domingo, 15 de janeiro de 2017



Fé, tradição e cultura na Festa de Santo Amaro

 (Foto: Arquivo)
Fé, tradição, turismo religioso e cultura marcam a Festa de Santo Amaro, Padroeiro da Baixada Campista. A festa, realizada há 284 anos,  reúne fé, turismo e cultura. A programação religiosa começou no dia 05 de janeiro e tem seu ponto alto no dia 15, Dia do Padroeiro. Na noite de sábado, milhares de fiéis iniciam o trajeto religioso de quase 40 quilômetros da sede do município até o Santuário de Santo Amaro. O evento conta com apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Secretaria de Saúde, superintendências de Turismo, Posturas, Limpeza e Iluminação Pública, além da Guarda Civil Municipal.

Muitos fiéis seguem em peregrinação de Campos até o distrito em agradecimento a uma graça recebida. A peregrinação dos fiéis ganhou formato de roteiro turístico, chamado de “Caminho de Santo Amaro”. A peregrinação consiste em uma caminhada de devotos de Santo Amaro até o distrito, um percurso de fé, que dura cerca de oito horas, em agradecimento a alguma graça alcançada. 

“É uma bênção na minha vida ir caminhando até Santo Amaro.   Quem tem fé, sabe do que estou falando.  A partir das experiências de vida, vamos incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo e, assim, tem sempre alguém diferente no grupo. O apoio da prefeitura, durante o trajeto, é muito importante com as tendas, além da presença da Guarda Municipal e as ambulâncias”, disse o funcionário público Fábio José Neto Siqueira, 39 anos, que há 16 anos vai caminhando de Campos ao distrito.

De acordo com o superintendente de Turismo, Júnior Lucena, a prefeitura estará com três tendas no trajeto, sendo a primeira no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). “Além do BPRv, estaremos com tendas distribuindo água e frutas, também, em Mineiros e Baixa Grande.  Além de receber muitos fieis, a Festa de Santo Amaro é muito importante para o turismo religioso, pela riqueza das igrejas centenárias do percurso. Agora, também, é santuário”, destaca Lucena.

Durante toda a semana, a prefeitura também disponibilizou equipes das superintendências de Limpeza e Iluminação Pública para reparos e reforço da iluminação, além de limpeza geral tanto da RJ-216 como do distrito. Ambulâncias com equipes de enfermagem, também, estarão fazendo o percurso e, também, no distrito. Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Amaro estará funcionando 24 horas no final de semana, com UTI móvel e ambulância básica. O comandante da Guarda Civil Municipal de Campos, Wyllian Bolckau, informou que, na noite de sábado (14), véspera do Dia do Padroeiro, quando romeiros fazem o trajeto até o santuário, a Guarda estará com oito viaturas em pontos fixos e patrulhamento ao longo da RJ-216, Campos-Farol, além de efetivo de 20 homens no distrito.

Sala dos Milagres e show com Aline Brasil - Quando chegam ao distrito, os fieis seguem até a Sala dos Milagres, onde depositam os ex-votos que, em geral, peças de cera que representam partes do corpo de alguém que recebeu a graça. No dia 15, serão celebradas sete missas entre 3h e 17h. Além de missas e procissão, também, é realizada a tradicional Cavalhada, uma representação da luta entre mouros e cristãos da Idade Média, que acontece à tarde. 

A união de forças vai garantir o show da festa de Santo Amaro. O santuário intermediou e a cantora Aline Brasil fará o show de adoração no domingo (15), dia do Padroeiro da Baixada, a partir das 21h, no palco oficial montado pela Fundação Cultural, no distrito. O pároco Alcimar Pereira fez contato com a cantora, que se sensibilizou e aceitou se apresentar na festa sem custos. 
Por: Liliane Barreto - Foto: Arquivo -  14/01/2017 08:58:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário