domingo, 15 de janeiro de 2017

Em meio às comemorações pelos 401 anos de Belém, prefeito Zenaldo Coutinho anuncia programa pela paz

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 12/01/2017 14:51

  • / ANIVERSÁRIO DE BELÉM / 12/01/2017 14:51

    Ao lado do vice-prefeito, Orlando Reis, o prefeito Zenaldo Coutinho apaga as velas em homenagem aos 401 anos de Belém, já no complexo do Ver-o-Peso


A manhã desta quinta-feira, 12, começou agitada com as programações em homenagem aos 401 anos de Belém. Logo cedo, na Igreja da Sé, foi realizada uma missa em ação de graças pela data, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, considerada a padroeira dos paraenses, levada para lá especialmente para a ocasião. A celebração teve o comando do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e contou também com a presença do prefeito e do vice-prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e Orlando Reis, respectivamente, além de diversas autoridades.
Após a leitura do evangelho, o arcebispo fez uma reflexão sobre os cuidados com o próximo, uma cidade justa e igualitária, e afirmou que continuará dando apoio aos governantes. “Nós continuamos dispostos a lutar pela construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna”, declarou. 
Na oportunidade, Zenaldo Coutinho agradeceu o empenho de todos para a realização dos festejos e anunciou a criação de um projeto visando a segurança no município. “Temos muito o que comemorar, mas também temos que estar juntos para superar desafios e projetar um futuro melhor para Belém. Estamos fechando a composição de um projeto no intuito de agir em favor da cultura da paz, com políticas preventivas e sociais, unindo esforços da prefeitura, do governo do Estado e da população como um todo, especialmente das igrejas, para por em prática o Programa Aliança Pela Paz”, anunciou.
O segundo momento de festejos pelo aniversário de Belém foi promovido pela comunidade evangélica da Assembleia de Deus. Dezenas de fiéis se uniram e deram um abraço de oração e gratidão por Belém, em frente ao Palácio Antônio Lemos. “Crianças e adultos se uniram neste momento, pois nós amamos Belém e nossa cidade não é composta apenas de prédios, mas também de pessoas. Viemos aqui colocar um tempero de fé, esse é o nosso presente”, afirmou o pastor presidente da congregação, Samuel Câmara.
Ver-o-Peso
Como não podia faltar em uma festa de aniversário, o bolo de 16 metros era o alvo mais desejado pelos populares que se uniram no complexo do Ver-o-Peso para cantar os parabéns para a aniversariante do dia. Agraciada com um pouco de sol e chuva, como é de costume, Belém chegou aos 401 anos do jeitinho que o paraense conhece bem. "Não importa se faz sol ou chuva, a gente faz um esforço para estar aqui. Já são três anos vindo garantir minha fatia de bolo, esse ano não seria diferente”, disse o cozinheiro Anderson Silva, de 32 anos.
Assim como o Anderson, famílias se aglomeravam aguardando por um pedaço do bolo. Dona Sônia Caridade, de 55 anos, precisou sair cedo do bairro onde mora para acompanhar os sobrinhos. “A gente saiu cedinho do bairro do Marco, tudo para realizar o desejo dessas crianças, que me pediram para trazê-las na festa de aniversário de Belém. Um pedido assim a gente não tem como negar”, afirmou a professora, que levou os irmãos Arthur, de oito anos, e Nathália Santos, de 10 anos.
O Ver-o-Peso também foi palco de apresentações de vários grupos culturais, assim como a praça Batista Campos, que recebeu concerto da banda de música do Exército (coreto central).
Organização - A programação do aniversário de 401 anos da capital contou com o apoio de diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Belém, entre eles a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), secretarias municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Guarda Municipal (GMB).
Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém / Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário