terça-feira, 11 de abril de 2017


Prova Macaé: alunos do Ensino Fundamental passam por avaliação

2017-04-11 15:11:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoa fazendo prova
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Prova é destinada a 7,5 mil estudantes do Ensino Fundamental
Alunos do quinto, sexto e nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estão fazendo a Prova Macaé bimestral. A ação tem como objetivo acompanhar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, auxiliando professores e gestores. Cerca de 7,5 mil estudantes são avaliados.
A prova foi aplicada na segunda-feira (10) para os alunos do quinto ano. Nesta terça (11) e quarta (12), a avaliação segue para o sexto e o nono ano. "Alunos com necessidades educacionais especiais podem ter um tempo adicional para realizar a avaliação durante sua rotina escolar. Os resultados das provas serão entregues na Educação no dia 26 de abril e mediante a consolidação dos dados, vamos discutir e analisar nas reuniões com as equipes gestoras, em maio", informou o secretário de Educação, Guto Garcia.

A prova conta com dez questões de Língua Portuguesa, dez questões de Matemática e uma produção textual. "Queremos acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, planejando ações de formação e acompanhamento das escolas do Ensino Fundamental para avaliação externa da Prova Brasil, que vai acontecer no final do ano de 2017 para alunos do quinto, sexto e nono ano do Fundamental", disse a coordenadora do primeiro ao quinto ano, Eliana Salgado.

Para a Superintendente do Ensino Fundamental, Baladi Aref, a Prova Macaé é uma das ações previstas para este ano. "Precisamos dos dados em rede para verificar em que os alunos estão se desenvolvendo para fazermos um planejamento progressivo de aprendizagem", disse.

No ano de 2015, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação do Ensino Fundamental e o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), disponibilizou no site do NTM as atividades estruturadas para o trabalho de simulados com enfoque na Prova Brasil. Em 2017, além dos trabalhos realizados nos anos anteriores, os professores participam da Formação Continuada em Serviço com objetivo de desenvolver os conteúdos e ações nos eixos temáticos do Sistema de Ensino e Caderno de Orientação Curricular (COC) junto com as matrizes de referência dos Descritores e Habilidades da Prova Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário