sábado, 15 de abril de 2017


CAp tem 60% de ex-alunos matriculados em universidades

2017-04-07 12:29:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do Colégio de Aplicação
Foto: Rui Porto Filho
Colégio de Aplicação está entre as 20 melhores do Estado
Com 53 estudantes formados em 2016 no Ensino Médio, o Colégio de Aplicação de Macaé (CAP) já conta com 60% da turma de ex-alunos matriculados em universidades. O resultado - que deve aumentar ao longo do semestre -, mostra a qualidade de ensino da unidade, a segunda melhor escola pública de Macaé e uma das 20 melhores do Estado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Colégio de Aplicação foi implantado há sete anos e hoje tem 200 alunos que estudam em horário integral, das 7h30 às 17h. O secretário e educação, Guto Garcia, informa que dos 288 formandos, desde a implantação da escola, 72% cursaram ou estão cursando o ensino superior. Deste total, 75% estão em universidades públicas, sendo 62% nos cursos oferecidos pela Cidade Universitária. De acordo com levantamento feito pela direção da escola, 75% dos alunos do CAP vieram de escolas públicas.

- Muitos de nossos ex-alunos estão em listas de reclassificação ou vão começar a estudar a partir do segundo semestre. Devemos alcançar os índices de aprovação dos anos anteriores, que foram, em média, 70% de aprovação, sendo a grande maioria em universidades públicas. Resultados como esse só nos estimulam cada vez mais - comenta a diretora da escola, Wanessa Leal.

Seguindo dados do Inep, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, o CAP é a primeira colocada entre as escolas da rede municipal, a segunda melhor escola pública, abaixo apenas do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a quarta entre todas as escolas do município, incluindo a rede particular. No ranking nacional do Enem, o CAP está na colocação 1105, em um universo de quase 15 mil escolas avaliadas.

Aluna da primeira turma do CAP e recém-formada em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp), um das mais disputadas do país, Luana do Vale lembrou os anos que passou na escola e as amizades que construiu para a vida inteira. "Agora quero seguir na carreira acadêmica, e pretendo ser uma professora que dê aulas tão boas quanto as que eu tive no CAP", disse.

Para fazer parte do CAP, é necessário passar por um exame de seleção, que acontece sempre no final do ano. Com o passar do tempo, o exame foi ficando cada vez mais disputado. No primeiro ano da escola, foram 150 candidatos inscritos. Na última seleção, foram 740 disputando 60 vagas para o primeiro ano e 10 para as turmas do segundo ano. Oitenta por cento das vagas são destinadas a alunos das escolas públicas e 20% para os demai

Nenhum comentário:

Postar um comentário