segunda-feira, 10 de abril de 2017


Outeiro recebe primeira edição do programa Prefeitura no Bairro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 10/04/2017 15:58

  • / ANIVERSÁRIO / 10/04/2017 15:58

    Mutirão de serviços atende a população de Outeiro até quarta-feira


Prestes a completar 124 anos, o distrito de Outeiro recebe o programa Prefeitura no Bairro, iniciativa pioneira da Prefeitura de Belém, que reúne todos os órgãos da administração municipal em um grande evento, com serviços de cidadania, saúde, infraestrutura e saneamento, entre outros. A programação teve início na manhã desta segunda-feira, 10, e segue até quarta, na Praça da Água Boa. No local, a comunidade tem a oportunidade de repassar suas  demandas diretamente ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e aos secretários e coordenadores da gestão municipal.
"Toda a nossa equipe da Prefeitura de Belém está aqui em Outeiro reunida iniciando uma programação que vai seguir por todos os bairros da cidade, que é o Prefeitura no Bairro. E nada melhor do que começar por Outeiro esse trabalho, já em comemoração pelo aniversário do distrito que vai acontecer essa semana. Em seguida, estaremos nos bairros de Águas Lindas e Tapanã”, informou o prefeito Zenaldo Coutinho.
O Prefeitura no Bairro oferta testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatite, orientação nutricional, vacinação e aferição de pressão. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também está no local e realiza a castração e imunização de cães e gatos. É possível ainda,  obter os cartões passe fácil e credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; receber atendimento jurídico; agendamentos para a emissão de documento; inscrição para o cadastro único; orientação e encaminhamento para assistência social.
Moradora de Outeiro há 7 anos, Joice Poeta Dias, 52 anos, viu na programação a oportunidade de buscar informações a sobre a inscrição para o cadastro único, para poder participar de programas e benefícios do Governo Federal dirigidos a pessoas de baixa renda.
“Eu achei muito bom ter esse tipo de ação aqui, pois Outeiro fica distante, e muitas vezes temos dificuldade para ter acesso a esses serviços e informações”, destacou. O marido de Joice, Gilvaldo Dias, de 52 anos, concordou com a esposa. “É um momento para as pessoas que não têm conhecimento poderem se informar sobre os seus direitos”, enfatizou.
Para o engenheiro de Telecomunicações, Luís Henrique da Silva, 49 anos, que mora no bairro do Fidélis, em Outeiro, desde que nasceu, essa foi a melhor comemoração que o distrito poderia receber pelo aniversário. 
"Antigamente só queriam fazer festa nessa data. Mas, mais importante do que uma festa são ações como essa que trazem benefícios pra todos, isso é extremamente importante" declarou, Luís sobre a inclusão de serviços na programação pelo aniversário da ilha, celebrado na próxima sexta-feira, 14. 
Como parte do programa Prefeitura no Bairro, o distrito de Outeiro recebe, ainda, desde a última quarta- feira, 05, reforço nos serviços de capinação, roçagem e limpeza. Pelo menos 60 agentes de limpeza estão no local, além de uma equipe com hidrojato que realiza o desentupimento de esgotos, quatro caçambas, uma pá mecânica e um trator de roçagem. Esse trabalho também continua até quarta-feira, 12. 
"Nós sabemos que essas necessidades existem em todos os bairros de Belém e distritos. Então, nos sentimos privilegiados em ter um programa como esse sendo iniciado aqui por Outeiro, que consiste nessa grande oferta de serviços, orientação e atendimentos a população", disse a administradora regional do Distrito, Carol Rezende.
Pavimentação asfáltica - Desde a última quarta-feira,  05, uma equipe de recuperação asfáltica se dedica exclusivamente às ruas da ilha de Caratateua. Cerca de 18 toneladas de massa asfáltica são utilizadas diariamente na recuperação das vias do distrito.  
De acordo a titular da Arout, Carol Rezende, o trabalho teve início pelas principais ruas da ilha, aquelas com maior fluxo, como Av. Manoel Barata, Jader Barbalho, Paulo Costa e Evandro Bona. E, no momento, a equipe de pavimentação está na Rua Franklin de Menezes, de onde seguirá para a Av. Nossa Senhora da Conceição,  entre outras.
“Isso ajuda muito, são ruas pelas quais passamos todos os dias”, comentou o estudante Jackson Carlos Silva, 16 anos, que nesta segunda-feira, participou da programação do Prefeitura no Bairro junto com toda a família - mãe, avó, tias e primos.
“Eu fiz avaliação nutricional, pois achava que estava com problemas no meu peso, mas a nutricionista me tranquilizou que  tudo certo. Também fiz alguns exames, enquanto a minha mãe e avó estavam na fila para agendar a emissão de documentos, e  gostando muito de tudo”, afirmou o estudante.
A programação segue em Outeiro até a próxima quarta-feira, 12, na praça da Água Boa, entre 8h e 14h.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte / Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário