sábado, 6 de maio de 2017

Balsas e mergulhadores ajudam na dragagem de canais

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 04/05/2017 15:10

  • / SANEAMENTO / 04/05/2017 15:10

    Limpeza e dragagem vão durar o tempo necessário para atender toda a comunidade impactada pelo canal


O Canal Murucutum, entre a Estrada da Ceasa e o Rio Guamá, tem passado por severa intevenção para reduzir impactos de alagamentos no bairro do Curió-Utinga, incluindo o trecho da avenida João Paulo II, próximo à passagem Elvira, onde também estão sendo realizados serviços de limpeza da rede de drenagem. O diferencial na limpeza do Murucutum é o uso de um equipamento de escavação chamado “dragline”, capaz de retirar o material acumulado no fundo do canal e aumentar a capacidade de armazenamento, facilitando o escoamento da água da chuva em toda a bacia do Murucutum, composta, ainda, pelo Canal do Marte. “A balsa de dragagem funciona como uma máquina de garimpo, transportando os sedimentos do fundo do canal para a margem. É um procedimento perfeitamente controlado, sem impactos ao meio ambiente e que garante a preservação da vegetação da margem do canal”, assegurou o diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Cláudio Mercês.
A aposentada Georgina Moura, 88 anos, moradora da passagem São Francisco, no bairro Curió-Utinga, conta que com a limpeza e dragagem já é possível notar que o canal do Marte escoa com mais facilidade durante a chuva. "Essa limpeza que está sendo feita é muito importante para evitar alagamento. Agora, os moradores também precisam evitar de colocar o lixo perto do canal para evitar que caia no canal e precise limpar tudo de novo", avalia a aposentada.  
As ações são programadas pela Prefeitura de Belém e incluem serviços de limpeza da rede de drenagem da João Paulo II para benefício de moradores da via e ainda das comunidades Nova Canaã e Paraíso Verde. De acordo com o diretor da Sesan, o uso de equipamentos como a balsa de dragagem aumenta a produtividade e oferece o mais baixo custo para retirada de material assoreado no canal. “A balsa de dragagem começou a operar a partir da passagem Cruzeiro e está aprofundando o canal em aproximadamente 1,2 metros”, detalhou Cláudio Mercês, acrescentando que além dos equipamentos, mergulhadores estão atuando para retirar obstáculos que impedem a vazão da água.
Essa é a primeira vez que o trecho que vai da Estrada da Ceasa até o Rio Guamá recebe dragagem mecanizada. “Nesta parte do canal o equipamento vai avançar sobre uma espécie de jangada. São instaladas peças de madeira na margem do canal, sobrepostas por material arenoso retirado do próprio canal, garantindo a sustentação do equipamento”, explicou.
Os trabalhos de dragagem estão programados para durar o tempo necessário, a fim de atender todo o canal Murucutum que tem aproximadamente 6 km de extensão. 
Texto: Lauro Lima
Foto: Fernando Sette - Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário