexo criado por Eike Batista oferece vantagem frente a rivais


O Superporto do Açu, (foto)  empreendimento criado por Eike Batista, desponta como favorito para receber a nova base de apoio logístico da Petrobras para o pré-sal. A estatal recebe no fim do mês as propostas deempresas interessadas em prestar o serviço, mas as duas alternativas — novos projetos em Macaé (RJ) e Presidente Kennedy (ES) — ainda não saíram do papel. O prazo de construção dos empreendimentos é uma preocupação na petroleira, que precisa ampliar sua estrutura de transbordo de equipamentos e suprimentos para as plataformas petrolíferas. Além da região próxima à divisa de Rio e Espírito Santo, aempresa busca uma nova base no litoral paulista.


Em entrevista coletiva na última terça-feira, o diretor de exploração e produção da companhia, José Formigli, adiantou que a questão do prazo de construção é ponto central no processo de contratação da nova base logística. “Procuramos uma base entre o sul do Espírito Santo e o norte do Rio. Se o porto de Macaé (projetado pela Queiroz Galvão) comprovar que vai conseguir cumprir os prazos, vamos avaliar”, disse, respondendo a pergunta sobre a possibilidade de a empresa instalar sua nova base na cidade. 



Na licitação, a Petrobras contrata o operador logístico, que terá a responsabilidade de fornecer a infraestrutura de carga, descarga e armazenamento dos equipamentos. Segundo fontes próximas ao processo, participam da concorrência empresas com projetos de instalação de base nos três municípios. As bases de Macaé e Presidente Kennedy, porém, ainda precisam cumprir aspectos burocráticos antes de iniciar as obras. No Açu, além da infraestrutura existente, há dois fabricantes de tubos flexíveis já em operação.



Em abril, a norte-americana Edison Chouest anunciou acordo com a Prumo, proprietária do porto, parainvestimento de R$ 950 milhões em uma base de apoio no local, largando na frente na disputa por contrato com a Petrobras. A companhia é uma das que vão apresentar proposta na concorrência, mas também se prepara para prospectar contratos com outras empresas operadoras de concessões petrolíferas no país. Segundo fontes, há outros operadores oferecendo base no Açu na licitação da estatal. Planejado para ser um grande complexo industrial, o porto da Prumo sofreu com a crise econômica global e com a derrocada do império de Batista, que levou à suspensão de importantes investimentos na área.


Entre as principais âncoras do projeto original, permanece apenas o terminal de minério de ferro, que vai exportar a produção da Anglo American em Minas Gerais. A siderúrgica Techint suspendeu seu projeto após a crise e o estaleiro da OSX, do grupo de Eike Batista, em dificuldades financeiras provocadas pela frustração dos planos da empresa-irmã OGX, hoje OGPar. A térmica a carvão da Eneva, que também pertenceu ao grupo X, teve a licença ambiental suspensa e não deve sair do papel. Atualmente, a maior parte das empresas com projetos de instalação no porto são do setor de óleo e gás, como a fornecedora de âncoras Intermoor e a petroleira BP.


Atualmente, o apoio logístico ao pré-sal está concentrado no Porto do Rio, que tem pouco espaço disponível para grandes expansões. A Petrobras negocia ainda com o governo de São Paulo áreas no Porto de Santos para uma base mais ao sul, com dois berços de atracação de navios.

Texto:  Nicola Pamplona
  nicola.pamplona@brasileconomico.com.br
Petrobras deve ter nova base no Porto de Açu. A estrutura já existente no complexo criado por Eike Batista oferece vantagem frente a rivais
  • Title : Petrobras deve ter nova base no Porto de Açu. A estrutura já existente no complexo criado por Eike Batista oferece vantagem frente a rivais
  • Posted by : 
  • Date : sexta-feira, novembro 28, 2014
  • Labels : 

Nossos resultados operacionais não param de crescer. E a determinação é maior a cada dia.

30.Nov.2014
Leia o comunicado que divulgamos neste domingo (30/11):
A Petrobras está determinada, mais do que nunca, no aprimoramento de sua governança e controles
Desde que as denúncias e investigações da “Operação Lava Jato”, conduzida pela Polícia Federal, alcançaram a Petrobras, importantes medidas foram adotadas pela Companhia, culminando com a aprovação, pelo seu Conselho de Administração, em 25/11/2014, do cargo de Diretor de Governança, Risco e Conformidade.
A missão do novo Diretor é assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos nas atividades da Companhia, dentre eles os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à Companhia. As matérias a serem submetidas à deliberação da Diretoria da Petrobras deverão contar, necessariamente, com prévia manifestação favorável desse Diretor quanto à governança, gestão de riscos e conformidade dos procedimentos. Em sessenta dias, essa nova Diretoria estará exercendo suas funções, após a conclusão do detalhamento de sua estrutura e modelo de atuação.
O Conselho de Administração elegerá o novo Diretor com base em lista tríplice selecionada por empresa especializada em busca de executivos do mercado. Sua destituição somente poderá ocorrer por deliberação do Conselho de Administração, com quórum que conte com o voto de pelo menos um dos Conselheiros eleitos pelos acionistas minoritários ou preferencialistas.
Dentre as medidas já adotadas pela Petrobras no aprofundamento das investigações destacam-se:
a) Foram constituídas e concluídas Comissões Internas de Apuração para averiguar indícios ou ocorrências de não conformidades relativas a normas, procedimentos ou regulamentos corporativos;
b) Foram celebrados contratos com dois escritórios de advocacia independentes especializados em investigação, um brasileiro e outro norte-americano, tendo por objetivo apurar a natureza, a extensão e os impactos das ações que, porventura, tenham sido cometidas contra a Companhia
Concomitante às investigações e ao aprimoramento de sua governança, a Petrobras seguirá com as medidas jurídicas visando ao ressarcimento dos supostos recursos desviados e eventuais sobrepreços, bem como dos danos à imagem da Companhia.
Nossos resultados operacionais não param de crescer. E a determinação é maior a cada dia.
Postado em: [Institucional]

Antologia de Poetas Macaenses

    Captionless Image

    Para adquirir o livro Antologia de Poetas Macaenses,

NOTÍCIA NO DETALHE

Pescadores da região em reunião Pública da Petrobras em Campos


Pescadores de várias cidades da região Norte Fluminense participaram neste sábado (29), em Campos, de reunião pública com equipes do Rede Comunidade, implementado pelo Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras na Bacia de Campos. O PCSR é uma exigência do licenciamento ambiental federal com vistas às operações da Petrobras na Bacia de Campos, conforme diretrizes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O programa é cumprido pela estatal, em parceria com os municípios produtores de petróleo e instituições, como o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças. É um mecanismo de apoio à iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, com agentes de Campos e São João da Barra (NEA-BC ).

A programação teve início pela manhã e foi até o início da noite, no IFF Campus Centro, e constou de oficinas e palestras com técnicos da Petrobras, que abriram oportunidades para perguntas. Ônibus patrocinados pela estatal apanharam pescadores e seus familiares em diversas comunidades de pescadores de Campos, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra e os conduziram até o IFF.

No auditório e na quadra coberta da concha acústica, prestigiados por autoridades dos respectivos municípios, a exemplo do secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, que representou a prefeita Rosinha Garotinho, os pescadores assistiram às palestras sobre diversos temas de interesse comunitário. Eles também conheceram nas oficinas, a dinâmica da complexa cadeia de exploração e produção de petróleo e gás no pós-sal e no pré-sal na Bacia de Campos.

- A Prefeitura de Campos apoia iniciativas como esta, porque contribuem para o desenvolvimento da cidadania, ao levar aos moradores, conhecimento sobre a atividade petrolífera na nossa região, além de despertar em todos a consciência da cidadania ambiental - observa o secretário Zacarias Albuquerque.

Durante o evento, o público aprendeu sobre diversos temas, como “O que muda nas cidades produtoras de petróleo com a nova lei dos royalties?”,   “O licenciamento ambiental e a sociedade organizada”, “Projetos Petrobras de Educação Ambiental”,  “O monitoramento ambiental”, “Gás e energia”, “Exploração de Petróleo e Gás”; “Produção”; e “Controle de emergência”.

Além de informações sobre a legislação dos royalties, do meio ambiente e da produção, os pescadores e seus familiares também tiveram um momento de valorização da cultura regional rural, com a apresentação da dupla Zé e Capial, que com a arte musical e instrumental divertiu o público com bom humor.

Por: Jualmir Delfino - Foto: Antônio Leudo -  30/11/2014 02:45:37
Prefeitura de Búzios elabora Plano Verão
Por Ascom em 26/11/2014
Para a chegada da estação mais quente do ano, a Prefeitura de Búzios prepara um Plano Verão 2014/2015, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, visando o aumento da renda dos buzianos, também na alta temporada, e deixar a estadia dos turistas que escolhem o balneário como destino ainda mais qualificada.

Para melhorar o fluxo na Av. José Bento Ribeiro Dantas, principal rua da cidade, a Secretaria de Ordem Pública, realizará mudanças no trânsito, onde a estratégia será o direcionamento do tráfego para a via alternativa. Um corredor para o transporte coletivo, será criado, incentivando turistas e moradores a utilizá-los para chegar mais rápido no destino, auxiliando na redução do número de veículos. Haverá ainda um aumento de 70% por dia o número de efetivos da Guarda Municipal.

É realizada também pela Guarda Municipal, a operação Cuca Fresca, que identifica com uma pulseira as crianças que chegam a Praia de Geribá, e este ano acontecerá também na Praia João Fernandes. Nesta identificação consta o nome da criança e do responsável e o telefone. É feita também uma ficha de controle, que fica com o representante da Guarda, que consta a origem da criança, o local onde está hospedada, o telefone e o nome do responsável.

A Secretaria de Turismo vai reforçar o receptivo, ampliando os postos móveis de informações turísticas, em locais estratégicos, como o Píer do Centro, com intuito de melhor atender o visitante que chega pelos transatlânticos. O horário de atendimento dos Centros de Informações Turísticas, será ampliado, e atenderá o turista de domingo a segunda-feira, das 8h às 22h, a partir do dia 26 de dezembro até o fim do carnaval.

A Setur auxiliará também na fiscalização das vendas dos passeios turísticos, garantindo o ordenamento do setor. Para facilitar a locomoção dos turistas serão instaladas as placas definitivas de sinalização turística.
As esculturas de bronze, como Brigitte Bardot, serão restauradas pela renomada e criadora das obras, a Artista Christina Motta, garantindo a quem visita o balneário boas recordações ao visitar as artes.

O recolhimento do lixo será realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, e acontecerão algumas adequações para minimizar as possíveis dificuldades encontradas no período do verão, serão 10 carros compactadores e dois carros menores para dar suporte às rotas críticas, além de um carro para auxiliar na fiscalização.

Pela Secretaria de Meio Ambiente será feita a coleta de resíduos recicláveis nos principais pontos turísticos, além do recolhimento dos resíduos de coco. 

Todos os resíduos coletados serão encaminhados para cooperativas de reciclagens do município.

Para diminuir a ação dos ‘flanelinhas’ e organizar o estacionamento nas ruas do município, iniciou desde o dia 21 de novembro, o estacionamento rotativo, sob a denominação ‘Zona Azul’ com cobrança de R$ 3,00 por hora. Veículos com placas de Armação dos Búzios estão isentos da tarifa.