domingo, 9 de abril de 2017


Programação religiosa da Semana Santa

Publicado em 5 de abril de 2017 às 12:29
Programação religiosa da Semana Santa
Dos festejos tradicionais à arquitetura colonial, Paraty transborda cultura e história. O período da Semana Santa, de 10 a 16 de abril, é um dos pontos altos das 23 festas religiosas celebradas na cidade ao longo do ano. “A cerimônia da Semana Santa é uma das mais significativas para Paraty. Mantemos viva representações religiosas que já eram realizadas por nossos antepassados”, conta a secretária de Cultura, Cristina Maseda.
Esta é a única época em que um importante patrimônio histórico fica em exibição ao público: Os seis Passos da Paixão são abertos para as celebrações. Trata-se de um conjunto de altares embutidos nas paredes de sobrados, casas e igrejas representando os principais momentos da Paixão de Cristo, onde são guardadas peças sacras de mais de 300 anos.
Esta tradição veio de Portugal ainda no Brasil Colônia, tendo sido construídos passos em diversas cidades além de Paraty, como Tiradentes, Ouro Preto, Congonhas e São João Del Rey, todas em Minas Gerais. Restaram seis Passos em Paraty, sendo três na rua do Comércio, dois na rua Dona Geralda e um na lateral da igreja de Santa Rita.
Programação religiosa
Quinta-feira (13)
19h30 - Santa Missa Solene da Última Ceia (Instituição da Eucaristia), com Lava Pés. Após a Comunhão, transladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística, até meia-noite. Após a benção do Santíssimo, Procissão do Fogaréu pelas ruas do Centro Histórico.
Sexta-feira (14)
15h - Adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz
19h30 - Cerimônia do Descendimento da Cruz na Igreja Matriz
Logo depois - Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico
Em seguida - Retorno para a Igreja Matriz, para a Cerimônia do Beija-Mão do Senhor
Sábado (15)
21h - Bênção do Fogo Novo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde com o toque da Cruz dá-se início à Proclamação da Páscoa
Meia-noite - Saída da Procissão da Ressurreição, pelas ruas do Centro Histórico (Levar velas e sinos para a procissão)
Domingo (16)
17h - Levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das bandeiras da casa dos festeiros às 16h30)
19h30 - Missa Solene de Páscoa na Igreja Matriz, com cerimônia de Coroação de Nossa Senhora (Neste dia serão entregues às comunidades a Bandeira do Divino para iniciarem suas peregrinações)
« Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário