segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Belém ganha concerto ao ar livre em homenagem aos 401 anos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 15/01/2017 14:53

  • / VALE MÚSICA / 15/01/2017 14:53

    Grupo regido pela professora Joana D’arc, emocionou público que foi à Praça da República neste domingo.


Um concerto ao ar livre na Praça da República, com um variado repertório e formações musicais. Esta foi mais uma homenagem aos 401 anos da capital paraense. A apresentação foi realizada pelos grupos do programa Vale Música, com apoio da Prefeitura de Belém, na manhã deste domingo,15.  
O concerto envolveu 100 alunos do programa, que existe há 12 anos e promove a formação musical de estudantes oriundos de escolas públicas de Belém e outros municípios. Mais de mil alunos já foram beneficiados pelo Vale Música desde sua fundação.   
A presidente da Fundação Amazônica de Música e coordenadora do programa Vale Música em Belém, Glória Caputo, explica que este é o segundo ano de homenagem com um concerto para a cidade. “Ano passado nós fizemos com a Orquestra Sinfônica de Música, esse ano nós trouxemos várias formações musicais com coral, cordas e percussão. É uma satisfação enorme fazer mais uma homenagem a Belém mostrando o resultado de trabalho social desenvolvido com nossas crianças e jovens”, destaca Glória.
A apresentação do Coral Vale de Música animou e emocionou o público que pediu bis ao grupo regido pela professora Joana D’arc. O repertório contou com mais de 15 composições, algumas delas acompanhadas de percussão corporal dos integrantes do coral. A apresentação começou com Tambatajá, Boi Bumbá e Uirapuru, de Waldemar Henrique. Também foram executadas composições de Villa-Lobos, Pixinguinha, Elvis Presley, Luiz Gonzaga e Pinduca, além músicas africanas. 
O pequeno Iranilton Lisboa dos Santos, 10 anos, faz parte do Coral Vale há três anos e toca flauta. “Participar do projeto me trouxe muitas coisas boas, que é esse incentivo a seguir na música e fazer apresentações como essa, inclusive junto com meus irmãos Jaime e Luana, que também participam do Vale Música”, comemora o menino.  
Para o universitário Leonan Louchard, 24 anos, o concerto foi um momento de lazer com a família. Na plateia, eles esperavam para ver a apresentação do sobrinho Mateus Silva, no Coral Vale. “Esse tipo de evento é muito importante porque além de atrair mais público para praça é uma forma de prestigiar a nossa cidade, que está precisando, e as crianças que participam do programa”, afirma o jovem.
A programação contou ainda com uma apresentação do duo de violino, formado pelos jovens Fabio Santos e Ariel Soares, e o Grupo de Percussão de Câmara, que mostrou sucessos da música regional, com destaque para o carimbó de Pinduca e Verequete, além de outros artistas da terra. 
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário