domingo, 16 de abril de 2017

Mais de mil pessoas participam da 67ª edição da Malhação de Judas no bairro da Cremação

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 15/04/2017 15:35

  • / SEMANA SANTA / 15/04/2017 15:35

    "Fúria" popular se encarregou de desmantelar os bonecos que representam Judas Iscariotes.


Uma das maiores tradições do período da Semana Santa é a brincadeira da Malhação de Judas. No bairro da Cremação, a festividade reuniu na manhã deste sábado, 15, mais de mil pessoas que prestigiaram e participaram da 67ª edição do evento, organizado pela Associação dos Judas da Cremação, com o apoio da Prefeitura de Belém.
“Aqui a ideia é de que as pessoas possam expressar sua indignação perante a traição ao nosso Salvador, além também de serem alertadas acerca de questões sociais que estejam causando incômodo e insatisfação na população como um todo”, explica o diretor da Associação dos Judas da Cremação, Paulo Ribeiro.
Pelo menos quatro quarteirões da rua Fernando Guilhon foram interditados para a realização da programação, que teve início às 9h. Todos os anos, a dona de casa Lúcia Barradas, 55, é uma das primeiras a chegar ao local. Ela conta que este é um dos períodos mais aguardados não só por ela, mas por todos os seus familiares.
“Minha mãe me trazia quando eu tinha 5 anos e hoje trago meus sobrinhos e netos”, conta. “Lembro que no início o costume não tinha tanta repercussão, as pessoas passavam, paravam e logo iam embora, mas hoje todos interagem e brincam, sejam crianças ou os de mais idade”, relembra.
Os bonecos representativos espalhados pelas ruas são confeccionados em tecido e forrados com palha e serragem. Têm, em média, 1,70 metro de altura. Na brincadeira, os organizadores do evento lançam o boneco para o público destruir, simbolizando a morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor de Jesus Cristo.
Este ano, também foi criado um boneco que retratou uma pessoa infectada pela febre amarela. Deitado em um caixão, a figura alertou a comunidade sobre os cuidados necessários a serem tomados antes de uma viagem para a zona rural. “É de extrema importância que sejamos alertados, pois assim nos prevenimos de doenças gravíssimas como esta que já matou duas pessoas no Pará”, diz a dona de casa Lúcia Barradas. “Se todos fizermos nossa parte e procurarmos os postos de saúde para tomar as vacinas, conseguiremos diminuir os riscos de qualquer patologia”, completa.
Além da malhação dos bonecos, ainda foram oferecidas para as crianças brincadeiras na cama elástica, corrida de saco e competição de quebra-pote.
Pela primeira vez o estudante Renan Ferreira Moraes, 11 anos, venceu a disputa do quebra-pote. “Ano passado eu não consegui acertar, mas esse ano foi diferente porque eu treinei em casa”, disse, entusiasmado, avisando que já está preparado para fazer bonito ano que vem.
Trabalho integrado – Para que tudo ocorresse como o esperado durante o evento, a Guarda Municipal de Belém (GMB) disponibilizou um efetivo de 16 guardas e duas viaturas, que garantiu a segurança dos participantes. Além disso, desde a sexta-feira, 14, uma equipe de agentes de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuou no local, garantindo a interdição da área e o melhor fluxo dos veículos.
A limpeza ficou por conta da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que deslocou 30 homens para agir antes, durante e após a programação.
Texto: Natasha Albarado
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário