segunda-feira, 10 de abril de 2017

Alunos com altas habilidades participam de aula na UFRJ

2017-04-10 11:48:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
uma mulher mostrando parte de um crânia para algumas crianças de uma escola
Foto: Ana Chaffin
Estudantes participaram de aula especial sobre estruturas e funções do corpo humano
Na manhã desta segunda-feira (10), um grupo de 10 alunos com habilidades especiais de diferentes escolas, participaram de uma aula especial na Cidade Universitária, no laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A aula sobre Estruturas e Funções do Corpo Humano foi ministrada por professores dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem. O principal objetivo é ajudar a desenvolver as aptidões das crianças e adolescentes "superdotados" que precisam ser estimulados e desafiados.
Os alunos com alta capacidade estão sendo mapeados pela Coordenação de Educação Especial, desde 2014, nas escolas da rede por meio de instrumentos pedagógicos que identificam suas habilidades especiais. A partir daí, as equipes pedagógicas procuram sempre estimulá-los com atividades diferenciadas conforme o seu talento.

A ação faz parte da parceria firmada entre o município e o programa de extensão "Circuitos Universitários", da UFRJ. O programa tem como objetivo promover o encontro da comunidade acadêmica e as escolas de Macaé e região. A equipe responsável por supervisionar os alunos monitores é composta pelas professoras Elane da Silva Ribeiro, Flávia Borges Mury, Cíntia Monteiro de Barros, Juliana Montani Raimundo, Helene Nara Henriques Blanc e Rosane Aparecida Ribeiro.

- As atividades constam com mini-palestras que abordam a estrutura e o funcionamento do corpo humano de forma básica, o que permite dar uma visão prática aos alunos, uma vez que, no laboratório, eles têm acesso às peças anatômicas. Já nas escolas a maioria só conhece a teoria do corpo humano através dos livros. Realizamos atividades adaptadas para cada grupo de visitantes e receber este alunos aqui será de muito aprendizado para eles e para toda a equipe. Eles têm uma capacidade muito ampla de conhecimento - avaliou a professora Rosane Ribeiro.

Ela informou que as instituições interessadas em participar do programa devem visitar o site: www.macae.ufrj.br e conhecer as atividades oferecidas no menu Extensão. As atividades poderão ser combinadas, conforme disponibilidade. Mais informações, entre em contato por meio do e-mail extensaomacae@gmail.com e consulte a agenda para a visita.

A aula especial também foi uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto a Cidade Universitária e já planejarem seu futuro. O polo abriga 18 cursos de graduação e sete de pós-graduação, com quatro instituições de ensino superior convivendo juntas. Além da UFRJ, estão na Cidade Universitária a FeMASS, a UFF e a Uerj está sendo implantada.

A Cidade Universitária integra a Macaé do Saber e do Conhecimento e é gerida pela prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário