quarta-feira, 12 de abril de 2017

Moradores em situação de rua encenam espetáculo sobre a Paixão de Cristo em Icoaraci

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 12/04/2017 08:41

  • / INCLUSÃO SOCIAL / 12/04/2017 08:41

    Participaram do espetáculo “Jesus, paixão na minha rua” nesta terça, 11, 22 pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro Pop de Icoaraci.


Criatividade e dedicação marcaram a realização da segunda edição do espetáculo sobre a Paixão de Cristo na noite desta terça-feira, 11, no Anfiteatro da Orla de Icoaraci (Concha Acústica). A peça foi encenada por moradores de rua atendidos pela Prefeitura de Belém no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Icoaraci, uma unidade da Fundação Papa João XIII (Funpapa).
Desde fevereiro os 22 integrantes do espetáculo se dedicaram diariamente aos ensaios e à confecção do figurino para a apresentação que relembra os últimos momentos da vida de Cristo. A peça ganhou o título de “Jesus, paixão na minha rua”.
Encenar a Paixão de Cristo foi escolha dos próprios assistidos no Centro POP. “Quando uma pessoa chega a ir para a rua, ela perdeu todos os seus valores. Então, a cada dia é dia de renascimento para eles, é uma nova oportunidade de mudar de vida”, explica a coordenadora do Centro Pop Icoaraci, Iacirema Cardoso.
Segundo a coordenadora, apoiar a encanação da peça também é uma forma de ajudá-los a trabalhar a espiritualidade. “É importante que eles tenham fé para não se perderem no mundo. Cada um teve um motivo para ir morar na rua, mas durante a peça eles se sentem valorizados”, ressaltou Iacirema.
A Semana Santa é considerada uma das épocas mais importantes para os cristãos e representar um personagem tão marcante quanto o de Maria Madalena foi um presente para a moradora de rua Verônica Bernardino da Silva, 35 anos.
“A nossa vida é marcada por sofrimento, mas também é de fé. Há 12 anos vivo nas ruas de Belém e já passei por experiências muito difíceis. Perdi minha família por causa das drogas, eles deixaram de acreditar em mim, mas foi aqui no Centro eu voltei a receber amor. Resgataram a fé que um dia ficou esquecida dentro de mim. Representar Madalena, a prostituta, é retratar um pouco da minha história e saber que Deus perdoa meus erros”, contou Verônica, emocionada.
Verônica é uma das 70 pessoas que estão recebendo acompanhamento social no Centro Pop. Além do atendimento em assistência social, no Centro eles fazem refeições, cuidam da higiene pessoal e participam de atividades socioeducativas.
Joacy Vieira Viana Junior, 27 anos, veio de Cachoeira do Arari para Belém, na ilha do Marajó, há três anos, e vive na rua. O motivo também envolve drogas e conflitos familiares. Já morou no Ver-o-Peso, no Entroncamento, em São Brás e agora está em Icoaraci. “Foi aqui (no Centro Pop) que me acolheram, me ajudaram a tirar meus documentos e me sentir gente novamente. Se eu não estivesse aqui, com certeza estaria usando drogas pela rua. Mas hoje eu estou ansioso para a apresentação”, afirmou o jovem, antes de subir ao palco para encenar a Paixão de Cristo. “Aqui é minha terapia diária. Eu acredito muito em Deus e sei que por estar aqui também já tive muitos livramentos”, completou.
Durante a apresentação do espetáculo, que reuniu dezenas de pessoas na Orla, estava a família de Diego Leal, 27, que é morador do distrito. “Eu jamais imaginei que essa apresentação fosse composta por moradores de rua. É satisfatório saber que existem programas de inclusão de pessoas, principalmente por meio da religião. A gente vê que este é um resgate da autoestima, do carinho pelo próximo e, principalmente, para a ressocialização destas pessoas”, declarou o universitário.
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário