terça-feira, 18 de abril de 2017

Memorial dos Povos recebe programação teatral gratuita até domingo, 23

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 18/04/2017 07:35

  • / FUMBEL / 18/04/2017 07:35

    O Memorial dos Povos é o palco da 5ª edição do Festival de Teatro do Pará 2017, que recebe espetáculos gratuitos até domingo, 23.


O Memorial dos Povos será palco da 5ª edição do Festival de Teatro do Pará 2017 (Fitpar 2017) até o próximo domingo, 23, oferecendo uma ampla programação de espetáculos teatrais gratuitos e voltados para vários públicos. O evento é uma realização da Associação Cultural do Pará com apoio institucional da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Pará (Fumbel).
O Festival, que apresenta musicais, fábulas infantis e comédias, começou no sábado, 15, e seguiu nesta segunda-feira, 17, com a peça teatral “A vaca vai pro brejo”. Trata-se de uma livre adaptação do filme “Nem que a vaca tussa”, da Walt Disney. Um trio de vacas, a aventureira Maggie, a rígida Sra. Agnes e a ingênua Grace, embarcam em uma grande aventura para salvar a fazenda em que moram de um leilão. O espetáculo se compromete em levar uma mensagem sobre a importância da preservação animal e o amor entre homens e animais.
De terça, 18, a sexta, 21, serão apresentados os espetáculos “EleBoom”; “Égua, Beléleu, existe mesmo”; “A menina e o palhaço”; e “Gota D’água”, sempre às 19h. No sábado, 22, será a vez de “Não está fácil para ninguém”, às 18h, e no domingo, 23, “2º Re-Ato: O corpo espetacular”, às 20h.
A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Eva Franco, explica que o Memorial dos Povos está preparado para receber um público de 100 a 150 pessoas por dia e que outras atrações estão sendo planejadas para o espaço. “Esse festival busca incentivar a produção local do nosso teatro e estimular o público a prestigiar os espetáculos. Nós já nos reunimos com produtores e gestores culturais do teatro e queremos estimular e promover novos projetos e programações teatrais para o ano todo, fortalecendo assim o setor”, disse a presidente.
Will Junior, produtor executivo do evento e presidente da Associação Cultural do Pará (ACP), afirma que a realização deste festival envolve a comunidade em discussões e reflexões estéticas e sociais por meio das obras e atividades propostas. “O Fitpar é um local para incentivar a troca de conhecimentos e experiências pelos participantes dos espetáculos. Além disso, irá focar no teatro contemporâneo de excelência, em sintonia com diretrizes de democratização, descentralização e acessibilidade”, explicou ele. 
Confira a programação do Fitpar 2017:
- “A vaca vai pro brejo”, dia 17, às 19h.
- “EleBoom”, dia 18, às 19h.
- “Égua, Beleléu, existe mesmo”, dia 19, às 19h.
- “A menina e o palhaço”, dia 20, às 19h.
- “Gota D’água”, dia 21, às 19h.
- “Não está fácil para ninguém”, dia 22, às 18h.
- “2º Re-Ato: O corpo espetacular”, dia 23, às 20h.
Serviço:
Festival de Teatro do Pará 2017 (Fitpar 2017), até 23 de abril de 2017 no Memorial dos Povos, localizado na avenida Governador José Malcher. Entrada gratuita.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário