segunda-feira, 17 de abril de 2017


Projeto Embaixadores do Jurubatiba promove desenvolvimento sustentável

    Acessos: 23
    O município de Quissamã participa do projeto “Embaixadores do Jurubatiba”, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente, Secretaria de Turismo do Estado e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A formatação do projeto coube ao Sebrae.
    A finalidade do projeto é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, incentivando o empreendedorismo e o fortalecimento da economia no entorno do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba (Parna), criado no dia 28 de abril de 1998.
    De acordo com o administrador Marcelo Pessanha, o Parque é considerado por especialistas como a Unidade de Conservação (UC) mais bem preservada do país. Localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, ele abrange os municípios de Macaé (1%), Carapebus (34%) e Quissamã (65%), estendendo-se por uma área de aproximadamente 60 km de comprimento por 10 km de largura em planícies arenosas. “Ao longo de toda sua extensão, esse espaço intocado é reduto de diversas espécies da fauna e da flora. A sua vegetação é considerada de fundamental importância para todo equilíbrio ecológico”, destacou.
    Várias atividades estão sendo oferecidas ao visitante nos finais de semana, como passeio de caiaque pelas lagoas, onde é permitido o banho desde que seja autorizado pelo Parque, passeio em veículo tracionado no trecho entre o Centro de Visitantes e a Lagoa Preta (Quissamã), com possibilidade de banho na lagoa. Este passeio pode ser realizado pelo próprio visitante, caso possua veículo tracionado, sendo necessária autorização da Unidade, ou através de prestadores de serviços já cadastrados junto ao Parque, passeio de barco pelo canal Campos-Macaé, no trecho entre as lagoas Paulista e Carapebus, podendo ser realizado pelo próprio visitante ou através dos prestadores de serviço cadastrados e observação de aves nas trilhas, praia, lagoa e canais, desde que previamente autorizados.
    O coordenador de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca, explicou que a ideia é ter melhor conservação do Parque, a partir da sua utilização pelos visitantes. “A intenção é inibir o lixo, a caça e pesca predatórias no Parque, como forma de preservar a UC”, disse.
    Sobrevoo - Durante uma reunião de trabalho do “Embaixadores do Jurubatiba”, no último dia 17 de janeiro, as prefeitas de Quissamã, Fátima Pacheco, e de Carapebus, Christiane Cordeiro participaram de um sobrevoo, de 1h30 de duração, para conhecer o potencial da reserva a ser explorado. Na época, Fátima disse que “o turismo é uma das principais fontes de renda, de dignidade, de cidadania e de identidade social, mas é preciso buscar alternativas para aumentar as ofertas de trabalho para o nosso povo”.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário